Solucione as suas 7 maiores dúvidas sobre o ENEM

     

    Se você está se preparando para o vestibular, certamente se interessa por saber mais sobre as provas comumente utilizadas para a seleção dos alunos que buscam ingressar em uma instituição de ensino superior. Para lhe ajudar nessa empreitada, vamos solucionar suas 7 maiores dúvidas sobre o ENEM, o processo seletivo universitário mais importante e concorrido do Brasil.

    Sanar as dúvidas sobre o ENEM é importante por duas razões principais. Primeiro, porque esses esclarecimentos direcionam o foco do estudante, permitindo que ele direcione a sua atenção para os aspectos relevantes do exame. Em segundo lugar, pela possibilidade de essas elucidações evitarem potenciais inadequações durante a preparação para a prova.

    1. O que é e como funciona o ENEM?

    O ENEM é a sigla correspondente ao Exame Nacional do Ensino Médio, configurado sob a forma de um instrumento avaliativo criado e gerido pelo Ministério da Educação. A finalidade fundamental da prova é avaliar o desempenho escolar do estudante que concluiu todas as etapas da educação básica. Alunos concluintes ou pessoas que já finalizaram o ensino médio em anos anteriores podem ser submetidos ao exame.

    A prova não é obrigatória, no entanto, a concorrência a vagas em muitas universidades e em programas de apoio e de financiamento estudantil está atrelada à nota obtida no exame, tornando sua realização essencial. O ENEM é regido por edital próprio, geralmente publicado no primeiro semestre de cada ano, e oferecido anualmente, normalmente, durante o segundo semestre.

    As informações específicas sobre o funcionamento do ENEM constam no edital da prova. Nesse documento, estão, por exemplo: o calendário com os prazos para os procedimentos relativos ao exame — tais como pedido de isenção de taxa de inscrição, efetivação e pagamento da inscrição, realização da prova e divulgação de resultados —, as matérias cobradas e os critérios avaliativos. Inclusive, para a prova desse ano, houve mudanças importantes.

    2. Para que serve o ENEM?

    O objetivo geral do ENEM é propiciar, com base nos resultados apresentados por aqueles que realizam a prova, um panorama do desempenho escolar dos estudantes brasileiros que concluem o ensino médio. Além disso, o ENEM é usado para ingresso no ensino universitário, e, obrigatoriamente, no processo de solicitação do FIES e na concorrência a uma bolsa do PROUNI.

    Assim, a nota obtida no ENEM é utilizada como:

    • critério único de seleção para as pessoas que pleiteiam a concessão de uma bolsa de estudos no Programa Universidade para Todos — PROUNI;

    • pré-requisito para obter financiamento estudantil junto ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior — FIES;

    • e meio de seleção complementar ao vestibular ou mesmo em substituição a ele em processos seletivos de boa parte das faculdades e universidade públicas e privadas de todo o país.

    3. Qual a estrutura do ENEM?

    O ENEM é estruturado sob a forma de cadernos de provas, gabarito de respostas e folha de redação. Os cadernos de provas são compostos por 180 questões subdivididas igualmente entre as áreas de: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

    A aplicação do exame é feita em dois dias, com o agendamento para o final de semana. No primeiro dia, no período máximo de 5 horas e meia, são aplicadas as questões referentes à Matemática e a Linguagens e Códigos, além da proposta de redação. No segundo, durante o período total de 4 horas e meia, devem ser respondidas as questões das partes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

    4. Quais são as matérias cobradas nas provas?

    Os conteúdos avaliados no ENEM baseiam-se nas disciplinas ofertadas no decorrer do ensino médio. Em Ciências Humanas e suas Tecnologias, são cobradas matérias de geografia, história, sociologia e filosofia. Na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, são abordados conhecimentos de biologia, química e física.

    Em Matemática e suas Tecnologias, as questões versam sobre as habilidades matemáticas. Na parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, cobram-se as matérias de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira — inglês ou espanhol —, artes e educação física.

    5. Que tipos de questões são feitas?

    As questões que compõem o exame são objetivas, ou seja, de múltipla escolha, havendo 5 alternativas de resposta — entre as quais deve ser apontada a correta — para cada uma delas. De modo geral, são feitas contextualizações na apresentação das questões, o que pode tornar os enunciados extensos e mais complexos, assim como exigir maior capacidade de compreensão e raciocínio para a devida resolução.

    Na internet, existem sites em que podem ser consultadas as provas anteriores, o que possibilita maior conhecimento sobre os tipos de questões que caem no exame.

    6. Como é o formato e que temas costumam cair na redação?

    A redação tem um peso muito importante na avaliação feita pelo ENEM, valendo o total de mil pontos. Em geral, a proposta de redação consiste na solicitação de uma produção textual — que tenha entre 8 e 30 linhas — em prosa e na modalidade escrita formal da língua portuguesa, do tipo dissertativo-argumentativo, acerca de um determinado tema. Fazem parte da proposta textos de base que objetivam motivar a produção do estudante.

    A proposta de redação prevê a defesa de uma tese — ou seja, a emissão de uma opinião sobre o tema proposto — que deve estar sustentada em argumentos com consistência e estruturados de forma coesa e coerente, respeitando-se os direitos humanos. Além disso, espera-se que seja elaborada uma proposição de intervenção social para auxiliar na resolução do problema apresentado no decorrer do texto.

    Não é possível prever o tema da redação, contudo, as temáticas solicitadas ao longo do período em que o ENEM tem sido aplicado podem ajudar a ter uma ideia. Nos últimos 4 anos, os temas das propostas foram: intolerância religiosa no Brasil, a persistência da violência contra a mulher no Brasil, publicidade infantil em questão no Brasil e lei Seca no Brasil. Trata-se de temáticas que abordam questões sociais específicas ao país.

    7. O que é avaliado na redação?

    A redação objetiva verificar a capacidade do estudante para se expressar competentemente por meio da língua padrão escrita. Para isso, os critérios avaliativos baseiam-se na checagem de 5 competências: domínio da modalidade escrita formal da língua, compreensão e atendimento ao tema, argumentatividade, emprego de mecanismos linguísticos de coesão e coerência, bem como desenvolvimento de uma proposta de intervenção.

    Gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!