Conheça as 3 carreiras que você deve investir

    Atualmente, o mercado de trabalho está passando por um processo chamado de 4ª Revolução Industrial. Além da automação das linhas de produção, agora também temos Inteligência Artificial, Robótica, Big Data e várias outras tecnologias que mudam a forma como produzimos e oferecemos produtos e serviços.

    Cada vez mais as máquinas vão tomar conta de trabalhos operacionais e novas áreas de atuação vão surgir. Essas são as chamadas carreiras do futuro do mercado de trabalho, e elas exigem conhecimentos e práticas muito diferentes daquelas que faziam parte do mercado tradicional.

    Para você ter uma ideia do que te aguarda nos próximos anos, separamos algumas das carreiras que estarão em alta em alguns anos (algumas delas já fazem sucesso hoje). Confira uma pequena lista das profissões do futuro!

    1. Especialista em Cloud Computing

    Tudo hoje está na “nuvem”, não é mesmo? As fotos do seu celular já ficam armazenadas no iCloud ou no Google Fotos, as informações dos sites ficam em servidores remotos, a educação usa ferramentas virtuais em nuvem e os serviços de streaming (Netflix, Amazon Prime, Twitch, etc.) abusam dessas comodidades.

    E isso não para por aí. De acordo com a Forbes, até 2022 o faturamento da área de Cloud Computing (computação em nuvem) deve aumentar em 12,6%.

    Nesse cenário, as empresas precisam de profissionais especializados que saibam lidar com essa tecnologia. O especialista em Cloud Computing é a pessoa para essa função: ele desenvolve e faz manutenção em serviços de nuvem, bem como cuida da segurança deles.

    2. Especialista em UX

    Quem nunca baixou aquele aplicativo de delivery novo, fez o login e desistiu de pedir algo porque não entendeu nada da plataforma? Isso acontece porque os desenvolvedores não pensaram na Experiência do Usuário (User Experience ou UX).

    Para evitar que isso aconteça, as empresas precisam de um especialista em UX. Essa profissão já está em alta, principalmente no ramo de desenvolvimento de aplicativos.

    O profissional que trabalha nessa área é o responsável por entender o comportamento dos usuários e criar técnicas e ações (mudanças de layout, funcionalidades e ajustes finos) que facilitam a utilização da plataforma, site, software ou aplicativo.

    3. Analista de Big Data

    Com tanta tecnologia e informações transitando 24 horas por dia, o volume de dados disponíveis nos servidores das empresas está cada vez maior. Com isso, surgiu um novo problema: informação demais e pouca análise.

    Para contornar a situação, as empresas já estão contratando pessoas capazes de lidar com esse alto volume de informações (conhecida como Big Data).

    O analista de Big Data faz exatamente o que o nome do cargo propõe. Ele pega todas as informações que as empresas têm disponíveis e cria parâmetros para analisar cada uma delas.

    Ele usa os dados para informar tendências, apontar estratégias e identificar padrões de comportamento e consumo. Dada a importância desse trabalho, o analista de Big Data já é um profissional requisitado atualmente e a demanda por ele só tende a aumentar.

    De modo geral, podemos pensar o seguinte: quais carreiras estão em alta para futuro e como elas são baseadas em tecnologia e interação humana. Então, funções que exigem contato direto com outras pessoas, resolução de problemas ou conhecimento técnico para lidar com a tecnologia sempre estarão em alta.

    Mas se você quer entender ainda mais sobre esse novo mercado, recomendamos que leia nosso e-book sobre o Futuro das profissões: sabia como a tecnologia está transformando o mercado de trabalho.

    cta-eBook-futuro-das-profissoes





    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!