Não tem como pagar a Faculdade? 7 dicas para conseguir!

    Entrou para a faculdade, mas não tem condições de pagar as mensalidades? Saiba as principais dicas para ajudá-lo a obter o seu diploma de curso superior, que será essencial na conquista do sucesso profissional.

    É normal ficar preocupado com o pagamento de sua faculdade, principalmente porque você sabe que os boletos chegam todos os meses. Mas mesmo que seu orçamento seja pequeno é possível se planejar para pagar os seus estudos.

    O principal agora é não abandonar a faculdade, mesmo que esteja com problemas financeiros. O curso superior é o principal responsável por fazer com que o profissional conquiste vagas com os maiores salários e os melhores benefícios.

    De acordo com uma comparação de dados feita pelo IBGE entre os dados do Brasil e de nações que integram a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma pessoa com o diploma universitário no país ganha 2,5 vezes mais do que alguém com o ensino médio.

    Ou seja, para conquistar as posições com os melhores salários, você precisa concluir o ensino superior.

    Abaixo você irá encontrar 7 dicas, que irão ajudá-lo a pagar pelo seu curso, dessa forma você irá conseguir conquistar o seu diploma universitário.

    1) Arrume um trabalho

    Se você não possui renda própria, o primeiro passo é conseguir um trabalho para pagar pelos seus estudos.

    É frequente encontrar estudantes que possuem trabalhos de tempo integral durante a faculdade, por isso não se preocupe, pois isso não irá atrapalhar os seus estudos.

    Muitos alunos optam por fazer a faculdade no período noturno, para conciliarem o trabalho com o curso superior.

    2) Consiga uma renda extra

    Mesmo com o trabalho, não está conseguindo pagar seus estudos? Procure por trabalhos de freelancer, como, por exemplo, motorista de Uber, ajudante de bar, passear com cães, entre outros.

    Os trabalhos de freelancer não são fixos e podem ser realizados de forma mais flexível em seus horários livres, sendo uma ótima oportunidade para você conseguir uma renda extra para pagar a sua faculdade.

    3) Faça um estágio remunerado

    O estágio remunerado é uma ótima opção para aqueles que estão com o orçamento apertado, pois o estudante, além de adquirir experiência na área da profissão escolhida, receberá uma bolsa-auxílio para ajudar com os seus gastos.

    Além disso, o estudante poderá seguir carreira na empresa, caso haja vagas disponíveis após a conclusão do estágio.

    4) Escolha um curso EaD

    Outra oportunidade para reduzir os custos das mensalidades de sua faculdade é optar por um curso de ensino a distância (EaD).

    As faculdades oferecem diversas possibilidades de cursos EaD para os estudantes. Além disso, o método é flexível e adequado para qualquer rotina de trabalho e estudos.

    É importante dizer também que você vai ter aulas com professores qualificados, através de uma metodologia de ensino diferenciada.

    5) Curso Tecnólogo

    Se o seu objetivo é conquistar um diploma de curso superior, outra possibilidade viável é o curso tecnólogo, que também é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

    O curso tecnólogo possui duração e mensalidades menores quando comparado aos cursos de bacharelados, e pode ser ideal para as pessoas que têm orçamentos mais limitados.

    6) Consiga uma bolsa de estudos

    As bolsas de estudos também são oportunidades para os estudantes que encontram dificuldades em pagar a faculdade.

    O Programa Universidade para Todos (Prouni) é o programa de bolsas de estudos mais popular no Brasil, e também é uma iniciativa do MEC.

    O Prouni oferece bolsas de 50% a 100% em cursos de graduação e sequenciais de formação específica para os estudantes que ainda não conquistaram seu diploma de nível superior.

    Para conseguir a bolsa Prouni, o aluno irá depender de sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

    7) Financie o seu curso

    Outra dica para ajudá-lo a pagar por seus estudos de ensino superior é realizar um financiamento estudantil.

    As faculdades oferecem diversas opções de financiamento aos estudantes, logo, você só precisa escolher o melhor financiamento.

    Além disso, o estudante pode optar pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), que também é um programa oferecido pelo MEC para incentivar o ingresso ao ensino superior.

    Lembre-se que o percentual de financiamento oferecido através do FIES varia de acordo com sua renda familiar.

    É importante mencionar também que algumas faculdades, como, por exemplo, o Grupo Unis, adotam programas de financiamento estudantil próprios, para facilitar a conclusão do ensino superior.

    O Grupo Unis oferece aos seus alunos além do FIES, o crédito estudantil PRAVALER, que é online e não exige que você tenha uma conta em um banco. E também a Unidade de Flexibilidade Financeira Acadêmica (UFFA), que é um modelo de parcelamento, no qual o estudante, parcela suas mensalidades em até o dobro do tempo.

    Conclua já o seu curso superior!

    Atualmente existem diversas opções para que o estudante consiga pagar a faculdade, e acima as principais foram listadas.

    A dificuldade em pagar pelo seu curso superior, não pode ser mais uma desculpa para impedi-lo de crescer profissionalmente.

    O futuro de sua carreira profissional depende da conclusão do ensino superior, por isso, mesmo que sua renda familiar seja limitada existem diversas opções financeiramente viáveis para garantir que você conquiste o seu diploma universitário.

    Não desista do seu sonho de se destacar no mercado de trabalho e de ter sucesso profissional! Escolha a melhor alternativa para que você consiga pagar por sua faculdade.

    Você irá alcançar novos patamares em sua carreira ao concluir o ensino superior, já que seu diploma irá abrir novas oportunidades profissionais.

    E caso o financiamento estudantil seja a melhor opção para você, leia mais sobre os principais financiamentos disponíveis e os requisitos necessários para cada um, no e-book: “Tudo que você precisa para conseguir um financiamento na graduação!”.

    cta-eBook-retencao-Tudo-que-voce-precisa-para-conseguir-um-financiamento-na-graduacao

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!