A importância do networking para os estudantes no processo de internacionalização

O crescente interesse pela internacionalização no ensino superior e no currículo das instituições, surge através de uma demanda atual pela integração de instituições e suas agendas para a aprendizagem com perspectivas globais, multiculturais, e que superem o seu entorno local. Mas como funciona a internacionalização?

O processo de internacionalização

O programa de Mobilidade Estudantil foi criado em 2003 a partir de um convênio estabelecido entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A estratégia de internacionalização já acontece em diversas universidades mundo afora, com foco principal em pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas, como as Ciências da Natureza, Saúde, Engenharias e em muitos cursos de Ciências Humanas.

CTA-Blog_UNIS_Profissionais do futuro_1

Como funciona a mobilidade acadêmica

Em geral, as universidades possuem um departamento especializado para tratar de assuntos como a mobilidade acadêmica e relações internacionais. É preciso avaliar se as suas competências são compatíveis com as exigências feitas durante todo o processo, após conhecer o Departamento de Relações Internacionais da sua Instituição.

Como escolher onde fazer a sua mobilidade acadêmica?

Para se destacar no mercado de trabalho, o estudante precisa tomar boas decisões durante a sua trajetória acadêmica, como preparar um bom currículo e viver experiências que o conduzam para o crescimento profissional. Leve em conta se o lugar para onde você vai e a universidade escolhida oferecem todas as experiências e conhecimentos que você procura e se existem bolsas que o auxiliem a se manter fora do país. Com foco e comprometimento, você conseguirá alcançar bons resultados em sua futura carreira. Arrisque-se e conquiste!

Pré-requisitos para o programa

Os pré-requisitos vão desde ter um conhecimento intermediário da língua local, onde o estudante irá realizar a experiência do intercâmbio até ter o seu currículo aprovado (boas notas e projetos acadêmicos realizados). Estando no programa, você irá participar de reuniões e demandas relacionadas ao projeto. Também há um conjunto de normas e condutas que precisam ser cumpridas.

Mantenha contato com a sua instituição

O envolvimento dos estudantes nesse processo é vital para que as atividades, experiências e resultados sejam satisfatórios. Durante o intercâmbio são avaliados conteúdos, presença e inovação curricular constantes, como se o estudante estivesse em seu país nativo, mas com mais desafios a cumprir.

Estabelecendo conexões e criando o seu networking

Através da mobilidade acadêmica, o aluno tem acesso a uma ampla e rica experiência em  outros países. O processo de internacionalização da educação é hoje uma das principais políticas públicas no país para alavancar o ensino, possuindo o intuito de formar cidadãos e profissionais com capacidade para realizar e consolidar o seu networking em qualquer lugar do mundo.

Programas de internacionalização oferecidos pelo Grupo Unis

Departamento de Internacionalização do Grupo Unis trabalha em identificar novas oportunidades de parcerias internacionais de interesse para o desenvolvimento da Instituição, oferecendo aos estudantes e aos professores estrangeiros participantes de programas de intercâmbio internacionais todo o apoio na regularização de sua situação, tal como: vistos, acomodações, meios de locomoção, atividades de lazer etc.

O Grupo Unis conta com 25 parcerias internacionais e cursos com nota máxima no ENADE, sendo que o estudante poderá escolher aquela que melhor se encaixa no seu perfil de aprendizagem. Em nosso site, você pode conferir alguns dos programas internacionais oferecidos pelo Grupo Unis. Conheça tudo o que podemos oferecer.

cta-eBook-tutorial-de-como-podemos-crescer-profissionalmente-durante-a-faculdade