O papel da alimentação no processo de emagrecimento

    Muitas pessoas buscam a reeducação alimentar com o intuito de emagrecimento. O que elas não sabem é que esta é uma oportunidade de ganhar qualidade de vida e de compreender melhor o papel e o efeito da alimentação em nossa vida.

    A melhor maneira de se ter uma boa forma não é somente a partir de dietas, mas da aquisição de hábitos saudáveis que vêm da reeducação alimentar. E se você pensa que somente a seleção de ingredientes é o suficiente, se engana e muito! Faz parte de todo esse processo estabelecer horários para as refeições, mastigar corretamente, não pular nenhum horário de alimentação, além de tornar todas essas práticas hábitos do dia-a-dia.

    A comida e a beleza

    Eu não sei se você sabe, mas comer bem ajuda – e muito - na beleza! Uma alimentação saudável é uma grande aliada nas questões estéticas. Há nutrientes e vitaminas que, quando consumidos de maneira regular e de forma equilibrada, são fundamentais para deixar a pele mais lisa, os cabelos mais hidratados e as unhas mais fortes, por exemplo.

    Cada nutriente tem uma função no processo estético do corpo. O consumo ideal dele varia de acordo com cada pessoa, e é preciso que um nutricionista estude cada caso e defina uma dieta que atenda às suas demandas

    Reeducação alimentar de forma consciente

    Diversos estudos comprovaram que uma alimentação com deficiências nutricionais, com excesso de açucares, gordura e sódio causam, além da falta de nutrientes no organismo, alterações estéticas. É nessa hora que o famoso culote chega pra ficar!

    Quando se pensa na reeducação alimentar, não é somente o emagrecimento que deve ser o foco. Vamos imaginar o seguinte: você sofre com problemas inflamatórios recorrentes. Os remédios aliviam os sintomas, mas quando o efeito termina, as dores voltam. Se você come alimentos como carnes gordas, doces, embutidos, enlatados e ingere bebidas alcoólicas, contribui ainda mais para esse quadro. Mas se suas refeições são substituídas por alimentos como alho, peixe, açafrão, entre outros (tudo de forma equilibrada e dosada por um nutricionista, não se esqueça, heim!) com o tempo as inflamações tendem a não retornar após o efeito dos remédios.

    Mas como saber o que comer?

    O primeiro passo é ter motivação e um objetivo concreto. De nada adianta adotar dietas milagrosas ou baseadas em um alimento do momento, se não houver um equilíbrio entre os nutrientes e suas necessidades.

    A reeducação alimentar não é fácil, por isso o processo deve ser gradual. As mudanças acompanharão você pela vida toda, por isso não se deve ter pressa. Ela vai te gerar ansiedade e, consequentemente, pode te fazer querer desistir.

    Essas dicas são importantes!

    Quando você quiser se alimentar melhor e ter mais saúde, fique atento a essas dicas:

    • Priorize alimentos naturais e orgânicos;
    • Mantenha o equilíbrio em cada refeição;
    • Se alimente nos horários marcados;
    • Faça um planejamento para emagrecer;
    • Pratique atividades físicas regulares.

    O Ministério da Saúde elaborou um guia alimentar para a população brasileira. Lá estão os cinco princípios elementares no processo de alimentação saudável. São eles:

    • Alimentação é mais que ingestão de nutrientes;
    • Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo;
    • Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável;
    • Diferentes saberes geram o conhecimento para a formulação de guias alimentares;
    • Guias alimentares ampliam a autonomia nas escolhas alimentares.

    Alimentação e estética

    Quando você encara uma dieta, deve levar em conta que, se ela não for feita de forma adequada, fará você perder muito mais que peso. Além das gordurinhas indesejáveis, podem estar sendo eliminados nutrientes importantes, o que vai te causar carência deles e os impactos serão visíveis. Mas como? Quando as unhas quebram com facilidade, ou quando o cabelo fica opaco, por exemplo, são sinais que o corpo dá de que faltam vitaminas.

    Até aí você entendeu tudo direitinho, né! Mas deve estar se perguntando: O que eu devo comer? Quais alimentos vão beneficiar minha saúde e meu corpo? A gente selecionou alguns deles que podem te dar uma ideia de como cada um é importante e que juntos eles fazem o corpo trabalhar direitinho! Vamos a eles:

    Cabelos: Para ter um cabelo, bonito, sedoso e forte, você deve ter em sua dieta alimentos ricos em proteínas. Elas são compostas por aminoácidos como a queratina, que protegem e fortalece os fios. Você encontra as proteínas em peixes, carne, ovos, leite e seus derivados.

    Pele: Se tem uma parte do corpo afetada diretamente pela alimentação, é a pele! Os nutrientes do corpo vão alimentando nossa pele, e se a alimentação não é saudável, ela vai sentir falta deles, perdendo o brilho e a elasticidade. Para que isso não ocorra, vá atrás das fibras, vegetais crus, frutas, leite e muita água. Além de serem considerados leves, esses alimentos têm importantes minerais e vitaminas que neutralizam os radicais livres.  

    Unhas: As unhas dão vários sinais da falta de nutrientes no organismo, e cada um deles precisa ser combatido com diferentes alimentos. Se suas unhas estiverem, secas e quebradiças, é preciso comer alimentos que contenham cálcio (leite e derivados, vegetais de folha escura e peixes). Quando as unhas estão descamando ao redor e possuem coloração acinzentada, está faltando zinco. Eles estão presentes na carne vermelha, nos frutos do mar, nas nozes e nas aves).

    Viu como a reeducação alimentar vai muito além de simplesmente emagrecer? Para se ter um corpo em forma, é preciso aliar harmonia e saúde.

    De nada adianta combater a gordura localizada, a celulite ou a flacidez se não se tratar as causas. A gente espera que você tenha aproveitado a leitura e que lembre das nossas dicas quando quiser emagrecer. Não esqueça a saúde, heim!

    Ah! E se estiver pensando nessas áreas como futuro profissional, aqui no Grupo Unis você encontra os cursos de Nutrição (que é o melhor do Brasil segundo o MEC!) e de Estética e Cosmetologia.

    A gente não vê a hora de trazer mais conteúdos bacanas pra você! Logo estamos de volta. Até lá!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!