10 dicas essenciais para quem precisa conciliar estudo e trabalho

Não é pequeno o número de jovens que precisa se esforçar para conciliar estudo e trabalho a fim de pagar uma faculdade e ainda ajudar na renda da família. Se esse for o seu caso, o importante é que você saiba que, com organização, é possível se dedicar às duas coisas sem deixar de lado os momentos de diversão.

Trabalhar durante o dia e estudar à noite pode sim se mostrar uma tarefa cansativa, mas toda a disciplina e as eventuais renúncias farão bastante diferença no seu futuro e na realização dos seus sonhos.

As chances de você conseguir um bom emprego e de se destacar no mercado de trabalho dependem desse período, e só uma graduação bem-feita vai capacitá-lo frente aos concorrentes. Enumeramos alguns pontos para ajudá-lo a enfrentar essa fase sem deixar que o trabalho prejudique o estudo:

1. Determine seus objetivos

O primeiro passo nessa empreitada é definir quais são as suas metas, mesmo que de uma forma abrangente. Liste coisas do tipo: quero ter um bom emprego, quero ter uma boa condição de vida, quero uma casa, quero ser um engenheiro ou um arquiteto bem-sucedido etc.

Quando você conseguir visualizar melhor os seus objetivos, será mais fácil persegui-los e aceitar a sua rotina mais puxada. Liste também os degraus que você precisa subir para alcançá-los.

2. Escolha uma boa faculdade

As universidades de qualidade podem fazer grande diferença no sucesso da sua graduação. Faça a opção por aquela que ofereça um corpo docente respeitado e uma boa estrutura de laboratórios. Além disso, é fundamental que a instituição seja tradicional e que tenha programas para o estudante ter vivência fora do Brasil, possibilitando viagens e conhecimento de novos mercados.

Escolher uma faculdade na sua região, perto da sua casa ou em uma cidade próxima, facilitará muito para que você não perca tempo nem dinheiro com deslocamentos. Além disso, você poderá continuar morando com sua família, o que também vai contribuir para a sua economia. Outra opção é fazer um curso de Ensino a Distância, cujo diploma é tão reconhecido quanto o presencial. 

3. Faça um quadro de horários para estudo e trabalho

Coloque em um quadro todas as suas atividades divididas por horários e dias de semana, como aulas, trabalho, cursos, exercício físico etc. Defina o tempo para começar e finalizar uma tarefa, para descansar, alimentar-se e dormir bem. Nos fins de semana, separe um tempo para o seu lazer.

4. Crie uma rotina

Após a criação do seu quadro de horários, é hora de executá-lo à risca. Procure segui-lo sem furos, dia após dia, até que ele vire um hábito. É importante que você não se sobrecarregue com suas obrigações para não se estressar, afinal, essa deve ser a sua rotina de estudo e trabalho durante alguns anos. Se for necessário, faça adaptações nos seus horários.

5. Concentre-se nas atividades

Foque no que estiver fazendo. Na hora de estudar, concentre-se apenas nos cadernos e nos livros. Durante o trabalho, atente-se somente às obrigações que você deve cumprir. Nos momentos de lazer, esqueça tudo e aproveite unicamente para relaxar, seja com os amigos ou com a família.

Tudo tem o seu tempo. Se você estuda pensando no trabalho ou vice-versa, as chances de você não fazer nem uma coisa nem outra corretamente é imensa. Concentrar-se nas suas tarefas do momento é a melhor forma de não cometer erros, perder em rendimento e ver as suas notas caírem.

6. Cumpra suas obrigações

Responsabilidade é uma palavra indispensável para um bom estudante e um profissional conceituado. Portanto, faça as suas atividades acadêmicas com antecedência naqueles momentos reservados para o estudo, e entregue as suas tarefas sempre em dia.

Muitos estudantes deixam tudo para a última hora e viram a noite para entregar um trabalho. Porém, você tem uma rotina mais regrada, e se passar uma noite em claro, pode acabar prejudicando o seu emprego. E se você não entregar uma demanda acadêmica na data estipulada pelo professor, há chances de você ter de repetir aquela disciplina. Isso significaria mais gastos e menos tempo no semestre seguinte.

7. Organize suas finanças

Os gastos com um curso de graduação não são baratos. Além da matrícula e das mensalidades, há despesas com livros, materiais, cursos, alimentação e transporte, entre outras.

Para não chegar ao ponto de não conseguir pagar a mensalidade no início do mês, é interessante fazer uma planilha com suas despesas e rendimentos. Por meio dela, você conseguirá saber o quanto pode gastar. Se conseguir, poupe alguma quantia para uma ocasião de necessidade.

8. Use a tecnologia a seu favor

Nos dias de hoje, é muito comum ficarmos conectados o dia todo por meio dos nossos smatphones e tablets. Aproveite a tecnologia para otimizar os seus estudos. Procure por aplicativos e programas que podem ser úteis, como aqueles que nos ajudam a aprender outro idioma ou os que nos lembram de atividades e compromissos a serem cumpridos.

9. Estabeleça as suas prioridades

Os apelos da vida universitária são enormes. Não são poucos os colegas de classe que te chamarão para sair com frequência nos dias de semana para almoços, sessões de cinema e até para diversão em bares, shows e boates.

Você deve ter tranquilidade para saber que, muitas vezes, terá de abrir mão dessas situações. Lembre-se de que seu objetivo de vida tem prioridade, e que nos fins de semana você poderá participar das festas, em seus momentos de lazer.

10. Cuide da sua saúde

Apesar do pouco tempo livre e do cansaço que uma semana tão ativa pode lhe causar, você precisa cuidar do seu corpo. Praticar algum exercício e ter uma alimentação saudável vai deixá-lo mais disposto e com menos chances de sofrer com os sintomas de estresse.

Seguindo essas dicas, vai ser muito mais fácil para você conciliar estudo e trabalho. O caminho a ser percorrido é longo: muitas vezes pode bater o cansaço, o desânimo, a falta de dinheiro e uma certa descrença.

Mas saiba que só quem persiste atinge sua meta! Os que desistem ficam para trás sem nenhuma chance. Se estudo e trabalho são os únicos meios conhecidos para se ter uma boa profissão e mais qualidade de vida, por que não encará-los? Boa sorte e foco na sua empreitada!

Quer mais dicas como essas? Então siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos posts!

 

 

Assine para receber atualizações no email!

33 Carreiras - 20%
poslive-bannerBlog
Manual do aluno Unis-optimized

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Posts Recentes