Por que o empreendedorismo universitário vem se destacando no Brasil?

    O empreendedorismo universitário parece um fenômeno muito recente, mas a verdade é que a tendência já existe há alguns anos e tem se intensificado.

    As instituições de ensino atentas a essa dinâmica, como é o caso do Grupo Unis, encontraram, inclusive, maneiras de fomentar o talento dos jovens empresários.

    Conheça melhor o universo do empreendedorismo universitário e tire as suas dúvidas sobre o assunto. Quem sabe você não acaba este texto com uma ideia que pode virar uma empresa?

    O que é empreendedorismo universitário

    De uma forma bastante resumida, é a criação de negócios e empresas por estudantes durante o período da faculdade.

    O que acontece, muitas vezes, por necessidade. Há alunos que procuram formas de manter as mensalidades e encontram uma saída no empreendedorismo.

    O ambiente acadêmico faz com que as ideias fervilhem e até quem não se imaginava nesta posição, começa a considerar a possibilidade de empreender. 

    O nome imponente e o fato de se falar em criação de empresas pode parecer um pouco intimidante para quem tem pouca experiência, mas na prática é muito mais simples. Você pode, por exemplo, decidir fazer brownie e chocolates para vender aos colegas de curso.

    Esse é um caso clássico e tem um impacto tanto na renda do estudante como nas suas capacidades de comunicação, relacionamento e visão estratégica.

    Para quem é ligado ao digital, as startups, empresas com base tecnológica, são o tipo de negócio ideal. Rapidamente, uma ideia de aplicativo ou jogo pode passar a valer milhões. Para iniciar, tudo o que é preciso é de conhecimento e um computador. 

    Isso provavelmente justifica o aumento exponencial do número de empreendimentos desse tipo no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), entre 2011 e o fim de 2019, a quantidade de empresas aumentou 20 vezes.

    Quem pensa mais em como pode prestar um serviço à comunidade ganhando com isso, também tem espaço. Uma das principais características do empreendedorismo social é aliar o lado comunitário com ganhos financeiros.

    No fim, empreender é menos complicado e mais diverso do que se imagina. No entanto, há muito que pode ser feito para que um pequeno negócio informal se torne uma empresa “com pernas para andar” ainda antes do fim do curso. 

    Uma tendência no Brasil e no mundo

    Há quem continue a insistir que o empreendedorismo é uma moda, mas ele veio para ficar e os dados são claros.

    De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor, em 2017, o Brasil já contava com quase 50 milhões de pessoas envolvidas em atividades empresariais entre os 18 e os 64 anos. 

    O estudo revela ainda que o número de empreendedores triplicou em 10 anos, ou seja, entre 2007 e 2017. Esse resultado acompanha as tendências e expectativas para o futuro.

    As previsões mostram insistentemente que os trabalhadores vão converter-se cada vez mais à criação do negócio próprio buscando equilíbrio financeiro e realização profissional.

    E essa mentalidade começa a se formar cada vez mais cedo. Ainda durante a graduação, os estudantes são preparados com disciplinas e atividades focadas na arte de empreender.

    Mesmo que não cheguem a criar as suas próprias empresas, despertam importantes habilidades de iniciativa e inovação que podem ser bem aproveitadas em qualquer área.

    Motivos para empreender antes de sair da faculdade

    E se você ainda não ficou totalmente convencido das vantagens de começar a criar o seu pequeno império durante a faculdade, chegou a hora de mudar de opinião. Confira como e por que a frequência no ensino superior vai te ajudar nessa jornada.

    É um local seguro para desenvolver a ideia de negócio e receber sugestões credíveis

    Provavelmente, você não vai encontrar um ambiente mais propício para desenvolver, testar, falhar e começar outra vez até acertar.

    Esse meio de aprendizado constante permite que a sua ideia seja posta à prova e que siga para além dos muros da faculdade, de uma maneira muito mais encorpada.

    Para que isso aconteça, o Grupo Unis aposta tanto na inclusão de matérias voltadas para o empreendedorismo em praticamente todos os cursos, como também em iniciativas paralelas.

    Os alunos têm a possibilidade de contar com incubadoras de empresas, onde dispõem de uma estrutura física e mentoria para que os negócios floresçam.

    Podem ainda trocar experiências com outros projetos incubados, aprendendo e crescendo ainda mais. 

    Você pode começar a ganhar o seu próprio dinheiro logo

    Ter um negócio, ainda que pequeno, é uma excelente forma de ganhar dinheiro para pagar a faculdade, inclusive.

    Você pode transformar aquele hobby em algo mais rentável e conseguir ter um orçamento muito mais folgado.

    Além disso, você pode ter mais facilidade em gerenciar o seu horário como empreendedor do que teria trabalhando em um emprego com horário integral.

    Essa flexibilidade pode ser perfeitamente combinada com as suas aulas. Dessa forma, você não precisa atrasar disciplinas ou prejudicar o seu desempenho acadêmico.

    Há sempre oportunidade para criar conexões que podem mudar tudo

    Não é segredo que a faculdade é especialista em proporcionar excelentes oportunidades de networking. Como bom empreendedor, você só precisa saber identificá-las.

    Alguns contatos que podem parecer muito casuais podem ser justamente aqueles que ajudarão o seu negócio a crescer. Um conselho valioso de um professor, uma sociedade com alunos de outros cursos que pode nascer de forma inusitada. 

    É um local em que geralmente tem sempre muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e muita gente circulando. Dá para tirar uma grande vantagem disso e ter a chance de impulsionar o seu nome como jovem empreendedor.

    Acreditando no poder de uma geração que já nasce movida à inovação e coragem, o Grupo Unis é incansável nas iniciativas que ajudem a desenvolver talentos.

    Enquanto estuda conosco, traga também a sua ideia de negócio. Estamos aqui para te ajudar a alçar  voos mais altos.

    Veja como o empreendedorismo digital está mudando o mercado!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!