Como as salas de metodologias ativas podem auxiliar no aprendizado?

O surgimento de mais salas de metodologias ativas é um ganho tanto para os alunos como para as instituições. Elas possibilitam uma evolução muito mais rápida e consistente do processo de aprendizado.

Sala de aula online

Além disso, convocam os estudantes a serem os protagonistas ao invés de estarem sempre à espera do comando dos professores. Nesse tipo de método, os docentes assumem uma posição de mediadores.

Existem diferentes maneiras de aplicar as metodologias ativas e a atuação pode acontecer em conjunto ou de forma independente.

Descubra como esse modelo de ensino-aprendizagem funciona na prática, quais as suas principais vantagens e por que ele é tão revolucionário.

Metodologias ativas para uma educação inovadora

Durante muitos anos, o ensino foi (e ainda continua a ser em muitos lugares) baseado em um modelo passivo para os estudantes. O contato inicial com a matéria acontece através do professor e é ele quem conduz toda a dinâmica.

Basicamente, os alunos têm a função de aprender através de leituras, alguns exercícios e muita escuta. De acordo com a pirâmide de aprendizagem de William Glasser, não há nada de errado com isso, mas a eficácia é bem menor.

Uma série de estudos realizados pelo psiquiatra americano revelou que a nossa taxa de assimilação do conteúdo é de 10% quando o lemos, 20% quando ouvimos e 30% quando observamos. Se prestarmos atenção, essas são as bases do modelo tradicional de ensino.

Por outro lado, quando escutamos e observamos ao mesmo tempo, a taxa sobe para 50%. Conversas, debates e perguntas fazem 70% da matéria ser realmente absorvida.

O índice de assimilação mais alto, 95%, fica por conta da difusão do conhecimento, ensinando e explicando o assunto a outra pessoa.

As metodologias ativas levam justamente essas ações para a sala e rotinas. A participação do aluno em cada etapa é o que vai definir a sua curva de aprendizagem.

Esse modelo coloca óleo na engrenagem da educação e traz um novo fôlego à relação entre os estudantes e professores. O resultado é um maior envolvimento de ambas as partes e uma gestão muito mais saudável das disciplinas.

Metodologia ativa: exemplos no Grupo Unis

O Grupo Unis não é apenas adepto das metodologias ativas, como um grande defensor de modelos que estimulem o protagonismo dos universitários.

Nas nossas salas de aula, online e offline, os métodos são colocados em prática diariamente, de diferentes formas. Conheça algumas das estratégias utilizadas nos cursos da instituição.

Ensino híbrido

O ensino híbrido ou blended learning combina recursos do ensino online com as aulas presenciais, indicando que a tecnologia tem um papel importante no processo.

O funcionamento parece simples, mas não é simplista. Os momentos autônomos podem incluir horas de laboratórios pré-definidas e atividades através de uma plataforma digital. Já os encontros com o professor são dedicados a atividades práticas, esclarecimento de dúvidas e discussões.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é, na verdade, uma ramificação do ensino híbrido. Nesse caso, os estudantes têm contato com o conteúdo antes de estarem junto com o professor. Estudam de forma independente e realizam atividades.

sala de aula online

No Unis, essa dinâmica é facilitada pelos recursos do Google For Education, especificamente o Google Classroom. A ferramenta garante uma interação constante não apenas com os docentes como também com os outros alunos da turma, facilitando o debate e a troca de conhecimento.

Aprendizagem baseada em problemas e projetos

Como ajudar o aluno a aprender e ainda ter competências valiosas para o mercado de trabalho? Fazendo com que ele seja estimulado a encontrar soluções criativas.

A aprendizagem baseada em problemas e projetos derruba as barreiras entre disciplinas e propõe a resolução de uma situação de forma interdisciplinar.

O aluno Unis é constantemente provocado a ser ativo, formulando hipóteses e identificando possíveis explicações.

Gamificação

Já pensou em usar as estratégias e elementos dos jogos no seu curso durante a faculdade? A proposta da gamificação é essa: levar um pouco mais de diversão ao aprendizado usando determinados pontos do que era apenas uma brincadeira.

A ideia é compreender que tudo pode ser transformado em um jogo, incluindo recompensas, o desenvolvimento de um enredo, regras. O objetivo final, ao invés de chegar ao “chefão” ou acumular o máximo de pontos, é garantir uma assimilação do conteúdo de forma mais leve.

Da sala de aula para o mercado de trabalho

Uma das grandes críticas ao modelo de aprendizado tradicional é que ele responde cada vez menos às demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

Enquanto a procura é por profissionais ativos, dinâmicos, adaptáveis, criativos e empáticos, o tradicionalismo educa para uma certa passividade que não encaixa nesse contexto. É por isso que há, muitas vezes, uma dificuldade de adaptação dos egressos ao mercado após a faculdade.

As metodologias ativas, pelo contrário, contornam perfeitamente essa falha. O estímulo constante e as habilidades cognitivas desenvolvidas durante o processo são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

O diferencial do Unis é valorizar o poder que toda essa organização tem e como ela pode impactar na vida do aluno dentro e fora da faculdade. Quando a instituição pensa além dos seus muros, os estudantes vão muito mais longe.

As nossas salas com metodologias ativas oferecem exatamente o que você precisa para ter um desempenho acadêmico exemplar e um crescimento profissional único.

Já temos tudo preparado. Nos vemos na aula de hoje?

Entenda como são as salas com metodologias ativas de ensino?