O que o mercado procura em um profissional de administração?

    A cada ano, as faculdades e universidades formam mais e mais profissionais em Administração. Com a competitividade crescente, como se destacar no mercado de trabalho?

    O que os formandos devem pensar é que, antes de mais nada, o autoconhecimento é fundamental, até mesmo para escolher o curso de graduação que irão fazer. Muitas vezes, ao sair do Ensino Médio ou Técnico o estudante se sente perdido, sem saber para onde ir.

    Sócrates já dizia, muito antes de existirem cursos de graduação, que conhecer a si mesmo é essencial para o sucesso na vida. Competências e habilidades são talentos natos, basta que cada pessoa os reconheça e trabalhe a favor deles. 

    Neste post, mostramos como desenvolver essas características e aprimorá-las para ter sucesso no mercado de trabalho. Afinal, o que faz o profissional de Administração? Continue conosco e descubra!

    Exigências do mercado

    Independente da profissão escolhida, as empresas brasileiras costumam preferir profissionais com uma boa capacidade de realização, postura ética, criatividade, inovação, motivação, energia e dinamismo, inteligência emocional e autonomia. Características essas essenciais no trabalho de Administração.

    Além disso, principalmente na área de Administração, a capacidade de relacionamento interpessoal costuma ser bastante valorizada. Trabalhar em equipe e fazer a sua própria rede de contatos é fundamental na parte profissional e pessoal.

    De acordo com especialistas, as habilidades pessoais contam muito mais na hora de contratar do que as técnicas. Muitos empresários comentam que não adianta nada saber tudo sobre o serviço e não ser honesto. Por isso, os valores que o candidato traz em si na hora da contratação valem muito mais do que as habilidades técnicas.

    Diferenciais na área de Administração

    Para os recém formados do curso de administração, uma das exigências do mercado é a capacidade de tomar decisões rapidamente e ter facilidade de relacionamento. Para conseguir um bom emprego, as organizações costumam dar preferência a competências básicas, que são: adequação profissional, idoneidade, saúde física e mental e relacionamento interpessoal.

    Dessa forma, a empregabilidade após a graduação em Administração é obtida com base nestes pilares. Mas depende da empresa, pois eles costumam variar de acordo com a organização e o cargo pretendido.

    Para continuar na área, existem mais algumas exigências. Entre as mais requisitadas pelas empresas e que geralmente faltam nos graduados em Administração, podemos citar: inglês fluente, conhecimentos em TI e consciência socioambiental.

    CTA_UNIS_Administração_1

    Tendências para o futuro

    Mais importante do que conseguir atender às exigências do mercado quando sair da faculdade de administração é começar, ainda durante a graduação, a se preparar para o que ele vai exigir ainda no curso. O nível de inglês, por exemplo, pode ser melhorado e aperfeiçoado durante a graduação. 

    Muitas faculdades no Sul do Minas investem em disciplinas para comunicação organizacional e inteligência emocional. Inclusive, para o mercado de trabalho, é essencial que seus futuros colaboradores tenham controle emocional.

    Geralmente, as empresas dividem os que chegam ao mercado de trabalho em três níveis, que são: básico, o que somente obedece ordens, intermediário, que tem um nível mais técnico, e por fim o avançado que, por ter cultura e um conhecimento maiores, costuma conseguir os cargos de liderança nos primeiros anos de empresa.

    Para quem já está no mercado, as atualizações são investir em pós-graduação e também buscar aconselhamento e acompanhamento profissional. Além disso, cursos de especialização e idiomas podem fazer a sua carreira na área de administração decolar de vez. Estar sempre com a rede de contatos atualizada é fundamental, afinal, nunca se sabe quando vai precisar de uma ajuda externa.

    Dessa forma, o mercado procura em um profissional de Administração muito mais do que um funcionário obediente. Ele quer alguém capaz de liderar, de encontrar soluções, de inovar, sem colocar em risco todo o negócio. 

    Muitas universidades oferecem o curso presencial e a faculdade a distância. Na modalidade a distância, os alunos podem se tornar profissionais em Administração sem sair de casa. Ou até mesmo podem conciliar trabalho e estudos, pois a graduação EaD permite a flexibilidade de horários. Ou seja, você pode fazer a graduação no Sul de Minas sem sair de casa!

    Agora que você já sabe o que o mercado busca em profissionais de Administração, quer saber mais? Confira em nosso e-book o futuro dessa e de muitas outras profissões!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!