Caso esteja encontrando dificuldades para pagar as mensalidades de sua faculdade, leia este tutorial com informações para ajudá-lo a pagar por sua graduação.
Mesmo sabendo que um diploma de ensino superior é fundamental para a conquista do sucesso profissional, infelizmente alguns estudantes acabam desistindo do curso durante a graduação por questões financeiras.
Como as faculdades sabem sobre a importância do ensino superior para o crescimento na carreira, elas oferecem aos alunos diversas opções para o pagamento das mensalidades.
Por isso, você não deve desistir do seu curso de graduação, já que existem diversas formas de você conseguir pagar a sua faculdade.
Mesmo que você tenha um orçamento limitado e já tenha dívidas com a faculdade é possível se planejar e custear os seus estudos.
Conheça as informações necessárias para auxiliá-lo a obter o seu diploma universitário.
1) Faça um planejamento financeiro para pagar os seus estudos
O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro com a sua renda e todos os seus gastos mensais, incluindo os custos com a sua graduação. Dessa forma, você saberá quais são os seus gastos fixos e onde conseguirá economizar.
No seu orçamento você deverá colocar as suas dívidas com a faculdade, caso haja, além de seus custos mensais.
Assim, você terá uma perspectiva real de qual a sua situação financeira e poderá escolher a melhor forma de pagar por seus estudos.
2) Busque opções para conseguir uma renda extra
A partir desse planejamento, você saberá qual o valor extra que será necessário para pagar pelos seus estudos e quais serão suas possíveis dívidas.
Dessa forma, você deverá buscar por uma renda extra que forneça o valor necessário de acordo com o seu orçamento.
Existem diversos trabalhos de freelancer e temporários que podem ser feitos durante os seus horários livres, como, por exemplo, redator digital, assistente remoto, cliente oculto, dentre outros.
Busque a melhor opção para o seu perfil, e que também seja adequada para a sua disponibilidade de tempo, assim você conseguirá uma renda extra para pagar a sua faculdade.
3) Planeje-se para conseguir uma bolsa de estudos
Mesmo que a bolsa de estudos não vá solucionar os seus problemas com as mensalidades devidas à faculdade, ela poderá ajudá-lo a concluir o seu curso.
O principal programa de bolsas de estudos no Brasil é o Prouni (Programa Universidade para Todos), que é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação).
Para conseguir uma bolsa do Prouni, o estudante deverá atender pelo menos dois dos requisitos abaixo:
- Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obter no mínimo 450 pontos na média das notas de todas as provas e não tirar zero na redação;
- Ter cursado e concluído o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado e concluído o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral na escola privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino básico em pleno exercício e integrante do quadro de funcionários permanentes da instituição na qual leciona. Além disso, deverá concorrer a bolsas exclusivas para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, não haverá necessidade de comprovação de renda familiar.
Ao atingir pelo menos dois dos atributos listados acima, o estudante poderá concorrer a bolsas integrais (100%), caso possua renda familiar bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa. Ou a bolsas parciais (50%), caso possua renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
4) Procure alternativas de financiamento estudantil
Se mesmo assim você ainda não tiver conseguido todo o valor que precisa para quitar a sua dívida com a faculdade e pagar por seus estudos, não se desespere. As faculdades oferecem diversas opções de financiamento estudantil.
O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), programa de financiamento estudantil oferecido pelo MEC é aceito pela maior parte das faculdades.
Com o FIES o estudante conseguirá financiar as mensalidades de sua graduação, lembrando que o percentual de financiamento estará relacionado com a sua renda bruta familiar.
Além do FIES, existem outros programas de crédito universitário, como o PRAVALER, que fornece financiamento estudantil simplificado, que é realizado online, no qual não há burocracias e a necessidade de se criar uma conta em um banco.
É importante falar também que algumas faculdades adotam programas de parcelamento estudantil próprios, a fim de facilitar a conclusão do ensino superior.
Você deve procurar a sua faculdade para conhecer os planos oferecidos por ela, dessa forma, você irá escolher a melhor opção para a sua realidade financeira.
Conquiste o seu diploma de ensino superior!
Mesmo que você possua dívidas com a faculdade e não esteja conseguindo pagar as suas mensalidades, não deixe que isso lhe impeça de obter o seu diploma universitário.
Como listado acima, existem diversas alternativas para que você consiga pagar as mensalidades sem atraso e as demais parcelas da faculdade.
O seu futuro profissional depende da conclusão do ensino superior, por isso você deve escolher dentre as opções acima aquela que é mais viável para você.
E caso realmente precise de um financiamento estudantil, saiba mais informações através do texto “Tudo que você precisa para conseguir um financiamento na graduação!”.