Grupo Unis promove ensino com a missão de ser inovador

Em 2020, o Centro Universitário do Sul de Minas completa 20 anos de fundação. Durante todo esse tempo, a instituição não tem medido esforços para fomentar o ensino superior de excelência. Ao longo de sua história, o Grupo Unis tem buscado, constantemente, inovar em todas as suas ações, para oferecer aos seus alunos, a melhor experiência acadêmica. Prova disso é a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, desde o primeiro dia de aula, na grade pedagógica dos cursos. Mas, como isso funciona?

As metodologias ativas têm o objetivo de aproximar o estudante, ainda mais, da prática e do mercado de trabalho, fazendo com que os acadêmicos, a partir de um estudo caso ou de um problema real, possam contribuir em algo na sociedade. Assim, os universitários desenvolvem suas próprias habilidades e competências, resolvem ou melhoram uma realidade dentro da sua futura profissão, e ainda fazem algo prático, para a sociedade em que vivem.

Mas, você já parou para pensar na forma como esses conteúdos são repassados aos alunos? No Grupo Unis é simples e natural: são ofertadas atividades dinâmicas que utilizam ferramentas, como blended learning (ensino híbrido), sala de aula invertida (flipped classroom), peer instruction (transferência de informação), aprendizagem baseada em problemas, em projetos, em games e gamificação.

“Sempre me incomodou saber que nossos alunos estavam tendo aulas em métodos pouco inovadores. Isso me incentivou a mudar, a propor as metodologias ativas. Já implantamos em toda nossa instituição, mas o nosso desafio é constante. Tanto professores quanto alunos estão, a cada momento, superando desafios e, principalmente, adquirindo conhecimento. Nada é mais prazeroso do que ver o aluno sendo protagonista de seu conhecimento”, enfatiza o reitor do Unis, Stefano Barra Gazzola.

Esta inovação no universo educacional tem sido aplicada, inclusive, na educação a distância, já que com essas metodologias o conhecimento é construído de forma autônoma e colaborativa. As propostas estimulam a autonomia e a curiosidade para que o processo de autoaprendizagem aconteça e o aluno é colocado para selecionar, analisar, pesquisar e refletir criticamente sobre possíveis situações para que possa tomar decisões.

E aí, já pensou em como essa nova metodologia de ensino pode impactar a sua vida profissional?