Dicas para não errar na hora de escolher sua Instituição de Ensino Superior

Quando chega a hora de iniciar a vida acadêmica no Ensino Superior, diversos desafios aparecem no caminho. Depois de se decidir pelo curso que quer seguir, é hora de procurar uma Instituição para dar prosseguimento ao seu sonho.

São diversos os critérios para se levar em conta na hora de tomar essa decisão, e é preciso estar atento para não se basear em pensamentos equivocados, afinal, um curso superior representa a sua futura carreira, além de sua satisfação pessoal e profissional.

A gente selecionou aqui seis dicas para te ajudar na hora de escolher qual Instituição ingressar.

1 - Pesquise e conheça a estrutura

O primeiro passo já diz muito sobre sua rotina quando ingressar numa Faculdade: pesquise! A primeira dica é essa mesmo! Visite a Instituição para conhecer de perto onde você vai estudar, o que ela oferece de infraestrutura para sua formação. Confira itens básicos como conservação dos prédios, condições de iluminação, ventilação e limpeza.

A biblioteca é outro local que você deve visitar. Confira se há acervo de livros da área que você pretende estudar, se o ambiente propicia condições de estudos e se há periódicos (jornais e revistas) atualizados.

2 - Confira a nota do MEC

O ministério da Educação avalia periodicamente cursos e instituições, e os ranqueia com notas, que vão de 1 a 5. É importante saber qual é a nota que a instituição de ensino recebeu. Isso permite que você saiba qual o desempenho que elas obtiveram, te auxiliando na hora de fazer a sua escolha. (Para descobrir essas notas, acesse o site do MEC).

3 - Conheça mais sobre o corpo docente

De nada adianta ter uma boa estrutura, se os professores não forem capacitados. Por isso, corra atrás dessa informação também! A experiência acadêmica e profissional do corpo docente é fundamental na hora de escolher qual faculdade fazer. Titulação, experiência e áreas de pesquisa são algumas das questões que você deve pesquisar. Uma dica é consultar o currículo lattes. Pelo nome do professor você chega a um compilado de dados como formação acadêmica, atuação profissional, linhas de pesquisa, artigos e livros publicados, entre outros.

4 - Confira a grade curricular do curso

Durante a sua graduação, existem matérias que irão compor seus estudos. É imprescindível que você conheça o que vai estudar para saber se as matérias vão ao encontro do que você traçou como plano. Por isso, faça uma análise das disciplinas que você irá cursar em cada período, as áreas abrangidas, atualização do conteúdo e se há um enfoque voltado para o mercado de trabalho. Isso vai facilitar sua escolha.

5 - Estímulo ao intercâmbio

Viver uma experiência internacional é uma oportunidade única na vida de um estudante universitário. Por isso, pesquise se a Instituição oferta a possibilidade de intercâmbios durante a graduação. Essas oportunidades internacionais permitem que você possa aprender mais sobre sua profissão, além de ser uma chance de fazer amigos e aprender novos idiomas.

6 - Converse com alunos e ex-alunos

Se você quiser mais detalhes, converse com quem já está estudando. Afinal, não há ninguém melhor para falar sobre as qualidades e problemas de uma faculdade do que os próprios alunos. Procure conversar com os estudantes atuais e também os que se formaram recentemente e tire dúvidas de como é a rotina das aulas, os laboratórios, a preparação para o mercado, entre outros pontos.

Depois das dicas que te demos sobre como escolher o seu curso superior, a gente espera que as informações de hoje te facilitem nesse passo pra lá de importante que é cursar uma faculdade. Logo nos encontramos novamente. Até lá!