Trabalhar e estudar, saiba como fazer sem sofrer!

Realmente existe alguém que sabe como trabalhar e estudar? No primeiro momento pode até parecer que conciliar as duas atividades é uma tarefa quase impossível, mas, na prática, tem muita gente dentro das universidades que consegue fazer isso.

Então, qual é o segredo dessas pessoas para encararem a dupla jornada de atividades? A verdade é que não existe mágica: conciliar trabalho e estudo é uma tarefa difícil, mas completamente possível, desde que respeitemos algumas coisas.

Quer saber o que você precisa fazer para dar conta de ingressar no Ensino Superior e manter sua renda? Continue a leitura, a gente explica.

Organização é o segredo da dupla jornada

O ponto mais importante para se preparar para enfrentar uma dupla jornada de atividades é a organização. É preciso combinar, com antecedência, os seus horários de entrada e saída do trabalho, além de deixar bem claro sobre os períodos nos quais as horas extras podem acontecer.

Além disso, calendários digitais (como o Google Calendar) podem te ajudar a controlar as datas de atividades, entregas de trabalho e dias de prova. Quanto melhor for sua organização, menos problemas acontecerão no seu trabalho e na sua faculdade.

Tudo deve ser feito no primeiro dia e sem desculpas

Preguiça e procrastinação são duas palavras que precisam ser riscadas do seu vocabulário. Como falamos, não é impossível conciliar trabalho e estudo, mas é difícil. O principal desafio é ter a disposição para fazer tudo no dia que deve ser feito.

Quando o professor dá um texto para ser lido, você precisa se dedicar a ele no mesmo dia. Caso deixe para depois, essa leitura vai se acumular com outras e cada dia ficará mais difícil de tirar o atraso.

Então, o segredo é não deixar nada para depois. Você às vezes vai, sim, sacrificar uma hora de sono, talvez duas, ao longo da semana, mas isso é melhor que chegar no final do semestre e passar um dia inteiro sem dormir.

Uma graduação EaD pode ser a solução

Existem dois grandes vilões para quem quer trabalhar e estudar: o trânsito e a falta de flexibilidade da faculdade. O primeiro pode consumir duas ou três horas do seu dia, tempo que você poderia dormir, fazer alguma leitura ou adiantar demandas no seu trabalho.

O segundo (a falta de flexibilidade) acaba exigindo que você sempre siga o mesmo roteiro, o que não te dá liberdade para trocar turnos, fazer horas extras ou mesmo aceitar novas responsabilidades no seu emprego.

Se esses dois são os grandes vilões que te atrapalham na hora de estudar, existe uma solução. As graduações a distância (também conhecidas como EaD) têm a mesma qualidade que as presenciais, o diploma é igualmente válido, mas elas são flexíveis e o aluno estuda quando tem disponibilidade e o melhor: de onde estiver (do escritório, de casa ou da biblioteca).

Como você pode ver, é possível sobreviver a essa dupla jornada e ainda ter uma excelente formação. Tudo depende da sua dedicação, organização e de uma escolha estratégica de qual formação melhor vai atender ao seu perfil.

Gostou dessas dicas? Então, assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades do nosso blog!

Assina a Newsletter do Unis