Como a faculdade prepara o aluno para o mercado de trabalho?

    A taxa de empregabilidade está relacionada com a situação social e econômica de um país. Dessa forma, quando a economia apresenta sinais negativos e existem diversos problemas sociais e políticos, a geração de empregos é afetada.

    E durante essa crise que está sendo vivenciada no Brasil é exatamente isso que acontece, o que acaba gerando um aumento no número de desempregados e concorrência profissional.

    Logo, para ingressar no mercado de trabalho em tempos de crise, um diploma de ensino superior é essencial, já que irá aumentar a sua competitividade para conquistar uma vaga.

    Na crise que o país está enfrentando, as empresas estão buscando por profissionais cada vez mais qualificados e capacitados, ou seja, para garantir uma vaga neste cenário, a graduação de qualidade se torna um diferencial no currículo.

    No Brasil existem três maneiras de se obter o diploma de ensino superior, dentre elas estão:

    • Graduação tecnológica: curso de curta duração (2 a 3 anos), que desenvolve competências profissionais mais específicas voltadas a demandas do mercado de trabalho.
    • Bacharelado: é a formação superior tradicional, o curso possui duração maior (entre 4 e 6 anos). A grade curricular do bacharelado é mais complexa e visa uma formação mais completa da profissional.
    • Licenciatura: o curso tem duração média de 4 anos, e forma profissionais para atuar em instituições de ensino como docentes.

    Além do curso regular presencial, essas modalidades também estão disponíveis em modalidade de ensino a distância (EaD), que possuem as mesmas competências de um curso presencial.

    Saiba como a graduação irá prepará-lo para o mercado de trabalho

    As teorias que você aprenderá durante o ensino superior serão importantes para a sua profissão. Mesmo que algumas disciplinas não sejam totalmente aproveitadas no seu cotidiano, os fundamentos do seu curso serão essenciais para a sua profissão.

    Por isso, é importante desenvolver o seu conhecimento teórico, para auxiliá-lo em uma atuação de qualidade de sua área.

    Além disso, é importante focar no desenvolvimento de habilidades práticas dentro da faculdade, assim a sua formação profissional será mais completa.

    Ou seja, além do conteúdo aprendido na graduação, as experiências profissionais e de estágio enriquecem o seu currículo, já que são comprovações do desenvolvimento de habilidades em situações reais.

    O ensino superior oferece a possibilidade de explorar as diversas vertentes de seu curso, além disso, pode direcioná-lo para uma área que você goste e se identifique mais.

     Agora, conheça mais sobre as vantagens do ensino superior:

    1) Adquirir conhecimento

    Pode parecer óbvio, mas uma vantagem do ensino superior é o de ampliar o seu conhecimento.

    Na graduação você terá acesso a novas informações, conceitos e teorias que serão importantes para agregar a sua bagagem de conhecimento.

    Além disso, as empresas valorizam profissionais que buscam adquirir novos aprendizados através de estudos. Pois sabem sobre a importância de se contratar profissionais bem capacitados, que sejam hábeis para aumentar os resultados das instituições.

    2) Exigência das empresas

    Outro benefício do diploma universitário é que o nível superior completo é um requisito de diversas empresas, por isso você estará preparado para se candidatar a diversas vagas no mercado de trabalho.

    E como o grau de exigência das empresas aumentou com a crise, a graduação tornou-se essencial para destacar o seu currículo.

    3) Melhores oportunidades

    Seu crescimento profissional está relacionado aos seus conhecimentos da sua área de atuação. Dessa forma, as melhores vagas são ocupadas pelos profissionais com as melhores formações.

    Assim, a educação superior é o primeiro passo para que você consiga as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

    4) Promoções

    Como as empresas valorizam profissionais que possuam formação acadêmica, aqueles com curso superior estão mais aptos para conquistar promoções dentro das organizações.

    Além disso, é importante dizer que você não deve parar os seus estudos na graduação! Busque cursos de especialização e pós-graduação para aumentar ainda mais as suas chances de crescimento profissional.

    Na especialização você ficará atualizado sobre as novas tendências de mercado e vai aprender as práticas mais atuais em sua profissão. Além disso, conhecerá estudos de casos com soluções para os problemas reais de sua carreira.

    A pós-graduação é mais um investimento em sua trajetória profissional, já que, dessa forma, você irá conquistar posições com melhor remuneração.

    Seja bem sucedido no mercado de trabalho!

    O diploma de ensino superior ainda é uma das principais alternativas de garantir um resultado positivo nos processos de recrutamento.

    Mas ele não é o único aspecto importante, já que você também deve desenvolver a prática na profissão, seja através de estágio ou de empregos, os quais irão ajudá-lo a crescer no mercado de trabalho.

    A educação superior é muito valorizada pelo mercado de trabalho, ainda que que o cenário da educação no Brasil não seja um dos melhores, pois há poucos investimentos na educação básica e diversos cortes de verba para infraestruturas e professores. A mão de obra qualificada ainda não é frequente no país, por isso, se você estudar, desenvolver seus conhecimentos, buscar uma atuação prática e sempre se atualizar, provavelmente conseguirá bons cargos.

    Você não deve desistir do seu sonho de se destacar no mercado de trabalho, e para isso precisa concluir o ensino superior, e posteriormente deve buscar especializações.

    Através do diploma universitário e do desempenho do aluno, será possível alcançar novos patamares em sua carreira e abrir novas oportunidades profissionais.

    Se quiser saber mais informações sobre como ser um aluno nota 10 contribui para o seu sucesso profissional, leia também “Como ser um aluno nota 10? Conheça 8 dicas fundamentais

    Quero saber como ser um aluno nota 10!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!