Como as salas de metodologias ativas podem auxiliar no aprendizado?

    O surgimento de mais salas de metodologias ativas é um ganho tanto para os alunos como para as instituições. Elas possibilitam uma evolução muito mais rápida e consistente do processo de aprendizado.

    Sala de aula online

    Além disso, convocam os estudantes a serem os protagonistas ao invés de estarem sempre à espera do comando dos professores. Nesse tipo de método, os docentes assumem uma posição de mediadores.

    Existem diferentes maneiras de aplicar as metodologias ativas e a atuação pode acontecer em conjunto ou de forma independente.

    Descubra como esse modelo de ensino-aprendizagem funciona na prática, quais as suas principais vantagens e por que ele é tão revolucionário.

    Metodologias ativas para uma educação inovadora

    Durante muitos anos, o ensino foi (e ainda continua a ser em muitos lugares) baseado em um modelo passivo para os estudantes. O contato inicial com a matéria acontece através do professor e é ele quem conduz toda a dinâmica.

    Basicamente, os alunos têm a função de aprender através de leituras, alguns exercícios e muita escuta. De acordo com a pirâmide de aprendizagem de William Glasser, não há nada de errado com isso, mas a eficácia é bem menor.

    Uma série de estudos realizados pelo psiquiatra americano revelou que a nossa taxa de assimilação do conteúdo é de 10% quando o lemos, 20% quando ouvimos e 30% quando observamos. Se prestarmos atenção, essas são as bases do modelo tradicional de ensino.

    Por outro lado, quando escutamos e observamos ao mesmo tempo, a taxa sobe para 50%. Conversas, debates e perguntas fazem 70% da matéria ser realmente absorvida. 

    O índice de assimilação mais alto, 95%, fica por conta da difusão do conhecimento, ensinando e explicando o assunto a outra pessoa.

    As metodologias ativas levam justamente essas ações para a sala e rotinas. A participação do aluno em cada etapa é o que vai definir a sua curva de aprendizagem.

    Esse modelo coloca óleo na engrenagem da educação e traz um novo fôlego à relação entre os estudantes e professores. O resultado é um maior envolvimento de ambas as partes e uma gestão muito mais saudável das disciplinas.

    Metodologia ativa: exemplos no Grupo Unis

    O Grupo Unis não é apenas adepto das metodologias ativas, como um grande defensor de modelos que estimulem o protagonismo dos universitários.

    Nas nossas salas de aula, online e offline, os métodos são colocados em prática diariamente, de diferentes formas. Conheça algumas das estratégias utilizadas nos cursos da instituição.

    Ensino híbrido

    O ensino híbrido ou blended learning combina recursos do ensino online com as aulas presenciais, indicando que a tecnologia tem um papel importante no processo.

    O funcionamento parece simples, mas não é simplista. Os momentos autônomos podem incluir horas de laboratórios pré-definidas e atividades através de uma plataforma digital. Já os encontros com o professor são dedicados a atividades práticas, esclarecimento de dúvidas e discussões. 

    Sala de aula invertida

    A sala de aula invertida é, na verdade, uma ramificação do ensino híbrido. Nesse caso, os estudantes têm contato com o conteúdo antes de estarem junto com o professor. Estudam de forma independente e realizam atividades.

    sala de aula online

    No Unis, essa dinâmica é facilitada pelos recursos do Google For Education, especificamente o Google Classroom. A ferramenta garante uma interação constante não apenas com os docentes como também com os outros alunos da turma, facilitando o debate e a troca de conhecimento. 

    Aprendizagem baseada em problemas e projetos

    Como ajudar o aluno a aprender e ainda ter competências valiosas para o mercado de trabalho? Fazendo com que ele seja estimulado a encontrar soluções criativas.

    A aprendizagem baseada em problemas e projetos derruba as barreiras entre disciplinas e propõe a resolução de uma situação de forma interdisciplinar. 

    O aluno Unis é constantemente provocado a ser ativo, formulando hipóteses e identificando possíveis explicações.

    Gamificação

    Já pensou em usar as estratégias e elementos dos jogos no seu curso durante a faculdade? A proposta da gamificação é essa: levar um pouco mais de diversão ao aprendizado usando determinados pontos do que era apenas uma brincadeira.

    A ideia é compreender que tudo pode ser transformado em um jogo, incluindo recompensas, o desenvolvimento de um enredo, regras. O objetivo final, ao invés de chegar ao “chefão” ou acumular o máximo de pontos, é garantir uma assimilação do conteúdo de forma mais leve.

    Da sala de aula para o mercado de trabalho

    Uma das grandes críticas ao modelo de aprendizado tradicional é que ele responde cada vez menos às demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

    Enquanto a procura é por profissionais ativos, dinâmicos, adaptáveis, criativos e empáticos, o tradicionalismo educa para uma certa passividade que não encaixa nesse contexto. É por isso que há, muitas vezes, uma dificuldade de adaptação dos egressos ao mercado após a faculdade.

    As metodologias ativas, pelo contrário, contornam perfeitamente essa falha. O estímulo constante e as habilidades cognitivas desenvolvidas durante o processo são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

    O diferencial do Unis é valorizar o poder que toda essa organização tem e como ela pode impactar na vida do aluno dentro e fora da faculdade. Quando a instituição pensa além dos seus muros, os estudantes vão muito mais longe.

    As nossas salas com metodologias ativas oferecem exatamente o que você precisa para ter um desempenho acadêmico exemplar e um crescimento profissional único. 

    Já temos tudo preparado. Nos vemos na aula de hoje?

    Entenda como são as salas com metodologias ativas de ensino?

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!
    c86dde3c-4f11-40fd-868c-33c22ea31281-hs_file_upload-Banner-Pós
    c86dde3c-4f11-40fd-868c-33c22ea31281-hs_file_upload-Banner-Vestibular

    Assine para receber atualizações no email!

    Manual do aluno Unis-optimized