12 sites que vão ajudar você a estudar para o ENEM brincando

    O Exame Nacional do Ensino Médio permite o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas, oportunizando o acesso a bolsas de estudo. Mas como se qualificar para essa etapa? O estudante pode dedicar um período do dia para acessar os sites para o Enem.

    Ao organizar a agenda de estudos é possível usufruir de conteúdos diferenciados, muitas vezes, com dicas gratuitas de professores de cursinhos. Assim, você aumenta as chances de passar no vestibular. Preparamos uma lista dos principais sites para o Enem e demais vestibulares. Aproveite para aperfeiçoar os seus estudos e garantir uma vaga na universidade. Vamos lá?

    1. Hora do Enem

    Esse é um site para o Enem criado pelo próprio Ministério da Educação. O objetivo é reforçar o aprendizado dos estudantes, preparando-os para a prova. Ele oferece vídeos com entrevistas, análises de gráficos e resoluções de questões de provas anteriores do Enem. É um jeito divertido e diferente de aprender e se preparar para a prova.

    2. Khan Academy

    Essa página oferece conteúdos para diversas áreas como: álgebra, química e biologia. O aluno só precisa fazer um cadastro no site para conferir os textos e videoaulas gratuitas. Essa é uma maneira prática de aprofundar conteúdos aprendidos em sala de aula e exercitar mais determinado assunto.

    3. Geekie Games

    Aprender brincando! É assim que se pode resumir a ideia do Geekie Games. O portal foi criado pelo Ministério da Educação para oferecer videoaulas, jogos e simulados para os jovens, sendo um dos sites para o Enem preferido pelos estudantes.

    O conteúdo é gratuito, basta acessar o site, fazer um teste para descobrir quais são as suas maiores dificuldades e se dedicar ao aprendizado. A página ainda permite criar um plano de estudos a fim de aprimorar a memorização dos conteúdos.

    Ao final do processo, o estudante pode fazer um novo teste para descobrir se a avaliação melhorou. Com isso, pode reforçar o aprendizado das disciplinas que ainda tem dificuldade ou passar para novos temas.

    4. Questões do Enem

    A página foi criada com o intuito de ajudar estudantes com o aprendizado das disciplinas básicas da prova do Enem. Por isso, ela reúne um banco de provas anteriores. O jovem ainda pode escolher as disciplinas que pretende estudar, direcionando a aplicação dos testes. O acesso ao portal é gratuito.

    5. Mande Bem no Enem

    Esse site reúne 42 videoaulas que proporcionam o estudo de disciplinas relacionadas ao Enem e demais vestibulares, de maneira interligada e criativa. Por exemplo: enquanto o aluno aprende Biologia também pode estudar Português, e assim por diante.

    A inscrição no curso é gratuita. O estudante também pode fazer perguntas e receber as respostas em sua caixa de e-mail. A página disponibiliza testes ao final de cada aula, para que o participante possa memorizar melhor o conteúdo exposto e verificar o seu desempenho.

    Além disso, o estudante pode participar de aulas ao vivo e debates de assuntos ligados ao cotidiano das pessoas. Dessa maneira, ele estará mais preparado para argumentar sobre assuntos que envolvem política, economia e cultura.

    6. Descomplica

    Esse é um portal do Youtube com conteúdos diferenciados para descontrair o estudante enquanto aprende. Em uma de suas últimas publicações, o autor fez uma paródia da música “Despacito”. Assim, o aluno mantém o ânimo até o dia da prova e não se esquece mais de conteúdos essenciais para o vestibular.

    Além disso, o portal também possui o blog "Desconversa", que repassa dicas práticas de estudo. Ele possui conteúdos de todas as áreas exigidas no vestibular, com mapas mentais sobre determinados assuntos, exercícios diferenciados e um material completo com resumão do ENEM.

    7. Lendo.org

    No blog Lendo.org o estudante recebe dicas para organizar melhor o tempo e otimizar os estudos, técnicas de memorização e conselhos para alcançar a nota máxima no Enem e demais vestibulares. O autor do projeto é o professor André Gazola, que também criou um canal no Youtube.

    8. Gramática Online

    Esse é mais um site para o aluno que precisa aprimorar seus conhecimentos em Português. Afinal, essa é uma disciplina importante não só para o vestibular, mas para toda a carreira profissional.

    Na página é possível acessar textos, esclarecer dúvidas, fazer testes relacionados aos vestibulares do país inteiro e assistir a videoaulas gratuitas. O que acha de acessar o site agora mesmo e esclarecer dúvidas como a diferença do uso das preposições “sob” e “sobre”?

    9. Física Interativa

    Já se a sua maior dificuldade é com Física, há um site especializado nessa disciplina. A página fisicainterativa.com apresenta videoaulas que abordam conceitos, importância e exercícios práticos do conteúdo.

    Para complementar o estudo, o aluno ainda pode baixar o aplicativo. Nele, encontrará resumos, fórmulas de física e questões já resolvidas e explicadas pelo professor Paulo Vicente. O app está disponível para aparelhos do sistema Android.

    10. QuiFácil

    As teorias e fórmulas químicas nunca mais serão aquele “bicho de 7 cabeças” para estudantes. No site QuiFácil os alunos têm acesso a resumos, listas de exercícios, vídeos didáticos e curiosidades sobre a disciplina.

    11. Me Salva

    Esse é um site que disponibiliza videoaulas de matemática, física, química, português, entre outros assuntos abordados nos principais vestibulares do país. Há também a opção de fazer perguntas aos professores, acessar apostilas especiais, fazer simulados e elaborar um plano de estudos personalizado.

    O aluno pode visualizar os materiais pelo site ou pelo aplicativo, que funciona para aparelhos Android e iOS.

    12. Calcule Mais

    O portal oferece aulas diferenciadas de matemática. Os conteúdos são disponibilizados em vídeo e o estudante ainda tem acesso a questões extras para resolver. Desse modo, ele fica muito mais preparado para o vestibular.

    Recursos extras

    Quem gosta de tecnologia também pode explorar alguns recursos extras para passar no vestibular. Desse jeito, o aluno se mantém focado nos estudos durante as férias. Veja:

    G1 Enem

    Apesar de não ser um site, esse é um aplicativo que possui vídeos explicativos sobre conteúdos da prova do Enem. Por meio de perguntas e respostas, ele cria uma competição entre outros participantes, incentivando o estudo das disciplinas. Ele mistura diversão e aprendizado ao mesmo tempo, facilitando a memorização dos assuntos.

    Nota 1000

    Esse é um aplicativo gratuito para correção de redações. Nele, redatores especializados criam propostas de assuntos que devem ser abordados. O aluno escolhe um tema, faz o texto e o envia para a revisão. Assim, o estudante consegue aperfeiçoar a escrita e ter mais chances de obter a nota máxima da redação do Enem. O aplicativo está disponível para Android.

    Pronto! Com esses sites para o Enem e demais vestibulares fica muito mais fácil estudar e garantir a aprovação no vestibular! Aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e ajude os seus amigos na preparação para a prova!

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!