Carteirinha Nacional do Estudante: o que é importante saber?!

A Carteira Nacional de Identificação Estudantil (CIE), popularmente conhecida como Carteirinha do Estudante é o documento que concede a todo estudante brasileiro, dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, 50% de desconto na aquisição de ingressos em programas culturais, educativos e esportivos, em todo o país. A carteirinha é um direito do estudante e está regulamentada pela lei 12.933/13 que especifica que, para ter direito, o aluno deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino.

A CIE pode ser emitida pelas organizações estudantis de nível nacional – União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) – e também pelas entidades estaduais e municipais filiadas a estas instituições. Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e Centros e Diretórios Acadêmicos também estão autorizados a confeccioná-la.

As carteirinhas emitidas pelas entidades estaduais e municipais devem obedecer ao padrão nacional e às especificações técnicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que possui certificação digital. Isto quer dizer que somente entidades estudantis têm autorização legal para produzir o documento oficial, pois é uma forma de garantir a validade e limitar o risco de fraude.

Afinal, por que devo solicitar a carteirinha de estudante?

Além de assegurar o pagamento de meia entrada em eventos diversos, a CIE garante ao estudante alguns benefícios. Vamos a eles:

• Documento oficial: Assim como uma carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou a CNH, a Carteira de Identificação Estudantil é considerada um documento oficial e, em algumas ocasiões, pode ser usada como meio de identificação. Assim, ao sair de casa, você não precisa levar aquela carteira cheia de documentos;

• Descontos: Algumas empresas optam por oferecer algum tipo de desconto ou benefício para estudantes, mediante a apresentação da CEI. Em muitas cidades, restaurantes, empresas de transporte público e até aplicativos já oferecem benefícios aos estudantes. E quem não gosta de descontos?

• Versão Digital: A carteirinha do estudante também possui uma versão digital e pode ser bem mais interessante do que a impressa, já que tem custo mais baixo (pois dispensa impressão e o envio pelos Correios), não apresenta riscos de deterioração e está sempre à mão.

Carteirinha do Estudante Unis

No Grupo Unis, todos os alunos recebem a Carteirinha do Estudante sem custo, que é confeccionada assim que ele é matriculado. O documento é impresso e entregue ao representante de turma, que faz a distribuição entre os colegas. Já os alunos dos cursos EaD também recebem o documento estudantil, porém na versão digital.

E aí, bora aproveitar os benefícios que essa carteirinha te proporciona?