Saiba como calcular a nota do Enem para entrar em uma faculdade

É possível entrar em uma boa faculdade com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Universidades públicas e privadas de todo o país já estão usando o desempenho no Exame como critério para a seleção de candidatos que desejam entrar nessas faculdades.

Veja então como calcular sua nota do Enem, formas de ingresso em um ensino superior, e muito mais!

Como calcular a média no Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio tem o objetivo de ser uma avaliação de desempenho para os estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio.

E para você saber a média do resultado do Enem, é preciso calcular através da média simples, que se obtém com a soma das cinco notas de cada área do conhecimento abordada no exame, que são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e a Redação.

Depois, você divide esse valor por cinco. E assim, obterá o resultado médio da nota do seu exame!

CTA_UNIS_Guia do estudante_1

Como iniciar uma graduação em Minas Gerais através do Enem?

As possibilidades para ingressar em uma faculdade através do Enem são muitas. As universidades públicas e privadas utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso. Veja as 3 possibilidades:

Primeira Possibilidade: Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal que utiliza a nota do Enem para classificar os candidatos a alguma vaga em uma faculdade pública. O Sisu é exclusivo para universidades públicas, contudo, não há limites em relação à renda do aluno para o ingresso pelo sistema do Sisu.

Para participar, é necessário a inscrição no site do Sisu, que acontece duas vezes no ano (primeiro e segundo semestre), sendo totalmente gratuito. Você deverá ter feito o Exame no ano anterior. Nesse programa, não é exigido nota mínima, contudo, não pode ter zerado a Redação.