Conheça 7 dicas de como escolher uma faculdade particular

    Escolher uma faculdade para fazer o seu curso superior pode ser difícil. São muitas opções, cada uma com o seu método, a sua própria história e um mesmo objetivo: oferecer ensino de qualidade a cada vez mais pessoas.

    Manual do Aluno

    No entanto, muitas vezes existe uma grande diferença entre o que é prometido e o serviço oferecido de fato. O resultado é uma grande frustração por parte do(a) estudante, que investiu tempo e dinheiro em um curso que pode não ajudá-lo a chegar aonde ele(a) queria no mercado de trabalho.

    Para evitar que isso aconteça é fundamental fazer uma verdadeira investigação sobre a faculdade que já se frequenta ou que se deseja frequentar. Separamos 7 dicas que vão ajudar nesta fase, para que não restem dúvidas que você fez a melhor escolha.

    Investigue se a instituição possui reconhecimento pelo MEC

    Na dúvida, “comece pelo começo”. O reconhecimento pelo Ministério da Educação e uma boa nota são indicativos de que a instituição é séria e oferece condições estruturais e curriculares.

    O órgão, através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) faz uma avaliação intensiva à faculdade, analisando os seus métodos de ensino, as suas propostas para enriquecer o currículo dos estudantes e a disponibilidade de recursos físicos e tecnológicos.

    Para englobar todos esses conceitos, existe o CPC (Conceito Preliminar de Curso), o IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados) e ainda o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). 

    As notas de todos os estabelecimentos de ensino superior do país podem ser consultadas online, através do site do INEP.

    Veja quais as modalidades de ensino oferecidas

    As faculdades tentam cada vez mais adaptar-se aos diferentes estilos de vida dos alunos. E é por isso que, além da modalidade presencial, também existe cada vez mais oferta de cursos a distância.

    Se precisa de flexibilidade de horário, deve considerar todas as opções nesse momento e saber se a faculdade as oferece. Vale ressaltar, no entanto, que nem todos os cursos estão disponíveis como EaD porque possuem uma forte vertente prática. 

    Consulte se há facilidades de pagamento para os estudantes

    Um dos motivos que mais faz os estudantes abandonarem a faculdade são as dificuldades para manter o pagamento das mensalidades. Em algum momento, essa pode ser uma despesa difícil de suportar.

    Portanto, vale a pena consultar se a faculdade disponibiliza bolsas de estudo, planos de pagamento ou aceita outras formas de financiamento estudantil como Fies e ProUni. 

    Ter essa perspectiva é fundamental para saber com o que pode contar em um momento de dificuldade.

    Avalie a infraestrutura da faculdade

    Não, escolher estudar em uma faculdade que tenha infraestrutura de qualidade não é um luxo. Um local dedicado ao estudo deve ser, no mínimo, confortável para favorecer o aprendizado.

    Além disso, é importante que ofereça outros recursos indispensáveis para a realização de aulas práticas, atividades de pesquisa e até mesmo de convivência entre os estudantes.

    Toda essa parte estrutural fortalece o caráter pedagógico das graduações e pós-graduações e ainda fazem com que o estudante se sinta mais motivado a frequentar as aulas. 

    Descubra a taxa de empregabilidade dos egressos da instituição

    Todas as instituições de ensino têm uma reputação no mercado de trabalho. Depois de algum tempo, os empregadores já são capazes de reconhecer aquelas que formam mais profissionais qualificados.

    Mesmo que seja uma informação extra oficial, algo obtido de boca a boca, há sempre como saber como é a receptividade dos ex-alunos da instituição no mercado. 

    Converse com egressos da faculdade que já estão trabalhando e veja como foi para eles conseguir uma vaga de emprego.

    Esse simples diálogo pode já dar uma ideia melhor sobre as expectativas para o futuro, mesmo que esteja disposto(a) a contrariá-las.

    Consulte as iniciativas da faculdade para facilitar a entrada no mercado

    Ainda falando sobre a vida profissional, uma boa faculdade compreende que o seu papel vai além de oferecer uma grade curricular preenchida. 

    A instituição pode trazer oportunidades verdadeiramente transformadoras para a carreira dos estudantes.

    A presença de um centro de estágios, por exemplo, faz toda a diferença. O convênio com empresas permite que os alunos possam iniciar os seus caminhos profissionais com tranquilidade e abrem espaço para o networking.

    estudantes

    Um dos diferenciais do Unis é contar com o CEDAC (Centro de Desenvolvimento de Apoio à Carreira), um setor inteiramente dedicado à orientação profissional dos acadêmicos. São iniciativas como estas que todo estudante deveria ter à disposição.

    Verifique qual o método de ensino utilizado

    Já parou para pensar que o método de ensino da faculdade escolhida pode não ser tão interessante para você? Ele pode definir o seu envolvimento com as aulas e o ritmo do aprendizado.

    Pesquise um pouco sobre o assunto e descubra as diferenças entre os modelos tradicionais e a metodologia ativa de ensino

    Optar por um modelo mais dinâmico surge como uma alternativa para evitar que o processo seja marcado por desânimo e frustração.

    Não existe uma fórmula mágica para escolher a melhor faculdade para você, mas essas dicas podem, definitivamente ajudar. 

    Se olhar mais atentamente, verá que o Grupo Unis cumpre todos os requisitos e com louvor. Referência em ensino no Sul de Minas, a instituição carrega orgulhosamente uma nota 4 atribuída pelo MEC.

    Isso quer dizer que você pode procurar, mas achamos que talvez já tenha encontrado a faculdade particular ideal, não acha? 

    Como a nota do MEC é importante para as faculdades particulares?

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!