INTRODUÇÃO
Que as Redes Sociais estão cada vez mais integradas ao cotidiano não é novidade para ninguém. Hoje, em dia, com um smartphone, a gente acessa o mundo com apenas um clique. Além de se conectar a amigos e família, existe a possibilidade de seguir e comentar posts de sua marca preferida, seja ela de roupas, sapatos, comida, entre outros.
E quem pensa que essa participação no mundo virtual é desnecessária engana-se e muito! É preciso estar antenado e presente neste meio.
Para saber se o Marketing Digital pode fazer a diferença na sua empresa, responda rapidamente as seguintes perguntas:
- Qual é meu objetivo no meio digital?
- Tenho uma meta?
- Meus investimentos terão retorno?
- Minha empresa está preparada para atender a demanda que surgirá?
- Quais canais devo explorar?
Se essas questões inquietam você, tenha certeza que é hora de investir no mundo virtual!
Os estudiosos têm feito cada vez mais pesquisas nesse campo para facilitar a vida de quem pretende investir no Marketing Digital.
Existem alguns pontos que devem ser sempre observados, e a gente traz eles aqui para você:
- Presença forte na internet: um investimento feito de forma correta pode ajudar a empresa a aparecer nos resultados de busca. Além disso, um site com um domínio próprio é o mínimo que a empresa precisa para ter uma boa presença digital;
- Falar com o público na hora certa: no Marketing Digital, você consegue falar de forma bem específica para as pessoas com quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo, por exemplo. Isso permite que você personalize muito mais suas ações e campanhas de marketing;
- Saia na frente: se sua empresa começar a investir hoje, com certeza vai se diferenciar de uma grande parte dos concorrentes. Seja através da criação de conteúdos que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas, na oferta de produtos com preços diferenciados, ou na manutenção de uma fanpage, se seu concorrente não tiver nada disso, com certeza o cliente vai passar a confiar cada vez mais em você;
- Faça investimentos de baixo custo, mas com alto retorno: Estar presente nas Redes sociais requer custos, mas se sua empresa contar com profissionais que dominam as ferramentas existentes, o investimento torna-se muito mais em conta do que investir na mídia tradicional, por exemplo;
- Analise os resultados com precisão: o Marketing Digital permite que você determine com muito mais precisão quem é seu público e quais são seus gostos e preferências. Com isso, é possível acompanhar os resultados de qualquer ação de Marketing Digital.
AS PALAVRAS-CHAVE DO MARKETING DIGITAL
Assim como cada especialização tem suas especificidades, no marketing digital não é diferente! Existem termos que, quem se aventura por esse meio, precisa saber. Vamos a alguns deles:
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Persona: são perfis fictícios que são criados com base nos seus consumidores reais. Eles são criados para representar seu comprador ideal;
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CRM: Sigla para Customer Relationship Management, é responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com seus clientes;
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Lead: eles são os contatos que, através de estratégias corretas, permitem que você consiga identificar seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras. Em resumo: leads são oportunidades de negócios;
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CMS: Content Management System. É uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente online sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação. Por meio de um CMS é possível criar sites, blogs e outros portais de maneira simplificada;
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Funil de vendas: são as etapas que uma pessoa passa durante o processo de compra, compreendendo, desde a compreensão de um problema, consideração de compra até a decisão;
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Landing Page: São as páginas de capturas de leads. Seu foco é totalmente centrado na conversão, ou seja, nessas páginas você oferece um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes deixam suas informações de contato, se tornando leads;
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SEO: Search Engine Optimizationou otimização para mecanismos de busca, o SEO são as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos.
PUBLICIDADE É UM GRANDE ALIADO
As empresas estão atentas às mudanças, mas ainda sentem um pouco de dificuldade. A Revista Exame, especializada em negócios, política, tecnologia e economia apresentou uma pesquisa realizada pela Nova Escola de Marketing, com mais de 1.000 empresas. Os estudos apontaram que a maior dificuldade das instituições é saber quais são as melhores estratégias de divulgação que podem ser utilizadas para divulgar negócios na internet.
Apesar de as pessoas estarem comprando com mais frequência na rede mundial de computadores, muitas empresas, até o momento, não estão preparadas para essa nova tendência, o que tem refletido na garantia de espaço no mercado.
Os dados mostram que o investimento na produção de conteúdo para melhorar o posicionamento orgânico no Google foi considerado como a estratégia que mais trouxe resultados por 34,2% das organizações, enquanto a gestão de redes sociais ficou com a segunda posição, com 23,8%. Em relação aos canais de anúncio, o Facebook Ads foi considerado o mais eficiente em 18% dos negócios e o Google Ads, em 16%.
Se a dúvida no que fazer seguir persistindo, peça ajuda a um profissional especializado nisso. As Agências de Publicidade e Propaganda geralmente ofertam esse tipo de serviço, realizando estudos e direcionando os investimentos para que tenham maior rentabilidade.
Existem várias maneiras de estar presente nas Redes Sociais. É preciso saber quais serão rentáveis e importantes para sua empresa. Assim seu investimento valerá a pena!
Se para você ou sua empresa o Marketing Digital foi um universo desconhecido, não tenha medo de explorar! Há muita coisa para ser aprendida e aplicada no dia-a-dia!
Gostou do nosso artigo? Não deixe de contar pra gente! Logo traremos mais assuntos bacanas pra cá! Até lá!