Confira as 6 estratégias para você crescer profissionalmente

    Quem pensa que crescer profissionalmente tem apenas a ver com uma mudança de cargo, está muito enganado. Esse tipo de desenvolvimento é, acima de tudo, resultado de uma mudança de postura.

    Outra coisa importante a saber sobre o crescimento profissional é que ele não acontece da noite para o dia, requer planejamento e dedicação. Por isso, quanto antes começar, melhor. As sementes dos bons frutos colhidos no futuro são plantadas ainda durante a graduação, ou até mesmo antes dela. 

    Quer saber como fazer da sua carreira profissional um verdadeiro caso de sucesso? Então continue lendo esse post para descobrir as 6 ações e dicas para chegar lá! 

    1. Invista na sua educação

    O mercado de trabalho valoriza e muito o investimento feito em educação e conhecimento. De acordo com o estudo Education at a Glance, conduzido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o salário de um profissional que tenha concluído o Ensino Superior é mais do que o dobro daquele obtido por quem tem até o Ensino Médio.

    Vale a pena focar na graduação e, quem sabe, pensar em especializações ou no mestrado. É importante fazer cursos de curta duração e atualização que tenham a ver com a sua área de atuação. Continuar estudando é uma aposta certeira para chegar ainda mais longe e até mesmo conseguir o aumento salarial desejado.

    2. Acredite no poder do networking

    A palavra networking pode soar até estranha para quem acabou de entrar na faculdade. Parece coisa de grandes empresários e empreendedores. E é, de fato. Muitos deles só chegaram onde estão por conta das conexões, além da postura profissional e boas ideias de negócio.

    Mas essa rede de contatos pode ser construída desde muito cedo e em todos os lugares. Na sala de aula com os colegas de curso, estabelecendo uma boa relação com os professores, no estágio, em atividades e encontros acadêmicos. Qualquer momento é uma boa oportunidade para fazer contatos.

    Esses laços podem ser estabelecidos até mesmo através da internet. O LinkedIn, por exemplo, é uma excelente rede social para criar conexões com um viés mais profissional.

    3. Saia da sua zona de conforto

    Essa parece uma frase ótima para ser impressa em camisetas, mas é uma grande verdade. É impossível crescer profissionalmente se mantendo confortável em alguma situação ou posição.

    Aceite desafios, não tenha receio de assumir responsabilidades e explorar novas possibilidades. Se você sempre teve um certo pânico de falar em público, trabalhe nessa questão e tente superá-la. 

    Esse foi apenas um exemplo do que pode significar sair da zona de conforto. O percurso é uma verdadeira rota de autoconhecimento e, nesta fase, você pode inclusive descobrir que adora fazer algo com o qual acreditava não ter a menor afinidade. Talvez seja a deixa para apostar em uma nova profissão.

    4. Desenvolva o seu plano e trace objetivos

    Um dos grandes problemas enfrentados por quem faz um curso superior é a falta de objetivos. Muitos estudantes são “levados pela corrente” e seguem de período em período sem saber exatamente onde querem chegar ou o que querem fazer.

    Só no fim do curso, com o diploma em mãos, é que começam a pensar no assunto e a tentar desenvolver-se profissionalmente. 

    Assim como nunca é cedo para começar a fazer networking, também nunca é cedo para planejar o seu futuro. A intenção não é que as metas e objetivos sejam fixos e inflexíveis, mas sim que orientem as escolhas feitas durante o percurso.

    De tempos em tempos, revise o seu plano e veja se ele ainda faz sentido. Verifique as etapas, aquilo que já foi alcançado e, se necessário, altere e redirecione a sua energia. O mais importante é focar no que realmente faz sentido.

    5. Tenha um excelente marketing pessoal

    Marketing não serve apenas para empresas. Na verdade, a vertente mais poderosa e transformadora é o marketing pessoal, ou seja, como cada um se anuncia para o mundo.

    Você deve aprender a ressaltar os seus valores e características positivas, aquilo que faça todo mundo desejar ser o seu colega de trabalho. Esse marketing vai desde a sua imagem, a forma como se veste, fala, até o tipo de opinião que expressa em relação a determinados temas.

    As redes sociais passaram a ter um papel importante nesse ponto. Cada perfil funciona como uma espécie de vitrine e projeta a faceta que se destaca por lá. Não adianta ter um comportamento exemplar offline e agir online de uma forma completamente irresponsável. A coerência é fundamental.

    6. Faça da proatividade o seu lema

    Seja qual for o seu objetivo, ele não vai cair no seu colo. Corra atrás das oportunidades de estágio, da vaga de emprego que você quer, daquele intercâmbio desejado e do curso que vai trazer o conhecimento que você precisa.

    No ambiente acadêmico, aprofunde-se nos temas e vá além do que foi proposto. No ambiente corporativo, sugira, analise e dê ideias. Mesmo que algo não tenha sido solicitado ou não faça parte da sua função, esse interesse é avaliado e valorizado pelos tomadores de decisão da empresa.

    Cada um tem o seu próprio tempo de desenvolvimento profissional, mas as estratégias têm todas a mesma base: foco, determinação, autoconhecimento e uma boa dose de coragem. Para conseguir aquele cargo dos sonhos ou abrir a sua própria empresa, acredite, planeje, teste e concretize. O mais importante é começar hoje. De onde você estiver, como você puder, mas comece.

    Tem interesse em saber quais as profissões que estão em alta e fazer a escolha certa para o seu futuro profissional? Baixe o Guia do Estudante e veja as áreas que prometem uma carreira de sucesso.

    cta-eBook-retencao-Guia-do-estudante

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!