O primeiro ano na faculdade é onde se descobre todas as novidades daquele mundo até então desconhecido. Essa espécie de transição pode ser tanto encantadora quanto confusa, pois é o momento de entrar em contato com novas disciplinas e um modelo diferente de ensino que é praticado na escola.
Esse primeiro “choque” tem tudo a ver com a maior liberdade que se tem durante a graduação. As provas não são mensais e os professores abrem mais espaço para os alunos protagonizarem o processo de aprendizado, por exemplo. Toda essa abertura precisa vir acompanhada também de uma boa dose de maturidade. É ela que permitirá que o universitário não se perca pelo caminho rumo ao seu objetivo: conquistar um diploma de nível superior com sucesso.
No caso de quem vai fazer uma licenciatura ou bacharelado, o primeiro ano pode representar até ⅕ da graduação, dependendo do curso escolhido. Já para quem optar por um tecnólogo, os dois semestres são a metade do tempo que passarão como estudantes. De calouro a finalista, é um passo. Por isso, convém ser estratégico desde o primeiro dia.
Veja neste post como aproveitar o seu ano de calouro ao máximo e garantir uma base sólida para o restante da graduação.
Não é porque você acabou de entrar no curso que não possa ganhar destaque e dar grandes passos para o seu crescimento profissional. Desde o primeiro dia, tudo é possível. Basta que você esteja atento(a) às possibilidades e aja de uma forma adequada ao momento. Há espaço para a diversão, mas sem esquecer da responsabilidade com os estudos.
Está no seu primeiro ano e quer saber como potencializá-lo? Confira essas dicas e coloque-as em prática!
Em todo início de semestre, normalmente há uma série de eventos para dar as boas vindas aos novos alunos da instituição. Algumas são organizadas pela própria direção do estabelecimento de ensino e outras surgem da iniciativa de centros acadêmicos ou mesmo veteranos dos cursos.
Aproveite essas ocasiões para conhecer melhor a faculdade em si, a sua estrutura física, e também se familiarizar com o seu próprio curso.
Nesses encontros, palestras, workshops e calouradas, socialize. Interaja com os seus colegas de turma, alunos mais antigos e de outros cursos. Além de ser uma excelente forma de criar conexões que vão te deixar mais à vontade, ainda acaba por ser networking. Como universitário(a), além de fazer amizades, você pode e deve fazer contatos.
E já que estamos falando de conhecer pessoas novas, você vai notar de cara que o ambiente acadêmico é bem mais diverso que o escolar. Diariamente, você vai contactar com rostos, ideias e backgrounds bem diferentes do seu.
A dica é: esteja aberto para essas novidades e diferentes visões de mundo. Mesmo que entre em choque com a sua linha de pensamento, servirá para mostrar que a realidade pode ser bem diferente para outros.
Esse é o momento ideal para abandonar ideias pré-concebidas, seja sobre outras pessoas ou sobre você mesmo. Vale a pena, até mesmo, investir em atividades ou experiências que você nunca cogitou experimentar. Se vai fazer faculdade em outra cidade, é ainda mais importante ter essa disponibilidade para encarar a nova fase e aprender com ela.
Como já foi dito, existe uma diferença enorme entre a vida na escola e a vida na faculdade. Você vai ter que saber controlar muito bem os seus horários e gerir o tempo, pois não vai ter professor e nem coordenador informando que você está no limite das suas faltas ou ainda relembrando o dia de entregar o trabalho.
A autonomia é real, mas você precisa estar preparado para lidar com ela. A melhor forma de fazer isso é aderindo fielmente à organização.
Analise a sua rotina e faça uma lista de todos os seus horários e atividades diárias, incluindo o tempo que passa na faculdade. Veja se há como otimizar o tempo, se existem tarefas que podem ser eliminadas, substituídas ou feitas mais rapidamente.
Para quem faz graduação a distância, ser organizado(a) é ainda mais importante. Ainda que exista flexibilidade em relação aos horários de estudo, existem prazos que precisam ser cumpridos. O planejamento da rotina ajuda na manutenção do compromisso, evita que datas importantes sejam esquecidas e ainda afasta a procrastinação.
Como fazer uma boa graduação sem se preocupar com o desempenho acadêmico? Um dos grandes erros de quem acabou de entrar na faculdade é esquecer que o objetivo ali é estudar. E muito!
É um período de muita adaptação e novidades, mas nem por isso o estudo deve ficar de lado. Dependendo da quantidade de disciplinas por semestre, não é preciso ter um ritmo diário frenético, mesmo depois de horas e horas de aula.
O mais indicado para não ficar perdido(a) nos conteúdos e deixar tudo acumulado é montar um plano de estudos. Com essa espécie de cronograma, você distribui as matérias ao longo da semana e vai estudando de uma forma cadenciada e constante. O rendimento certamente será muito mais positivo do que se você deixar tudo para a véspera da prova.
Está nas suas mãos fazer da faculdade uma experiência inesquecível e que enriquecerá o seu eu profissional. Do primeiro ao último dia, quem faz o caminho é você. Preparado(a) para arrasar como calouro?
Ah, que tal aprender a montar um planejamento de estudos eficiente? Baixe o nosso e-book e veja como isso vai se facilitar!