15 livros incríveis para todo estudante ler

    No dia a dia corrido de quem estuda — para não falar naqueles que estão se preparando para o ENEM e conciliando a vida de aluno com o trabalho —, ler pode até parecer um luxo. Afinal, quando é que você vai ter tempo e energia para fazer seu cérebro se concentrar em um livro que não seja exigência da escola, faculdade ou do vestibular?

    A verdade, contudo, é que apesar disso, o hábito da leitura pode fazer toda a diferença no seu desempenho acadêmico e profissional, além de ser uma atividade relaxante e prazerosa.

    Não acredita? Então fique sabendo, a seguir, por que você deve passar mais tempo com o nariz entre as páginas e conheça 15 livros para estudantes de todas as áreas terem na mesa de cabeceira!

    Ler para quê?

    Não faltam estudos comprovando e enumerando cada vez mais benefícios da leitura para o cérebro, mas se você ainda precisa de motivos para abrir um livro antes de dormir, no ônibus, na sala de espera ou onde mais puder se dedicar a ele, aqui vão algumas das principais vantagens desse hábito tão simples:

    • ler expande seu vocabulário e aumenta sua afinidade com a linguagem, aperfeiçoando suas habilidades de escrita e interpretação de texto;

    • ler melhora a memória e contribui para prevenir doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer;

    • ler ajuda seu corpo e sua mente a relaxarem, combatendo a insônia e deixando-o mais disposto;

    • ler estimula o pensamento criativo.

    Convencido? Então confira agora as nossas sugestões:

    O que há em ciências humanas e sociais?

    1. “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo

    Relatando a vida da jovem descendente de escravos Ponciá, de sua infância na roça às decepções na cidade grande, o romance de Conceição Evaristo está entre os livros para estudantes mais importantes para a compreensão da identidade da mulher negra no Brasil, além de tratar também de questões como a solidão e a miséria.

    2. “A hora da estrela”, de Clarice Lispector

    Clássico da literatura brasileira, “A hora da estrela” é o último romance escrito por Clarice Lispector antes de sua morte. Ele conta a vida miserável e vazia de sentido da retirante Macabéa, que se mistura à história de seu narrador fictício, Rodrigo S.M.

    Apesar de parecer simples, a trama com certeza vai fazer com que você se identifique com os anseios dos dois personagens.

    3. “1984”, de George Orwell

    Se você alguma vez já se perguntou de onde veio o “Big Brother”, saiba que é deste romance. Escrito em 1948, este clássico do escritor britânico George Orwell retrata um futuro assustador, em que três grandes regimes autoritários dominaram a Terra a ponto de tirarem todas as liberdades imagináveis das personagens.

    4. “Norwegian wood”, de Haruki Murakami

    Inspirada na música de mesmo nome dos Beatles, este livro do renomado autor japonês narra a história do jovem Toru Watanabe na Tóquio dos anos 1960, sua passagem para a vida adulta e seus dois amores por duas mulheres bastante diferentes, no cenário histórico dos movimentos estudantis da época.

    5. “O processo”, de Franz Kafka

    Uma das mais importantes obras do aclamado autor tcheco Franz Kafka, “O processo” narra a absurda e surreal história de Josef K., que logo nas primeiras páginas é preso sem saber de que é acusado, entrando ao longo da história em um rolo burocrático cada vez mais complicado. O livro é recomendado para estudantes de todos os interesses.

    E em ciências exatas?

    6. “O universo em uma casca de noz”, de Stephen Hawking

    Para quem se interessa por assuntos como viagens no tempo e buracos de minhoca, este livro do grande Stephen Hawking é uma introdução à física quântica destinada especialmente aos leigos. Uma ótima leitura para começar a entender nosso universo, principalmente para quem está pensando em seguir carreira na área!

    7. “O homem que calculava”, de Malba Tahan

    Publicado pelo professor brasileiro Júlio César de Mello e Souza sob o pseudônimo de Malba Tahan, “O homem que calculava” acompanha as aventuras do calculista persa Beremiz Samir, apresentando a cada capítulo um problema de lógica que deixará os leitores amantes da matemática fascinados!

    8. “A vida modo de usar”, de Georges Perec

    Em uma das mais ousadas misturas entre linguagem e matemática do século, o livro do autor francês Georges Perec, quando analisado com mais atenção, revela um segredo intrigante: sua trama, que acontece em um imóvel no formato de um tabuleiro de xadrez (incrível para quem gosta de arquitetura), obedece, na passagem de um capítulo para o outro, o algorítmo do cavalo, problema enxadrístico que desafia o jogador a fazer com que o cavalo percorra todas as casas do tabuleiro, sem repetição.

    9. “A jogada do século”, de Michael Lewis

    O livro que inspirou o aclamado filme “A grande aposta”, indicado ao Oscar em 2016, é uma excelente leitura para os interessados em economia, matemática, e suas aplicações — e consequências, às vezes, desastrosas — na vida real.

    10. “Uma dobra no tempo”, de Madeleine L’engle

    Esse romance de ficção-científica conta a história da adolescente Meg Murry e sua busca para resolver o mistério do desaparecimento de seu pai, um cientista famoso que estava trabalhando em uma teoria sobre a 5ª dimensão. Entre os temas abordados estão a teoria da relatividade, os buracos de minhoca, as contrações do espaço-tempo, e outros!

    E ciências biológicas?

    11. “O alienista”, de Machado de Assis

    O que acontece quando um médico decide abrir um manicômio em uma cidade do interior para abrigar os doidos da região e começa a encontrar, pouco a pouco, traços de loucura em todo mundo com quem conversa? É o que mostra esse conto arrepiante de Machado de Assis!

    12. “Moby Dick”, de Herman Melville

    Narrado pelo marinheiro Ismael, a perseguição do capitão Ahab à baleia branca é muito mais do que um romance de vingança. Para quem se interessa por Biologia e Medicina Veterinária, “Moby Dick” traz detalhes diversos sobre ictiologia, pesca e zoologia, além do fundo histórico interessantíssimo.

    13. “Frankenstein”, de Mary Shelley

    A assustadora e eletrizante história do Dr. Victor Frankenstein e sua descoberta do segredo da vida, com o qual cria a famosa criatura humanoide que tão bem conhecemos, traz questões muito pertinentes aos futuros estudantes das ciências biológicas, da ética médica ao poder da ciência.

    14. “Olhai os lírios do campo”, de Érico Veríssimo

    Misturando questões sociais, existenciais e econômicas, este clássico da literatura brasileira narra a trajetória de Eugênio, de sua origem humilde até tornar-se um médico bem-sucedido, depois de muito esforço e luta sua e de seus pais.

    15. “Primavera silenciosa”, de Rachel Carson

    Considerada uma das primeiras obras do movimento ambientalista do mundo, o livro da bióloga estadunidense Rachel Carson denuncia os malefícios dos pesticidas para o meio ambiente e os animais, sendo considerado um dos mais importantes e influentes do século XX.

    Finalmente, vale lembrar que qualquer tipo de leitura é sempre benéfico, por isso apesar de as nossas sugestões estarem divididas por área, todas são excelentes para estudantes de todos os interesses.

    Agora que você sabe mais sobre a importância da leitura para seu desempenho e tem uma lista cheia de recomendações bacanas para curtir no tempo livre, aproveite e confira também nosso post sobre como fixar o conteúdo para uma prova de vestibular excepcional!

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!