7 habilidades profissionais desejadas pelo mercado de trabalho atual

    Introdução

    Para se destacar em um mercado de trabalho em constante mudança, é necessário mais do que uma formação superior sólida. A qualificação acadêmica e técnica são fundamentais para alcançar oportunidades e crescer na carreira, mas não é o suficiente para manter o nível de empregabilidade. 

    No mercado contemporâneo, as empresas buscam colaboradores qualificados em suas áreas específicas e que trabalhem bem suas competências socioemocionais. A capacidade de se comunicar, de trabalhar em equipe e de ser transparente estão entre elas. 

    No texto de hoje falaremos sobre as habilidades e características que são indispensáveis para todo profissional que quer se manter competitivo, de acordo com as demandas do mercado de trabalho atual.

    As tendências atuais do mercado de trabalho

    De acordo com uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup, referente à expectativa de emprego no último trimestre de 2019, as intenções de contratação das empresas permanecem em um crescimento estável até o final do ano no Brasil.

    Entre os empresários nacionais, 70% apontam que pretendem manter o número atual de profissionais no próximo trimestre, 18% planejam aumentar as contratações e 10% indicam uma redução no seu número de funcionários. O levantamento contou com a participação de 59 mil empregadores de 44 países, sendo 850 brasileiros.

    Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, em setores específicos, como o da tecnologia da informação, cerca de metade dos 70.000 empregos que serão criados por ano até 2024 poderá não ser preenchida.

    Muitas pessoas estão à procura de emprego e não acham, ao mesmo tempo em que as empresas estão com dificuldades em encontrar o candidato adequado, no tempo, preço e produtividade certa. Esse cenário de dificuldades da empregabilidade no futuro é atribuído pela falta de adequação dos profissionais às novas necessidades do mercado.

    Profissionais desenvolvendo novas habilidades

    Fazer as mesmas coisas não nos colocará em um lugar diferente. Precisamos mudar, aprender e usar da tecnologia como uma oportunidade para desenvolvermos novas habilidades. 

    Listamos abaixo sete habilidades indispensáveis para todo profissional que quer se manter competitivo:

    1 - Comunicação

    Transmitir de forma clara o que se quer dizer minimiza as chances de erros, melhora a dinâmica de trabalho entre os colaboradores de uma equipe e ajuda a manter o fluxo de demandas. Para desenvolver esta habilidade, comece a prestar atenção na sua forma de se comunicar ao interagir com colegas. Procure ser calmo, usar as palavras certas que realmente signifiquem o que quer informar e confirme se o interlocutor entendeu a mensagem.

    2 - Trabalho em equipe

    Responsável por tornar a resolução de problemas colaborativa e possibilitar grandes chances de sucesso, o trabalho em equipe tem sido muito valorizado. Se um produto é criado cuja concepção teve origem nas ideias de diferentes perfis de colaboradores, com histórias de vida diversas, são maiores as chances deste produto agradar a um público com visões múltiplas. Por isso, trabalhar em conjunto é uma habilidade que deve ser desenvolvida sempre, desde os primeiros anos de carreira.

    3 - Criatividade

    Muita gente confunde criatividade com a capacidade de criar arte ou inventar algo revolucionário. Mas não se trata apenas disso. Usar a criatividade é saber explorar os recursos disponíveis para apresentar respostas inovadoras às demandas. Como otimizar a entrega de um produto para o cliente? Como aperfeiçoar a logística dos fornecedores? O que fazer para melhorar a produtividade de uma equipe? Todo tipo de inovação pode ser utilizada em um negócio quando ela traz resultados positivos.

    4 - Transparência

    Uma característica básica de todo profissional ético: ser transparente e honesto em suas ações. Para além disso, o mundo conectado tornou fácil e rápida a divulgação de informações, demandando de todos em uma companhia o compromisso com a transparência. Por isso, os recrutadores se preocupam cada dia mais em manter colaboradores honestos em seus quadros.

    5 - Resiliência

    O trabalho se tornou uma atividade dinâmica. Já se foi o tempo em que alguém entrava em uma empresa e permanecia no mesmo cargo por mais de 20 anos. Com a tecnologia, é fácil exercer diversos trabalhos ao mesmo tempo. Ou, em outros casos, são demandadas diferentes funções de um mesmo profissional. Por isso, é importante desenvolver sua capacidade de se adaptar a diferentes situações e a responder positivamente a elas.

    6 - Postura multidisciplinar

    A capacidade de adotar uma postura multidisciplinar é saber relacionar o conhecimento que você possui com outros assuntos, igualmente importantes para o funcionamento do negócio. Na hora de tomar decisões, é vantajoso ter uma visão global para entender os resultados das ações do negócio.

    7 - Comprometimento

    O comprometimento não é exclusivo da capacidade de cumprir prazos ou de ser pontual em reuniões e interações com clientes. Hoje, a demanda é por profissionais comprometidos com o objetivo da organização, com as metas de crescimento, com as novas possibilidades de negócio que surjam conforme os pedidos de clientes. Por isso, é fundamental permanecer proativo e atualizado com o mercado e com os próximos passos da empresa.

    Busque conhecimento sempre!

    Desenvolver estas capacidades faz parte do crescimento pessoal de todo profissional alinhado com as mudanças do mercado. Conforme se avança na carreira novas oportunidades aparecem, e é preciso estar preparado para elas. 

    O investimento em educação é uma parceria de longo prazo. Os profissionais precisam ler, se informar e estudar. A internet disponibiliza oportunidades para aprender coisas diferentes. E de graça. Você não precisa gastar muito dinheiro para isso.

    É importante levar em consideração o que sabemos fazer agora e como as carreiras vão mudar nos próximos 5 anos e nos preparar para esse momento.

    Esperamos que o texto de hoje tenha trazido informação e conhecimento a respeito do mercado de trabalho, e das oportunidades oferecidas pelo contexto atual. 

    Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!