METODOLOGIAS ATIVAS: CONHEÇA A SALA DE AULA INVERTIDA!

INTRODUÇÃO

Vocês certamente já viram falar muito por aqui sobre as tais metodologias ativas, tão presentes nas dinâmicas de ensino contemporâneas, e também nas práticas do Grupo Unis.

A partir de hoje iniciaremos por aqui uma pequena série de textos detalhando as metodologias ativas, e apresentando exemplos de práticas desenvolvidas através dessas metodologias dentro das dinâmicas de atividades realizadas por professores e alunos do Grupo Unis. Vamos lá?!

PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO

O principal objetivo desta metodologia de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, partindo de problemas e situações reais. Nessa proposta, o estudante está no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento.

De acordo com professores e pesquisadores na área da Educação, a tecnologia traz hoje a integração de todos os espaços e tempos. O processo de ensinar e aprender acontece numa interligação constante entre o que chamamos mundo físico e mundo digital.

As metodologias ativas encontram, nessa nova realidade, um caminho amplo para explorar suas diversas ferramentas. Hoje vamos detalhar uma das possibilidades dessas metodologias, aplicadas fortemente nas aulas do Grupo Unis, sejam elas presenciais ou online: a sala de aula invertida!

SALA DE AULA INVERTIDA

A ideia desse modelo de ensino é que cada espaço seja invertido. Se, em uma aula tradicional, os alunos absorvem todo conteúdo em sala e a fixam a matéria aprendida em casa, realizando tarefas e estudos por conta própria, na sala de aula invertida a lógica é contrária. Aqui, o aluno aprende a matéria nova em casa, por conta própria, e em sala de aula, contando com professores e tutores como apoio, ele realiza a fixação do conteúdo.

Esse tipo de educação une a proposta da EaD (educação a distância) com o ensino presencial. O aluno utiliza a tecnologia e métodos online para absorver o conteúdo e, presencialmente, conta com o apoio de um professor para auxiliar em eventuais dúvidas e outras questões.

A ideia é que os alunos utilizem o tempo com a presença do professor para potencializar o aprendizado do conteúdo já absorvido.

COMO SURGIU?

A sala de aula invertida começou a ser desenvolvida nos anos 90 com trabalhos de pesquisadores das universidades americanas de Harvard e Yale. Em 2000, o pesquisador J. Wesley Baker avançou nos estudos acerca desse modelo de educação inovador e apresentou o conceito de flipped classroom (sala de aula invertida).

Desde então, a metodologia foi aplicada em algumas da universidades mais conceituadas dos Estados Unidos, como Harvard, Stanford, MIT e Duke University. E não só nos Estados Unidos, mas o modelo já vem sendo utilizado amplamente em países como Islândia, Irlanda, Turquia, Emirados Árabes, Espanha, Austrália, Noruega, Itália, Espanha e China. Na América Latina, já se encontram instituições que apostam na sala de aula invertida na Argentina, México, Colômbia, Peru e Chile.

VANTAGENS DA SALA DE AULA INVERTIDA

• Otimização de tempo: às vezes, o professor gasta maior parte da aula expondo um conteúdo completamente novo para os alunos. Isso pode gerar muitas dúvidas, perguntas e interrupções na aula. Então, normalmente, uma aula de 50 minutos pode não render tanto assim. Se o alunos já têm contato prévio com a matéria antes da aula, há muito mais chance de surgirem menos dúvidas e a aula render muito mais;
    • Alunos mais interessados: segundo levantamentos, a metodologia promove um aumento de 20% na presença dos alunos em sala de aula, além de 40% em engajamento e participação nas aulas. As notas também aumentaram. Ainda de acordo com o mesmo estudo, as notas dos alunos que estudavam no modelo de sala de aula invertida eram duas vezes maiores do que os alunos do ensino tradicional;
    • Retenção de aprendizado: os resultados de estudos apontaram também que alunos que estavam inscritos em salas de aula do modelo invertido absorviam de 49% a 74% a mais dos conteúdos do que os estudantes do modelo tradicional;
    • Aluno protagonista: talvez a vantagem mais atrativa para o estudante é o fato de que, na sala de aula invertida, é ele o protagonista do próprio aprendizado.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO!

Aposte nas videoaulas! Um modelo educacional que também não para de crescer no Brasil é o EaD. Esse modelo, muito semelhante ao da sala de aula invertida, tem muito sucesso por incentivar a autonomia dos alunos e fazer deles protagonistas no próprio aprendizado. Então, como a sala de aula invertida aposta, também, na junção do ensino tradicional com o ensino a distância, utilizar de videoaulas pode ser o casamento perfeito!

Já que nessa metodologia todo conteúdo é passado remotamente, utilizar vídeos online pode ser o diferencial para o aprendizado dos alunos. Já é comprovado que os vídeos geram mais engajamento e, além disso, são muito mais atrativos.

E com tanta tecnologia e investimento em plataformas para hospedagem de videoaulas, fica ainda mais fácil implementar o modelo de sala de aula invertida utilizando vídeos online para os conteúdos.

METODOLOGIAS QUE TRANSFORMAM O ENSINO!

São muitos os benefícios ao trazer as metodologias ativas para dentro da sala de aula. O principal é a transformação na forma de conceber o aprendizado, incentivando que o aluno pense de maneira diferente e resolva problemas conectando ideias.

No Grupo Unis, queremos alunos proativos, então, buscamos adotar metodologias nas quais eles se envolvam em atividades cada vez mais complexas, e que tenham de tomar decisões e avaliar resultados, com apoio de materiais relevantes. Queremos que sejam criativos, então precisamos oferecer a eles inúmeras possibilidades de mostrar sua iniciativa.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Nos vemos no próximo texto da nossa série sobre Metodologias Ativas!