Compensa fazer um curso superior EaD?

Infelizmente poucas pessoas tem a liberdade para fazer uma graduação e se dedicarem 100% a ela. A realidade do brasileiro é bem diferente disso e vários estudantes precisam trabalhar mesmo durante a formação.

Existem maneiras de conciliar essa jornada dupla, mas a melhor delas é por meio do curso superior EaD (Ensino a Distância). Com ela, você tem flexibilidade e pode assistir às aulas quando e onde quiser, sem a necessidade de ficar no trânsito, comparecer na faculdade todos os dias ou ter um horário fixo de estudos.

Mas será que o curso a distância realmente compensa? É isso que vamos ver agora!

O curso EaD é reconhecido pelo MEC?

Como os cursos a distância estão cada vez mais famosos, é comum que algumas dúvidas comecem a surgir. A principal delas é se essa formação é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e se o diploma emitido tem validade.

A resposta para ambas as perguntas é a mesma: sim. O MEC não só reconhece a graduação a distância, como existe um decreto que regulamenta essa modalidade de ensino (Decreto 9.057, de 25 de maio de 2017).

Com o reconhecimento do MEC, as Instituições de Ensino Superior passam a ser obrigadas a seguir uma série de diretrizes e normas para terem seus cursos aprovados. Assim, o diploma emitido por essa formação em faculdades que tenham o aval do MEC (como no caso do Unis) tem a mesma validade que o diploma dos cursos presenciais.

Como o mercado de trabalho vê a formação a distância?

Como o diploma emitido pela formação EaD tem a mesma validade que o da formação presencial, isso significa que nada muda no seu currículo. Em outras palavras, não faz diferença para os empregadores se você se formou em uma graduação EaD ou não — o importante é ter o conhecimento, o diploma e saber trabalhar.

Além disso, o Ensino a Distância é muito flexível e permite que você faça uma formação sem atrapalhar o seu trabalho. Dessa forma, é possível enriquecer suas experiências e seus conhecimentos, ganhar destaque dentro da sua área de trabalho e se promover graças a essa alternativa.

Pensando por esse lado, o mercado vê com bons olhos os cursos a distância, já que eles permitem que seus colaboradores conquistem um novo diploma sem prejudicar a rotina laboral.

Como são os cursos EaD do Grupo Unis?

Como você deve saber, o Grupo Unis tem vários cursos superiores disponíveis na modalidade de ensino a distância para você. Eles são divididos em três grandes grupos:

• Tecnólogos (cursos de 2 a 3 anos focados nas demandas do mercado);
    • Bacharelado (cursos de 3 a 6 anos com conteúdos mais aprofundados na área teórica);
    • Licenciatura (curso de 4 a 5 anos com foco na docência para o Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Cada um desses graus de formação tem vários cursos que podem ser feitos por você. Com certeza existe algum que combina com seu perfil e com seus objetivos profissionais.

Mas se você ainda precisa de uma ajuda para decidir, temos duas sugestões de conteúdos. Leia nosso texto que explica sobre como escolher um curso de graduação a distância e confira, também, as vantagens de fazer um curso a distância.

Veja como escolher um curso de graduação a distância!