5 maneiras de manter o foco nos estudos e concluir a faculdade

Todo estudante já passou por aquele momento em que o foco nos estudos não está grande coisa. Tudo parece mais interessante do que ir às aulas, fazer os trabalhos e estudar para as provas. Algum desânimo eventual acontece e é normal, mas não dá para deixar que esse estado domine a situação e prejudique o seu futuro.

Quem faz uma graduação presencial pode sentir que a rotina é muito cansativa ou ainda ter muitas distrações que dificultem a atenção plena nos estudos. Já quem faz uma graduação a distância, normalmente deixa-se vencer pela flexibilidade que esse tipo de curso oferece. Nos dois casos, a falta de motivação pode fazer com que a dedicação deixe de ser tão exemplar.

Você não sabe como manter o foco nos estudos e tem se prejudicado com isto? Está na hora de mudar! Confira as dicas abaixo para colocar em prática e reverter a situação a seu favor.

Invista em um plano de estudos completo

Manter o foco tem muito a ver com ritmo, rotina e compromisso. A melhor forma de abranger essas três necessidades de uma vez é construindo um plano de estudos completo e eficiente.

Esse cronograma servirá para orientar os seus dias enquanto universitário, tornando mais fácil a organização e a visualização do que precisa ser feito e estudado. De uma forma resumida, deve-se separar as diárias livres, ou seja, onde ainda não tenha atividades agendadas, e transformá-las em blocos de estudo.

Você usará esse tempo para rever conteúdos, fazer resumos, fichamentos e manter a matéria em dia. Assim, não deixará nada acumulado para às vésperas de provas e ainda terá esse momento diário para reforçar o comprometimento com a graduação.

Teste diferentes técnicas de estudo

Já fez o seu plano de estudos, mas ainda não consegue manter a atenção na hora de encarar os livros? A sua cabeça fica vagando e, no fim do dia, a sensação é de tempo perdido? Talvez você esteja precisando mudar a forma como estuda para tornar as coisas mais dinâmicas.

Existem diferentes técnicas de estudo que, além de otimizarem o aprendizado, também ajudam na concentração. É certo que todos nós aprendemos de forma diferente, por isso, vale a pena tentar vários métodos e ver quais os mais eficientes para você.

Técnicas que usem o meio da escrita costumam estar entre as que funcionam melhor porque faz com que você visualize o conteúdo. Teste fazer esquemas, mapas mentais, resumos e responder questões sobre os assuntos que está estudando.

Se for necessário, alterne os métodos com alguma frequência, isso ajuda a quebrar a monotonia e recuperar a atenção.

Faça da sua faculdade uma prioridade

Como focar nos estudos se eles não são a sua prioridade? Já parou para pensar nisso? Pode ser que você não esteja conseguindo se concentrar na faculdade porque está preocupado com outras coisas e priorizando outros assuntos. Dessa forma, é impossível mesmo dar o seu melhor.

Você precisa lembrar-se constantemente dos motivos que o(a) levaram a entrar no ensino superior. A educação tem um poder transformador e acreditamos que você saiba disso, só precisa manter a ideia em mente.

Se você quer concluir a faculdade com sucesso, priorize-a. Aprenda a dizer não a alguns convites, às distrações e a tudo o que não acrescente nesta sua jornada. Divirta-se, mas sem esquecer como e o quê você deve fazer para chegar aonde deseja.

Mantenha a positividade

Os problemas podem surgir a qualquer momento e nem sempre o seu ânimo será o maior para dar a devida atenção à graduação. No entanto, é preciso aprender a lidar com isso da melhor forma possível e descobrir mecanismos que ajudem a manter a motivação e o pensamento positivo.

Definir objetivos alcançáveis a curto, médio e longo prazo é uma ótima forma de fazer isso. Ao ver as suas metas serem cumpridas, você naturalmente sentirá vontade de seguir em frente e aumentar o número de conquistas.

Comemore cada pequena vitória do seu caminho, mesmo que seja “apenas” conseguir um trabalho antes da data definida. Essas alegrias, que pode parecer insignificantes, têm um grande poder e incentivam a sua atitude positiva.

Tenha momentos de descanso

Parece contraditório, mas, sim, você precisa descansar se quiser saber como melhorar o foco nos estudos. O nosso cérebro tem uma dificuldade em manter a atenção quando está sobrecarregado e forçá-lo a aprender mais pode fazer surtir o efeito contrário. É por isso que são recomendadas pausas quando se está estudando arduamente, além de boas noites de sono.

Em uma rotina atribulada, o descanso normalmente fica em último lugar, mas isso tem consequências. Vale lembrar que descansar não tem a ver apenas com dormir, mas também com fazer atividades agradáveis e relaxar. O mais importante é saber que é preciso dar um tempo para a mente desligar das obrigações e depois retornar com força total. Com essa necessidade preenchida, será mais fácil fazer com que o foco se mantenha.

Converse com os seus amigos, faça passeios ao ar livre, encontre uma atividade física que combine com o seu estilo, tenha hobbies e socialize. O segredo do sucesso é encontrar o equilíbrio.

O caminho até concluir a faculdade pode ser feito em piloto automático, mas será muito mais produtivo se for feito com consciência. Defina as suas prioridades, as suas estratégias e guarde a sua atenção para o que realmente vale a pena: o seu brilhante futuro profissional.

cta-eBook-retencao-Planejamento-de-estudos