É possível trabalhar durante a sua graduação? Entenda!

O sucesso profissional é o sonho da maioria das pessoas que desejam estabilidade financeira. E para conquistar este crescimento profissional no mercado de trabalho, você precisará de um diploma universitário.

Por isso é importante que você conclua o seu curso superior, e não deixe que contratempos como dificuldades financeiras tornem-se um impedimento para a realização do seu sonho.

A rotina de trabalho e estudos nem sempre é fácil, mas com organização e foco, é possível conseguir planejar os seus horários, dessa forma, você não precisará abdicar de sua faculdade.

E caso a sua preocupação seja a de pagar a faculdade, por não possuir um trabalho, saiba quais as opções disponíveis para você conseguir estudar e trabalhar ao mesmo tempo, e melhor ainda, em sua área de formação.

Muitos estudantes desconhecem as alternativas de trabalho que podem ser feitas durante a graduação, por isso vamos esclarecer as oportunidades mais viáveis.

1) Trabalhe em sua área de formação, sem um diploma de curso superior

Existem diversos cargos, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que podem ser exercidos por profissionais que tenham apenas o ensino médio completo.

Dentre essas carreiras que não exigem o nível superior estão os cargos de auxiliar e assistente.

Por exemplo, caso você esteja cursando Engenharia de Produção na faculdade, poderá conseguir uma vaga de Auxiliar de Produção, e, dessa forma, terá um emprego em sua área de formação.

Você deverá procurar por vagas de assistente ou auxiliar que estejam relacionadas com o seu curso superior. Cargos de auxiliar administrativo, assistente contábil, dentre outras, são muito comuns e permitem que já atue em sua área.

Mas é importante dizer que mesmo que você consiga uma vaga como assistente ou auxiliar, precisará de um diploma universitário para conquistar promoções futuras dentro da empresa.

O diploma de ensino superior irá permitir que você cresça em sua carreira, e que alcance cargos mais altos e com salários melhores. Por isso é essencial que você conclua a graduação e busque por cursos de especialização futuramente.

2) Consiga um estágio remunerado

Outra opção, mais conhecida para conseguir renda para pagar por sua faculdade é o estágio remunerado.

Através do estágio você irá receber uma bolsa auxílio para ajudá-lo com os seus gastos, além disso, irá adquirir experiência em sua carreira.

O estágio também pode permitir que você realize a sua trajetória profissional dentro da empresa, caso haja vagas disponíveis após a conclusão do seu curso superior.

3) Comece um  projeto de pesquisa

Caso você queira ingressar na carreira acadêmica é importante começar projetos de pesquisa na faculdade.

A iniciação científica, algumas vezes, oferta uma bolsa-auxílio aos estudantes, dessa forma, eles conseguem custear alguns gastos.

O envolvimento com projetos de pesquisa acontece através do interesse do aluno pela disciplina, e, normalmente, os primeiros passos acontecem através de monitoria da matéria de interesse.

A partir da iniciação científica o aluno ampliará os seus conhecimentos sobre a carreira pretendida.

4) Procure trabalhos na própria universidade

Outra opção para o aluno adquirir renda é trabalhar na própria universidade, que oferece vagas para o setor administrativo, secretaria, entre outros. Assim, você terá chances de melhorar o seu currículo durante a sua faculdade.

5) Saiba como se organizar para não prejudicar o seu trabalho ou sua graduação

Você deve usar o seu tempo de forma inteligente, precisa organizar as suas atividades e não deixar nada para a última hora, assim, você vai conseguir se dedicar aos seus estudos sem prejudicar o seu trabalho.

É importante criar uma rotina com hábitos adequados para a sua realidade, dessa forma, você não irá se desgastar tanto para trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Além de planejar a sua semana com antecedência é importante que você escolha técnicas de estudos para facilitar o seu aprendizado, dessa forma, conseguirá melhorar o seu aproveitamento na faculdade.

Não abra mão de um período de lazer, já que sua rotina diária será atribulada. É importante que você tenha um tempo para diversão, assim, não irá se sobrecarregar e se estressar.

Organize-se para alcançar os seus objetivos e não desista de sua faculdade para o mercado de trabalho.

6) Comprometa-se com a conclusão do seu curso superior

Mesmo que você esteja encontrando dificuldades para pagar as mensalidades da sua graduação, não deixe que isso lhe impeça de conquistar o seu diploma universitário.

Você deverá escolher a melhor alternativa de trabalho para conseguir renda para a sua faculdade, momento este em que conseguirá alcançar o seu crescimento profissional.

Uma comparação de dados feita pelo IBGE entre os dados do Brasil e de nações que integram a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que, no país, uma pessoa com o diploma universitário ganha 2,5 vezes mais do que alguém com o ensino médio.

Além disso, de acordo com o Índice de Confiança da Consultoria de Recursos Humanos Robert Half, a taxa de desemprego entre profissionais com mais de 25 anos de idade e nível superior completo foi de 6,1% no primeiro trimestre de 2019, visivelmente menor quando comparado com a média geral de 12,7%.

Ou seja, o nível de desemprego é menor para as pessoas com ensino superior completo.

Logo, se você deseja ser bem sucedido em sua profissão, é importante que você conclua o ensino superior.

Para motivá-lo durante a sua jornada universitária, leia também o tutorial sobre como crescer profissionalmente durante a faculdade.

cta-eBook-tutorial-de-como-podemos-crescer-profissionalmente-durante-a-faculdade