Saiba como progredir nos estudos! 5 dicas para obter sucesso!

Não basta apenas entrar na faculdade. É preciso progredir nos estudos para que se possa explorar todas as possibilidades da graduação. Essa fase, que acaba por ser uma preparação para o mercado de trabalho, define muito da vida profissional dos estudantes. Por isso, dar o melhor não é apenas importante, mas crucial.

Um bom desempenho acadêmico, além de ajudar na motivação, também significa mais oportunidades. O acesso a bolsas de estudo e programas internacionais são exemplos disso.

A boa notícia é que, com dicas de estudos bastante simples, é possível ser bem sucedido(a) e arrasar no curso. Confira!

Construa e siga uma rotina de estudos

Um dos erros mais cometidos pelos universitários é abandonar a rotina constante de estudo que tinham durante o Ensino Médio. Como a faculdade oferece mais liberdade e não existem tantas provas periódicas, é comum que se deixe os períodos correrem “soltos” e que o conteúdo fique todo acumulado para às vésperas dos exames finais.

Como progredir os estudos com preparações de última hora? Impossível! O sucesso precisa de planejamento e não de improvisos. Pelo menos, não neste caso. Por isso, é fundamental ter uma constância e compromisso.

Para que a dinâmica funcione da melhor forma possível, um plano de estudos é a melhor opção. Invista em uma organização da sua rotina, separe os horários livres que tem e construa bloco de estudos, encaixando todas as disciplinas e conteúdos no tempo disponível.

O cronograma faz com que toda a matéria esteja em dia, reduz drasticamente a ansiedade comum em épocas de provas e impede que datas importantes sejam esquecidas. Vale ressaltar que a diferença nos resultados está no cumprimento diário do plano.

Mantenha a procrastinação longe

E já que estamos falando de organização e prazos, a procrastinação não deve entrar nesta conta se o objetivo é se dar bem na faculdade. Adiar o estudo, os trabalhos e tudo o mais que tiver que ser feito indica falta de compromisso, e o fato de se deixar levar por distrações.

Como já foi dito, isso geralmente tem relação com o fato da graduação dar muito mais autonomia aos estudantes. No entanto, esse espaço deve ser um espaço para todos desenvolverem a capacidade de serem mais responsáveis pelos próprios processos de aprendizado e evolução.

Fique de olho nas oportunidades que surgirem

O meio acadêmico não é apenas uma simples passagem para a vida profissional, mas sim uma parte importante do processo de construí-la. Além das aulas, os estudantes têm a possibilidade de participar de outras atividades que podem ajudar nesta etapa de exploração e habilidade. É possível adquirir ferramentas e habilidades muito valorizadas no mercado de trabalho.

Sabendo disso, é crucial ter atenção às oportunidades e nas portas que elas podem abrir. Vale para estágios, projetos de pesquisa, de extensão, voluntariado, mobilidade acadêmica e tudo mais que fizer sentido. Nesse momento, o que não vale é dormir no ponto!

Defina objetivos

Essa dica é extremamente estratégica e tem um peso grande na forma como se faz a graduação. Em um primeiro momento, todo mundo que entra na faculdade tem o mesmo objetivo comum: concluir o curso com sucesso. No entanto, até se atingir esse objetivo de longo prazo, você pode e deve estabelecer outros menores.

O estabelecimento de metas a curto e médio prazo ajudam a manter a motivação, o comprometimento e o foco. Elas podem estar, até mesmo, incluídas no seu plano de estudos. O resumo de um texto, a resolução de 30 questões sobre determinado assunto e a leitura de três capítulos de um livro são exemplos de metas para um dia ou uma semana.

Terminar o período com um aumento na nota e conseguir um estágio até o fim do período podem ser metas com um prazo um pouco mais alargado, mas que te relembram aonde você quer chegar.

Escreva os seus objetivos e revise-os periodicamente. Alguns, depois de um tempo, não farão mais sentido. Outros serão alterados e alguns mais acrescentados. E tudo bem, o problema não está em alterar a rota, mas sim em não saber onde é a linha de chegada.

Não desista diante das dificuldades

Ninguém disse que seria fácil. Entrar na graduação, depois de uma jornada intensa de estudo, parece um verdadeiro “e foram felizes para sempre” dos contos de fadas. Mas, a esta altura, você provavelmente já descobriu que não é bem assim que a história acaba. Na verdade, ela está apenas começando.

Ao longo dos anos de faculdade podem surgir inúmeros obstáculos. Desânimo, desesperança, dúvida, problemas financeiros que dificultem o pagamento das mensalidades, escassez de tempo e até mesmo disciplinas difíceis e que façam você se questionar sobre as suas capacidades.

Tudo isso vai fazendo com que a graduação se torne uma carga muito pesada e que surjam muitos questionamentos sobre o que é prioridade ou não. Em algum momento, acontece a todos os estudantes, em maior ou menor grau, e o mais importante é que você tenha em mente como a sua vida pode mudar com um diploma em mãos.

É possível trazer de volta a motivação, organizar os horários melhor e até conseguir a negociação das mensalidades da faculdade. Se você não desistir, encontrará sempre solução para as dificuldades e continuará progredindo nos estudos.

Com o Grupo Unis, referência em nível superior no sul de Minas, há apoio garantindo para você prosperar durante a faculdade. Juntando as dicas dadas com esse suporte, você pode ir muito longe!

Veja porque um plano de estudos é fundamental!