Confira algumas dicas de estudo para quem tem pouco tempo

Nem todos têm a possibilidade de se dedicar apenas à faculdade. Emprego, filhos e outras necessidades podem fazer parte da vida do estudante e ele precisa se dividir entre todas elas.

A boa notícia é que a gestão entre trabalho, vida acadêmica e pessoal pode ser complicada, mas é possível.

Com algumas dicas de estudo e muita disciplina, dá para cumprir com as atividades diárias habituais e ainda ser um aluno exemplar.

Veja o que fazer para fazer com o que seu dia renda mais e como não deixar que uma rotina corrida atrapalhe o seu rendimento acadêmico.

Aposte em um plano de estudos

Se organização já é importante para quem tem tempo de sobra, ela passa a ser crucial para quem não tem.

Portanto, o primeiro passo é investir em colocar ordem na rotina e trabalhar em um plano de estudos eficiente.

Liste todas as suas atividades, o horário de trabalho, compromissos habituais e cronograme a sua semana. Coloque tudo por escrito e não confie apenas na sua cabeça.

Depois desse levantamento, verifique os intervalos que podem ser transformados em tempo de estudo e distribua as disciplinas ao longo dos dias.

Lembre-se de contemplar mesmo aquelas matérias nas quais não tem dificuldade. Isso evita que tudo acumule e que não gere mais stress na época de provas, por exemplo.CTA-Blog_UNIS_Planejamento de estudos_1

Otimize todo o seu tempo disponível

Considerando que a sua passagem pelo ensino superior pode trazer inúmeros benefícios, ela deve ser tratada como uma prioridade. Por esse motivo, a dedicação não deve ser opcional.

Sabe aqueles 10, 15 minutos que você passa vendo as redes sociais e trocando mensagens com os seus amigos? Até eles podem ser transformados em uma oportunidade para estudar.

Olhe para o seu dia e veja onde está gastando alguns preciosos minutos sem necessidade, e converta isso em aprendizado.

Não precisa e nem deve ser um momento de estudo profundo e intenso, mas pode funcionar para fazer revisões e até mesmo algumas leituras.

Faça fichamentos para rever sempre que puder

E já que estamos falando de otimização, aqui vai uma ótima técnica para ser usada nesses períodos curtos de aprendizado: os fichamentos.

Prepare alguns com antecedência sobre os assuntos que você tem mais dificuldade e ande com eles para que possa usar nos “tempos mortos”. Deixe um pouco de lado o celular enquanto espera por uma consulta, na fila do banco ou durante o intervalo do almoço no trabalho.

Parece pouco, é mais proveitoso do que se imagina. Você consegue, de uma forma tranquila, manter o conteúdo sempre fresco na memória.

Selecione algumas videoaulas e podcasts para assistir/ouvir durante deslocamentos

Ainda falando sobre como transformar qualquer oportunidade em um espaço de estudos, a tecnologia pode ser uma excelente aliada. Redes sociais não, mas videoaulas e podcasts sim.

Escolha alguns vídeos e/ou áudios relacionados com os assuntos que está estudando e aproveite o tempo que passa no trânsito. Não se o motorista é você, claro.

Como passageiro, essa é uma boa forma de revisar a matéria ou conhecer outros pontos de vistas sobre a mesma.

E-book sobre Tecnologia na educação, com dicas de estudoVeja também:

Invista na resolução de questões

De acordo com um estudo divulgado em 2013 na revista científica “Psychological Science in the Public Interest”, existem métodos mais e menos eficazes na hora de aprender. Aquele que registrou a maior taxa de assimilação de conteúdo foi a resolução de testes práticos.

Portanto, e já que estamos falando de dicas para estudar com pouco tempo, o melhor é dar ouvidos à ciência.

Não abra mão das leituras e da parte teórica, mas dedique-se a exercitar a matéria para ter garantia que vai conseguir fixá-la.

Seja rigoroso(a) com as distrações

Não adianta seguir todas as orientações dadas anteriormente se, na hora de encarar os livros, você fica ouvindo música ou parando para checar qualquer notificação no celular.

No fim, o tempo que já é pouco passa a não ser nenhum. Por isso, reúna todo o seu foco e pense que há momento para tudo. A sua dedicação vai refletir em boas notas e um excelente desempenho acadêmico.

A dica vale também para estudar em grupo. Se você já tem alguma dificuldade em dispersar a atenção, o melhor é mesmo apostar nos momentos de aprendizado sozinho.

A menos que seja uma situação eventual ou para fazer trabalhos, pode comprometer o seu progresso mais do que ajudar.

Aproveite as instalações da faculdade

Você não consegue se concentrar durante os deslocamentos ou em outros locais e acaba se sentindo frustrado(a)? Tente chegar um pouco mais cedo e desfrute das próprias instalações da faculdade.

A infraestrutura do Unis está preparada para oferecer todo o conforto aos nossos alunos, tenham eles muito ou pouco tempo.

O silêncio e o ambiente agradável tornam uma excelente alternativa e certamente proporcionará uma concentração mais rápida, nem que seja por apenas alguns minutos.

A gestão de atividades exigentes física e mentalmente, como o trabalho e a faculdade, pode ser mesmo desgastante. No entanto, vale ressaltar que com as dicas de estudo e organização que compartilhamos nesse texto, a sua vida ficará mais fácil.

O mais importante é focar naquilo que é prioridade e não deixar a matéria acumular. Sair-se bem na faculdade é um passo importante para que, em breve, os seus dias sejam muito mais tranquilos.

Quer se preparar de verdade para o Enem através de uma plataforma aberta e gratuita? Acesse o Passaporte Enem! Com ele você tem conteúdos de apoio, simulados quinzenais, dicas, diagnósticos e testes comportamentais, além de concorrer a descontos em cursos de graduação.

cta-eBook-retencao-Planejamento-de-estudos