Como a inovação no ensino reflete na qualidade da educação?

É possível que desde os seus primeiros anos na escola você tenha vivenciado o mesmo método educacional. Entretanto, o mundo mudou muito desde então. O mercado de trabalho e a sociedade se inovam constantemente e, por isso, é necessário também uma inovação no ensino! Conheça o método de ensino inovador utilizado pelo Grupo Unis e como ele reflete na qualidade da educação.

Por que a inovação no ensino é importante?

Enquanto o mercado se transforma e novas tecnologias são criadas, mudando o comportamento humano e social, a educação permanece a mesma.

Por isso, a educação tradicional não condiz com o mundo atual. Afinal, ela foi pensada e estruturada no século XVIII. Portanto, já são três séculos com o mesmo método de ensino!

Dessa forma, a inovação no ensino não só é importante, como é urgente!

Vamos pensar um pouco no método tradicional de ensino para entendermos o motivo da necessidade de uma inovação. O processo de aprendizagem que a maioria das universidades segue consiste em uma sala de aula onde o professor é o detentor do conhecimento, e o lugar de fala é sempre unidirecional.

Sendo assim, vamos analisar o quanto isso é distante da realidade da sociedade!

Em primeiro lugar, o acesso à informação é cada vez mais democrático e os alunos podem ter o conhecimento sem depender do professor, logo, o docente não é mais o detentor e o único meio de acesso ao saber.

Além disso, as novas tecnologias e as redes sociais deram voz a todos! Atualmente, é possível que qualquer um expresse sua opinião publicamente.

Por isso, um ambiente de fala unilateral é extremamente incômodo aos alunos.

Ou seja, o ensino tradicional é desinteressante e maçante. Afinal, os alunos não devem ser sujeitos passivos, mas devem ocupar o seu lugar de agentes participantes.

como obter um emprego rápidoPortanto, a inovação no ensino é de extrema importância, e instituições que já aplicam novos métodos no processo de aprendizagem possuem um enorme diferencial.

Você está desinteressado nos estudos? Nós te contamos 5 maneiras de manter o foco nos estudos e concluir a faculdade!

Conheça a metodologia ativa

Uma proposta de inovação no ensino é a metodologia ativa! A ideia dessa metodologia é tirar o professor do papel central e transformar o aluno em protagonista.

Mas como isso funciona?

Na metodologia ativa, os alunos expõem suas opiniões sobre determinado assunto após estudar e realizar pesquisas. O professor cumpre o papel de mediador durante os debates sobre o assunto estudado.

Ou seja, a comunicação deixa de ser unilateral e os alunos ocupam um lugar de fala.

Além disso, o professor deixa de ser o centro, e os alunos se tornam protagonistas.

Por isso, essa inovação no ensino condiz com os tempos modernos e o processo de aprendizagem se torna mais eficaz.

A metodologia é um dos diferenciais do Unis! Para saber mais sobre como funciona a metodologia ativa clique aqui.

Inovações nas salas de aula

Com a inovação no ensino, são necessárias também inovações nas salas de aula!

Essas inovações são tanto no uso de ferramentas tecnológicas na sala de aula, quanto na mudança na disposição das cadeiras.

O uso de novas tecnologias no ambiente educacional facilita no processo de aprendizagem e permite maior possibilidade de recursos aos alunos e professores.

As ferramentas tecnológicas nas salas de aula garantem a democratização do uso das tecnologias por parte dos alunos. Ou seja, ainda que o aluno não tenha algum tipo de recurso em casa, ele poderá ter acesso no ambiente universitário.

Sala de metodologias ativas

O Grupo Unis conta com salas de metodologias ativas. Mas como são essas salas?

As salas de metodologias ativas buscam criar um ambiente em que o professor é o mediador e o aluno é o protagonista.

Por isso, as salas possuem mesas redondas, recursos multimídia e projetores.

As salas de metodologias ativas são ideais para workshops, oficinas e diversos eventos.

Saiba mais sobre a missão inovadora do Grupo Unis clicando aqui.

Inovação no ensino e infraestrutura: como os diferenciais do Unis refletem na qualidade da educação

Agora que você já sabe a importância da inovação no ensino e nas salas de aula, fica fácil entender como tudo isso reflete na qualidade da educação.

Por isso, buscando a melhor qualidade de ensino, o Unis oferece uma metodologia e uma infraestrutura inovadora.

Conheça três inovações que o Grupo Unis proporciona aos seus alunos em forma de infraestrutura e metodologia:

Laboratórios

O Unis possui diversos laboratórios e todos equipados com as melhores ferramentas tecnológicas.

São tantos laboratórios com tantos recursos das mais novas tecnologias que não conseguimos listar todos aqui! Mas você pode conhecer mais sobre eles lendo o e-book: manual do Aluno Unis: conheça tudo o que podemos oferecer.

Manual do Aluno UnisCoworking

O espaço de coworking é um ambiente inovador que possibilita o estudo, criação e trabalho em equipe.

Concurso Inova Unis

O concurso Inova Unis é a oportunidade perfeita para apresentar uma ideia para a comunidade e concorrer a prêmios! A ideia é formar uma equipe, propor a solução para um problema real e criar um protótipo de modelo de negócio.

Saiba por que o empreendedorismo universitário vem se destacando no Brasil!

Além das salas de metodologias ativas, nós listamos mais três dos diversos recursos inovadores oferecidos pelo Unis e que proporcionam aos alunos uma qualidade de ensino. Mas existem ainda outros!

Aprenda mais sobre as inovações do Unis! Clique aqui e saiba agora mesmo como as salas com metodologia ativa podem auxiliar no aprendizado!

profissionais-do-futuro