Os 8 melhores livros de nutrição que todo aluno deve ler

    Em cursos diversos, muitos alunos apresentam dificuldades para entender ou fixar uma disciplina específica. Para isso, existem os professores e, é claro, os bons livros. Na área da saúde, principalmente na graduação em Nutrição, são inúmeros volumes para consultar e aprender. No entanto, como escolher os melhores?

    No post a seguir, apresentamos algumas dicas de livros para você ampliar seus estudos e se preparar para o mercado de trabalho de Nutrição. Afinal, são muitas as áreas de atuação e cada vez aparecem mais. Como se tornar um profissional de nutrição? Veja a resposta abaixo!

    Nutrição e hepatologia: abordagem terapêutica clínica e cirúrgica

    Esse livro é essencial para uma abordagem interdisciplinar. Em 28 capítulos, ele auxilia o estudante de graduação em Nutrição a conhecer, de forma atualizada, as inovações da Nutrição e da Hepatologia modernas. Afinal, como a sua alimentação influencia nas doenças do fígado? 

    Em um primeiro momento, a obra aborda a Nutrição Clínica aplicada à Hepatologia. Em seguida, são discutidas as doenças crônicas do fígado e suas complicações. Finalmente, os autores discutem sobre a intersecção entre as duas áreas, seus limites e fronteiras.

    Você é o que você come: o poder da alimentação natural

    Mudar os hábitos alimentares e investir em comida natural costuma assustar muita gente. No entanto, neste livro de Gillian McKeith, a comida saudável não faz medo a ninguém. É possível comer, gostar e ter saúde e energia.

    Com muitas imagens coloridas e um texto leve e agradável, a autora consegue convencer pessoas comuns e profissionais de nutrição a reverem seus hábitos alimentares e consumirem mais frutas, legumes e verduras ao longo da vida. Confira!

    Entendendo a gordura: os ácidos graxos

    Esse livro de Nutrição é indicado para estudantes e profissionais, pode ter certeza que você vai consultá-lo muito durante a sua carreira. Nele, você vai entender mais sobre os ácidos graxos, suas implicações na medicina, estética, terapia e nutrição, além de conhecer melhor o trabalho de pesquisadores brasileiros em longos anos de pesquisa. 

    Com certeza é o livro ideal para quem pretende entrar no mercado de trabalho de Nutrição. Além disso, ele é completo e serve para os demais profissionais da área de saúde e biomedicina.

    CTA_UNIS_Nutrição_1

    Nutrição: Conceitos e Controvérsias

    Livro fundamental para todo estudante de graduação em Nutrição, ele mostra nutrientes como carboidratos, proteínas e vitaminas bem como suas influências em nosso corpo e metabolismo. Ele também mostra como a Nutrição muda durante a vida. 

    O volume também aborda dúvidas frequentes no começo de cada capítulo, com respostas ao longo de cada um deles e inclui sites confiáveis sobre nutrição disponíveis na internet. Ele explora assuntos como tecnologia e segurança alimentares e a fome mundial.

    Mente criativa: a aventura do cérebro bem nutrido

    Nesse livro, o autor Juarez Nunes Callegaro aborda não só a importância de uma alimentação saudável, mas explica, em detalhes, como os alimentos ricos em nutrientes auxiliam a atividade cerebral, inclusive prevenindo doenças degenerativas. Aprender como as moléculas atuam no cérebro é o primeiro passo para a prevenção desse desgaste.

    Com esse conhecimento em mãos, estudantes e profissionais de Nutrição conhecem muito mais a fundo sobre as causas e consequências de doenças cerebrais. Dessa forma,  com uma alimentação gostosa e nutritiva, fica mais fácil cuidar do corpo.

    Nutrição esportiva: uma visão prática

    Área com cada vez mais profissionais de Nutrição, o Esporte é fundamental na vida de pessoas de todas as idades. Por isso, nesse livro, são abordadas as modalidades esportivas e tópicos como nutrição em academia, psicologia do esporte e, até mesmo grupos especiais, como idosos, cadeirantes, mulheres e crianças. 

    Por ter uma visão prática do cotidiano desses profissionais, este livro de Nutrição é indicado para todos os interessados na área de esportes, sejam estudantes ou profissionais que já atuam na área. Dessa forma, mais do que um objeto de estudo, a obra também se torna um instrumento para o mercado de trabalho em Nutrição.

    Tudo posso, mas nem tudo me convém

    A Dra. Gisela Saviola aborda, de forma clara e simples, sobre os riscos das comidas processadas e suas consequências à saúde do corpo e da mente. Em uma sociedade que insiste em ser magra com dietas restritivas ou prejudiciais, o conhecimento sobre os alimentos se torna cada vez mais necessário.

    No livro, a médica fala sobre o aparecimento de diversas doenças ocasionadas pela má alimentação, como é o caso da obesidade. Ainda mostra que, para um emagrecimento saudável, somente a prática de atividades físicas e ter foco na alimentação não são suficientes.

    Fisiologia da nutrição na saúde e na doença - Da Biologia Molecular ao Tratamento

    Um dos livros mais completos da Nutrição, apresenta equipe técnica formada por 3 editores e 128 colaboradores, que explicam em 45 capítulos e 800 páginas, o estudo da fisiologia nutricional básica e os distúrbios nutricionais. Com conteúdo atualizado e científico, é essencial para todos os estudantes e profissionais de Nutrição.

    Ideal para quem está na graduação em Nutrição, o volume aborda de maneira didática a fisiologia da nutrição sob a visão do organismo e seus sistemas. Dessa forma, analisa e avalia o estado nutricional de todo o corpo humano.

    Com esses 8 livros de Nutrição, certamente a sua estante ficará completa, assim como os seus estudos. Durante a preparação para o mercado de trabalho, como em toda profissão, é fundamental nunca deixar de estudar. Por isso, a aquisição e leitura de livros referência na sua área de estudo são essenciais. 

    Hoje, muito se fala sobre uma alimentação saudável, principalmente em escolas e para as crianças. Esses livros com certeza vão auxiliar seu ingresso no mercado de trabalho de nutrição com sucesso, independente da área de atuação que você pretenda seguir. 

    Além disso, profissionais que já atuam na área podem se beneficiar bastante desse conhecimento, ao se atualizar e desenvolver sua variedade e quantidade de pessoas atendidas. No Curso de Nutrição, o estudo nunca termina.

    Agora que você já sabe quais os livros fundamentais para o mercado de trabalho em Nutrição, vamos saber mais? Confira agora o conteúdo Curso de Nutrição: as principais tendências para o mercado?

    Veja as principais tendências para a Nutrição!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!