O que é importante saber antes de escolher um curso de graduação?

Escolher a carreira profissional é um momento muito importante. É a definição do rumo que você vai dar para a sua vida. A decisão não é fácil. Exige aptidão, análise do cenário profissional, entre outros aspectos.

É normal sentir insegurança na hora de tomar uma decisão tão importante. Mas é preciso conhecer a si mesmo e à carreira que pretende seguir, olhando para dentro de si e analisando suas habilidades, gostos, aptidão e personalidade. A partir daí é hora de procurar as carreiras que possam combinar com você e buscar a maior quantidade possível de informações sobre elas.

Para iniciar esse processo, existem alguns passos. A gente vai listar eles aqui para te ajudar a entender melhor. O primeiro deles é: Pergunte a si mesmo. “Quais as minhas habilidades?”, “Quais atividades terei que desempenhar no trabalho?”, “Onde poderei aplicar os conhecimento que vou adquirir nessa profissão?”. Depois desse primeiro passo, vamos aos demais!

Análise de preferências

É hora de fazer uma reflexão sobre quais áreas do conhecimento você mais gosta. Existe um exercício bem simples e que pode te ajudar. Pense nas disciplinas que você estudou durante o período de colégio: você gostava de Matemática e Física, ou era um grande apreciador das aulas de História e Literatura? Curtia as aulas de Inglês ou Espanhol ou preferia os exercícios no laboratório de Ciências?

A partir dessa análise, você consegue perceber qual das grandes áreas do conhecimento (humanas, exatas ou biológicas) se encaixa melhor no seu perfil pessoal.

Identificar quais são suas habilidades é essencial para definir qual é a carreira que melhor se encaixa em seus objetivos.

Pensar suas expectativas e enumerar prioridades

O que você espera do futuro? Esse planejamento é importante para identificar quais são as suas expectativas de vida e o que você tem como prioridade. Isso serve, não só no momento de tomada de decisão, mas também a médio e longo prazo.

Existe um exercício que te ajuda nesta etapa: se questione sobre qual é o padrão de vida que deseja ter. Você pretende ganhar dinheiro e desfrutar de uma vida luxuosa ou se importa pouco com bens materiais e deseja apenas ter conforto e alguma estabilidade? O retorno financeiro é sua maior prioridade? Responder a estes questionamentos te ajuda a tomar a melhor decisão.

Conheça os cursos que você se interessa

Você já deve ter selecionado alguns cursos. Então, chegou a hora de estudar cada uma das possibilidades de forma prática. A internet pode ser uma grande aliada nesta busca de informações. Outra possibilidade é saber mais sobre as opções de graduação é participar de feiras de profissões, workshops sobre carreira e mercado de trabalho ou, ainda, de eventos promovidos pelas próprias instituições de ensino.

Pense!

A gente te deu várias dicas aqui. Mas vale salientar mais algumas delas, que podem te ajudar nessa escolha:

• Faça um teste de personalidade;

• Conheça as áreas do conhecimento e as diferenças entre elas;

• Pesquise profissões que sejam do seu interesse;

• Fique por dentro do mercado de trabalho;

• Pesquise as instituições de ensino junto ao MEC.

Não cometa esses erros!

A hora de tomar essa decisão é crucial. Por isso, você tem que ficar atento para não “escorregar” nessas questões:

• Não é porque você gosta de Matemática, que tem aptidão para Engenharia (e isso vale para as demais áreas também!). O gosto por uma disciplina que você cursos no Colégio não é necessariamente o melhor indicativo para a definição da sua profissão. É que escolher sua carreira profissional não é uma ciência exata. Se este for o seu critério de escolha, tenha em mente mais de uma opção de curso;

• Escolher uma profissão sem pesquisar sobre o curso. Isso pode ser fatal! A dica é: pesquise o máximo possível sobre cursos e profissões antes de escolher. Avalie todas as opções;

• Não seja “Maria vai com as outras”! Tome a decisão baseada nas suas escolhas, e não no que os outros pensam sobre a profissão que você quer seguir. Opiniões como “Essa profissão ganham mal”, ou “Emprego nessa área é tão difícil!” não devem ser balizadoras para sua tomada de decisão.

É isso aí! Definir o futuro requer muita concentração e dedicação. Ah! A gente aqui é o melhor Centro Universitário privado de Minas Gerais! Vale consultar e também conhecer nossos cursos! #ficaadica

A gente espera que esse texto tenha te ajudado. Logo a gente se esbarra aqui novamente! Até lá!