Porque o Marketing é importante no mercado de trabalho?

Será que fazer um curso de Marketing EaD é uma boa escolha para o seu futuro profissional? Bom, essa é uma das áreas mais interessantes para se trabalhar e a expectativa é que ela fique cada vez mais importante nos próximos anos.

Isso significa que o tecnólogo em Marketing (profissional responsável por operacionalizar tudo nessa área) ganha lugar de destaque dentro das empresas. Basta procurar por alguma vaga nessa área nos principais sites de emprego e rapidamente você verá que a demanda por profissionais é enorme.

Mas por que isso acontece? É isso que veremos agora!

O mercado moderno é baseado no Marketing

O principal ponto para deixar o Marketing cada vez mais importante é a competitividade do mercado. No passado, apenas as grandes empresas dominavam tudo. Com o advento da internet, isso mudou drasticamente e até pequenos comerciantes conseguem alcançar uma audiência elevada.

Assim, a disputa pela fatia do mercado ficou mais acirrada e, para conquistar o seu lugar, as empresas dependem de estratégias e campanhas bem elaboradas e estrategicamente pensadas.

Hoje o foco é no cliente

Se você já estudou sobre a história da Administração, provavelmente se lembra que a disputa no século passado era voltada para os produtos. Quanto mais barato ou quanto melhor a qualidade, maior era o diferencial da empresa.

Isso já não tem mais tanta força quanto antes. Como os métodos de produção foram aprimorados, mesmo pequenas empresas conseguem gerar produtos de alto valor agregado.

Assim, o foco não é mais no produto ou no preço dele, mas sim no cliente. As empresas querem conquistar seus clientes e para isso precisam de alguém que intermedie essa relação (esse alguém é o profissional do Marketing).

Relacionamento nunca foi tão importante

Outro ponto que chama a nossa atenção no mercado contemporâneo é a importância do relacionamento. Há 20 anos era impossível imaginar que uma empresa se pronunciaria, quase como uma pessoa, e falaria diretamente com seus clientes.

Hoje já vemos que as marcas mais novas (Netflix, Nubank, Stone e Riot Games, por exemplo) adotam uma postura diferente. Elas têm perfis abertos nas redes sociais, conversam com as pessoas, fazem publicações constantes e dão toda a atenção para criarem relacionamento com seus seguidores e clientes.

Mesmo na crise o mercado de trabalho do Marketing continua existindo

Durante as crises econômicas (coisa que tem feito parte da rotina das empresas, especialmente das multinacionais) existe uma retração do mercado consumidor. Como a insegurança financeira aumenta, acompanhada do desemprego, é normal que as pessoas gastem menos o seu dinheiro.

Essa retração força as empresas a buscarem novos públicos, chamam a atenção de antigos clientes e criam estratégias de produtos adequados para esse momento de corte de despesas. Nesse processo, é a área de Marketing que direciona as ações, muda o foco e garante que o negócio continue competitivo mesmo em períodos de incerteza.

Em outras palavras, esse setor é uma peça-chave dentro de qualquer companhia e sempre haverá espaço para bons profissionais. Por isso, a graduação em Marketing é uma excelente escolha para quem quer ter alta empregabilidade, bem como um trabalho dinâmico, competitivo e muito bem reconhecido pelas empresas.

Quer conhecer essa área mais de perto? Leia nosso e-book sobre o curso a distância de Marketing e tire todas as suas dúvidas sobre a formação, o mercado de trabalho e várias outras curiosidades.

cta-eBook-UNISEAD-marketing