Saiba como conciliar o trabalho e estudo durante a faculdade

Um estudo conduzido pelo Instituto DataPopular concluiu que cerca de 70% dos estudantes universitários brasileiros conciliam estudo e trabalho. Os dados oficiais são de 2012, mas a realidade atual, quase oito anos depois, não é muito diferente. É cada vez mais comum que os alunos façam dupla jornada, seja por necessidade, busca pela reconversão profissional ou ainda para exercitar os novos conhecimentos.

Acontece que essa dinâmica pode ser bastante exigente. Você está no limite e sentindo que vai, em breve, ter que escolher entre uma coisa e outra?

Calma! Há solução! Continue lendo esse artigo para descobrir como conciliar trabalho e faculdade.

Dicas para estudar trabalhando

Ter um trabalho na época da faculdade tem uma série de vantagens, inclusive proporcionar liberdade financeira. No entanto, os dias são atarefados e é preciso ter jogo de cintura para lidar com todas as demandas, sem prejudicar o lado acadêmico e o profissional.

Para que funcione da melhor forma, você precisará fazer algumas alterações e rever prioridades. Confira as dicas abaixo e veja como a sua vida de trabalhador e estudante pode ser mais fácil.

Planeje os seus dias

Se você quer conseguir coordenar duas atividades tão intensas e não receber um atestado de desgaste, terá que “começar pelo começo”: fazendo um planejamento realista e honesto da sua rotina.

Coloque em uma planilha todos os seus horários da semana, da hora que acorda até a hora em que vai dormir. Vá encaixando tudo aquilo que você faz durante os seus dias e considere também o tempo que gasta em deslocamentos, por exemplo, algo que pode ocupar uma fatia bastante expressiva. Ao programar rotinas de estudos, tudo isso ficará mais claro.

Veja se dá para otimizar esse cronograma, de forma que você consiga ir ao trabalho e manter os compromissos da faculdade sem fazer tudo correndo.

Depois, com esse plano, monte uma rotina de estudos que te permita manter o conteúdo em dia. Estudando constantemente, você não acumula matéria, não sofre na época de provas e não corre o risco de tirar notas baixas.

Mantenha o foco naquilo que é importante

As distrações vão sempre existir, o desânimo pode bater como consequência direta do cansaço e pode até parecer que todas as outras pessoas têm vidas melhores que a sua. Por isso, você terá que desenvolver mecanismos para relembrar por qual motivo você está fazendo o que está fazendo agora.

Por que o seu trabalho é importante? Por que a sua faculdade é importante? Como a sua vida vai mudar quando tiver um diploma de ensino superior? Essas são apenas algumas das perguntas que você pode se fazer para ter em mente quais são as suas prioridades.

Isso vale para um contexto mais geral, por exemplo: priorizar o trabalho e a faculdade ao invés de outras coisas, e também para tomar decisões de rotina. Uma semana de prova pode ser mais prioritária do que o happy hour sagrado com os amigos do estágio ou o relatório solicitado pelo chefe que terá que obter mais atenção.

Conhecendo a sua rotina, os seus objetivos e metas, você terá capacidade de focar naquilo que é realmente importante para cada momento.

Coloque em prática no trabalho aquilo que você aprendeu na faculdade

Nada melhor para lidar com o trabalho e a faculdade do que conectando as duas coisas. Se você estagia, pode ser muito mais fácil exercitar essa dica. Os estágios normalmente já são na área em que se estuda, por isso, nada mais natural do que colocar o conhecimento das aulas à serviço da empresa para a qual trabalha.

Mas, se o seu trabalho é de uma área completamente diferente e você está estudando justamente para apostar em um novo ramo, chegou a hora de se desafiar. Pense por um momento: tem como aproximar a sua experiência acadêmica da sua experiência profissional atual? Será que os dois setores não têm nenhum ponto de contato?

Com alguma análise e pensamento estratégico, você provavelmente vai descobrir que, mesmo de forma limitada, dá para aplicar o seu novo know-how no trabalho. O simples exercício de pensar como isso seria possível já é um ótimo estimulante.

Use a tecnologia a seu favor

E, quando tudo parece perdido, você ainda tem mais um recurso disponível para ajudar na missão de ser um estudante trabalhador. A tecnologia pode ser uma grande aliada e facilitar a sua vida de diferentes formas.

A primeira é fornecendo aplicativos, extensões e programas que auxiliem na organização da sua rotina de estudos. As ferramentas podem servir como guias para que você monte um cronograma eficiente e cumpra as tarefas agendadas.

No Grupo Unis, por exemplo, o Google Classroom ajuda os alunos a ficarem a par das atividades do curso, facilitando a organização. Além disso, é mais fácil encontrar em contato com os professores e colegas de curso através da plataforma para se atualizar, caso tenha perdido algum conteúdo.

Outra opção é considerar fazer graduação na modalidade EaD. Com uma jornada completa de trabalho, pode ser ainda mais difícil estudar. Fazer faculdade a distância vai trazer mais flexibilidade sem que tenha que abrir mão do seu emprego ou da chance de fazer um curso superior.

O segredo do sucesso está em conseguir equilibrar os pratos da balança como for possível. Vale lembrar que o seu equilíbrio pode ser diferente do de outra pessoa.

No entanto, é importante ressaltar que você não deve deixar os seus sonhos para trás. Pode ser uma fase difícil e cansativa, mas a recompensa virá. Acredite!

Baixe nosso tutorial de como crescer profissionalmente durante a faculdade!

cta-eBook-tutorial-de-como-podemos-crescer-profissionalmente-durante-a-faculdade