Como melhorar o desempenho no seu desenvolvimento acadêmico?

A faculdade é um verdadeiro portal de oportunidades para quem quer crescer profissionalmente. Para isso, ter um excelente desenvolvimento acadêmico é fundamental. A fase exige atenção aos estudos, mas também é o momento de manter-se atento ao que mais este universo pode proporcionar.

Ingressar no mercado de trabalho exige cada vez mais proatividade e polivalência. Além de competências técnicas específicas de cada área de conhecimento, os recrutadores estão cada vez mais atentos às habilidades interpessoais, maturidade emocional, envolvimento com outras atividades e experiências.

É possível ampliar ao máximo todas essas aptidões durante a graduação e sair na frente na busca pelo emprego dos sonhos. É importante lembrar que nunca é cedo demais para investir no seu lado profissional. Quanto antes começar a trabalhar na sua carreira e no seu currículo, mais cedo os resultados virão.

Dicas para se desenvolver mais e melhor durante a graduação

Engana-se quem pensa que a vida profissional só começa depois que se conclui a graduação. O relógio começa a contar desde o primeiro dia. E não importa se o curso é presencial ou a distância, a postura em relação ao desenvolvimento acadêmico deve ser a mesma.

Quer saber como obter o seu melhor desempenho na faculdade e desenvolver todo o seu potencial durante os anos de curso? Então chegou o momento! Confira as dicas abaixo e coloque-as em prática para aproveitar tudo o que a sua graduação tem a oferecer.

Participe em atividades e eventos acadêmicos

As instituições de ensino superior realmente estão comprometidas com o desenvolvimento de todas as competências dos seus alunos, e sempre preocupadas em organizar eventos que tragam novas ferramentas. Oficinas, workshops, encontros, tudo é positivo e agrega conhecimento que vai além do que é visto na sala de aula.

Fique de olho no que acontece na faculdade e tenha uma vida acadêmica ativa. Não se limite apenas aos seminários e encontros do seu curso. Explore a agenda cultural e formativa, até porque em cada evento ou atividade é sempre possível fazer networking. É importante fazer  contatos na sua área, mas também em outras, sejam elas afins ou não.

Faça um estágio

Em alguns cursos, a realização de estágio já faz parte da matriz curricular. A importância de reunir teoria e prática é inquestionável. Ajuda na preparação dos futuros profissionais, fazendo com que eles percebam de que forma os conhecimentos são aplicados no dia a dia de trabalho e também que identifiquem alguns desafios da carreira.

Mesmo que na sua graduação o estágio não seja obrigatório nos últimos períodos, ele não deixa de ser importante. Essa primeira experiência profissional na área que você escolheu atuar é muito valiosa.

O estágio normalmente só ocupa um turno, podendo ser perfeitamente combinado com a vida acadêmica e ainda amplia os seus horizontes em relação à carreira. Nesse momento, você tem a chance de experimentar uma rotina naquela que, em breve, será oficialmente a sua profissão.

O senso comum costuma descaracterizar o estágio, afirmando que os estagiários são as pessoas que mais cometem erros ou ficam com as funções menos agradáveis. No entanto, essa é apenas uma conversa generalista. Valorize a experiência que está adquirindo e estabeleça conexões na empresa em que vai trabalhar. Esses contatos podem contar muitos pontos a seu favor depois da conclusão do curso.

Muitas instituições, como é o caso do Grupo Unis, contam com o seu próprio programa de estágio. As parcerias com empresas locais facilitam ainda mais a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

Considere aderir à mobilidade acadêmica

Viver uma experiência internacional tem um poder e tanto no desenvolvimento pessoal, acadêmico e até mesmo profissional. O tempo passado em outro país amplia a visão de mundo, ajuda na aquisição de novas competências e enriquece o currículo.

A vantagem é que a graduação não fica interrompida. Diferentemente de um intercâmbio comum, que também é bastante vantajoso, você também pode avançar no curso enquanto estiver fora. Os convênios entre a instituição anfitriã e a instituição parceira permitem uma certa equivalência que contam positivamente a favor dos alunos.

Esse não é um período de férias, mas sim de muito trabalho. Há atividades previstas pelas duas instituições, avaliações, trabalhos e até mesmo reuniões. O objetivo é que esse período seja o mais proveitoso possível e de puro crescimento.

A temporada no exterior também é ótima para aprofundar os conhecimentos na língua do país para onde for. Antes da seleção, é avaliado o nível do idioma e ele precisa ser pelo menos intermediário para facilitar a comunicação e a compreensão das aulas. Depois de alguns meses de exercício constante, a fluência estará a um passo ou mesmo adquirida.

A oportunidade também é excelente para fazer networking. Você entrará em contato com pessoas de diversos países e poderá estabelecer relações importantes tanto para o presente como para o futuro.

O seu interesse e comprometimento são os principais combustíveis do seu desenvolvimento durante o período da graduação. As oportunidades estão disponíveis neste momento, no decorrer do seu curso, você só precisa aproveitá-las para ser um bom aluno e um excelente profissional.

O caminho nem sempre é fácil e muitas dúvidas podem surgir durante os anos de faculdade. Mas de uma coisa você pode ter certeza: entrar no ensino superior foi a decisão correta. Pronto(a) para continuar a jornada e expandir todo o seu potencial?

Ah, outra coisa! Tem interesse em saber quais as profissões que estão em alta e fazer a escolha certa para o seu futuro profissional? Baixe o Guia do Estudante e veja as áreas que prometem uma carreira de sucesso.

cta-eBook-retencao-Guia-do-estudante