Quer ter um excelente primeiro ano na faculdade? Saiba como!

O primeiro ano na faculdade é onde se descobre todas as novidades daquele mundo até então desconhecido. Essa espécie de transição pode ser tanto encantadora quanto confusa, pois é o momento de entrar em contato com novas disciplinas e um modelo diferente de ensino que é praticado na escola.

Esse primeiro “choque” tem tudo a ver com a maior liberdade que se tem durante a graduação. As provas não são mensais e os professores abrem mais espaço para os alunos protagonizarem o processo de aprendizado, por exemplo. Toda essa abertura precisa vir acompanhada também de uma boa dose de maturidade. É ela que permitirá que o universitário não se perca pelo caminho rumo ao seu objetivo: conquistar um diploma de nível superior com sucesso.

No caso de quem vai fazer uma licenciatura ou bacharelado, o primeiro ano pode representar até ⅕ da graduação, dependendo do curso escolhido. Já para quem optar por um tecnólogo, os dois semestres são a metade do tempo que passarão como estudantes. De calouro a finalista, é um passo. Por isso, convém ser estratégico desde o primeiro dia.

Veja neste post como aproveitar o seu ano de calouro ao máximo e garantir uma base sólida para o restante da graduação.

Como se destacar na faculdade logo no primeiro ano

Não é porque você acabou de entrar no curso que não possa ganhar destaque e dar grandes passos para o seu crescimento profissional. Desde o primeiro dia, tudo é possível. Basta que você esteja atento(a) às possibilidades e aja de uma forma adequada ao momento. Há espaço para a diversão, mas sem esquecer da responsabilidade com os estudos.

Está no seu primeiro ano e quer saber como potencializá-lo? Confira essas dicas e coloque-as em prática!

Participe das atividades de integração

Em todo início de semestre, normalmente há uma série de eventos para dar as boas vindas aos novos alunos da instituição. Algumas são organizadas pela própria direção do estabelecimento de ensino e outras surgem da iniciativa de centros acadêmicos ou mesmo veteranos dos cursos.

Aproveite essas ocasiões para conhecer melhor a faculdade em si, a sua estrutura física, e também se familiarizar com o seu próprio curso.

Nesses encontros, palestras, workshops e calouradas, socialize. Interaja com os seus colegas de turma, alunos mais antigos e de outros cursos. Além de ser uma excelente forma de criar conexões que vão te deixar mais à vontade, ainda acaba por ser networking. Como universitário(a), além de fazer amizades, você pode e deve fazer contatos.

Mantenha a mente aberta

E já que estamos falando de conhecer pessoas novas, você vai notar de cara que o ambiente acadêmico é bem mais diverso que o escolar. Diariamente, você vai contactar com rostos, ideias e backgrounds bem diferentes do seu.

A dica é: esteja aberto para essas novidades e diferentes visões de mundo. Mesmo que entre em choque com a sua linha de pensamento, servirá para mostrar que a realidade pode ser bem diferente para outros.

Esse é o momento ideal para abandonar ideias pré-concebidas, seja sobre outras pessoas ou sobre você mesmo. Vale a pena, até mesmo, investir em atividades ou experiências que você nunca cogitou experimentar. Se vai fazer faculdade em outra cidade, é ainda mais importante ter essa disponibilidade para encarar a nova fase e aprender com ela.

Organize a sua rotina

Como já foi dito, existe uma diferença enorme entre a vida na escola e a vida na faculdade. Você vai ter que saber controlar muito bem os seus horários e gerir o tempo, pois não vai ter professor e nem coordenador informando que você está no limite das suas faltas ou ainda relembrando o dia de entregar o trabalho.

A autonomia é real, mas você precisa estar preparado para lidar com ela. A melhor forma de fazer isso é aderindo fielmente à organização.

Analise a sua rotina e faça uma lista de todos os seus horários e atividades diárias, incluindo o tempo que passa na faculdade. Veja se há como otimizar o tempo, se existem tarefas que podem ser eliminadas, substituídas ou feitas mais rapidamente.

Para quem faz graduação a distância, ser organizado(a) é ainda mais importante. Ainda que exista flexibilidade em relação aos horários de estudo, existem prazos que precisam ser cumpridos. O planejamento da rotina ajuda na manutenção do compromisso, evita que datas importantes sejam esquecidas e ainda afasta a procrastinação.

Não deixe para estudar na última hora

Como fazer uma boa graduação sem se preocupar com o desempenho acadêmico? Um dos grandes erros de quem acabou de entrar na faculdade é esquecer que o objetivo ali é estudar. E muito!

É um período de muita adaptação e novidades, mas nem por isso o estudo deve ficar de lado. Dependendo da quantidade de disciplinas por semestre, não é preciso ter um ritmo diário frenético, mesmo depois de horas e horas de aula.

O mais indicado para não ficar perdido(a) nos conteúdos e deixar tudo acumulado é montar um plano de estudos. Com essa espécie de cronograma, você distribui as matérias ao longo da semana e vai estudando de uma forma cadenciada e constante. O rendimento certamente será muito mais positivo do que se você deixar tudo para a véspera da prova.

Está nas suas mãos fazer da faculdade uma experiência inesquecível e que enriquecerá o seu eu profissional. Do primeiro ao último dia, quem faz o caminho é você. Preparado(a) para arrasar como calouro?

Ah, que tal aprender a montar um planejamento de estudos eficiente? Baixe o nosso e-book e veja como isso vai se facilitar!

cta-eBook-retencao-Planejamento-de-estudos