O potencial do mercado: 4 motivos para apostar em seus estudos

Decidir apostar nos estudos pode ser considerado um passo bastante estratégico pelas mais diferentes razões.

Além do fato óbvio de que a educação é sempre um investimento, as possibilidades de sucesso para quem segue esse caminho são muito maiores. Não é uma questão de sorte, mas sim de esforço recompensado.

Faz faculdade e tem sentido algum desânimo em relação às perspectivas para a carreira? Não entre em pânico!

Você está fazendo a escolha certa ao investir na sua instrução, e neste texto vamos te explicar o porquê.

Como está o mercado em Minas Gerais?

Antes de tudo, vale a pena perceber melhor como está a situação do mercado de trabalho em Minas Gerais. O Brasil, de forma geral, está com uma taxa de desemprego moderada e mostra sinais de instabilidade. Será que o estado também está assim?

Enquanto boa parte do país ainda se recupera aos poucos da dramática experiência da crise de 2015, Minas dá sinais claros de que a recessão é coisa do passado.Guia prático de como obter um emprego rapidamenteDe acordo com os dados oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o estado foi o que mais abriu postos de trabalho em 2019, perdendo apenas para São Paulo. Foram 97.720 vagas com carteira assinada.

Apesar da capital concentrar uma boa parte das oportunidades que surgem, o Sul de Minas não fica atrás e ganha destaque na geração de empregos.

Só em outubro do ano passado, as 10 maiores cidades da região abriram 575 vagas. O acumulado, até o mês indicado, era de 5.136 postos. Um resultado que garante boas perspectivas para quem vai entrar ou já está no mercado de trabalho.

Cidades como Três Corações, Pouso Alegre, Três Pontas e Varginha, todas com unidades de ensino superior do Grupo Unis, estão entre as com mais postos de trabalho.

Como já ficou claro, o mercado no estado está em fase de crescimento e, certamente, em busca de profissionais que possam ajudar as empresas a serem maiores e melhores.

Se você pretender ser um deles, a opção mais indicada é continuar na graduação, aproveitar as oportunidades do ambiente acadêmico e trabalhar por um ótimo desempenho. A seguir, vamos esclarecer porque isso é tão importante.

4 razões para investir na sua formação

Estar na faculdade, por si só, é uma experiência única e que amplia a visão de mundo de qualquer pessoa. Há um grande espaço para o crescimento pessoal, mas também para o desenvolvimento profissional.

CTA_UNIS_Tutorial de como podemos crescer profissionalmente durante a faculdade_1

Os cursos estão cada vez mais alinhados com o que é exigido no competitivo mercado de trabalho. O que quer dizer que os egressos saem dos cursos verdadeiramente preparados. Mas a frequência universitária pode ter um impacto ainda maior.

A faculdade faz uma preparação completa

Em um meio tão fértil, o aprendizado acontece em diferentes formatos. A sala de aula e a aquisição de conhecimento são apenas uma parte do processo.

Você pode contar com suporte para a elaboração do currículo e até mesmo para encontrar um local para estagiar. A Central de Estágio e Empregabilidade do Unis, por exemplo, faz tudo isso.

Conveniada com dezenas de empresas da região, a instituição promove a inserção profissional dos alunos em um mercado aquecido e cheio de oportunidades.

Além disso, o lado empreendedor, cada vez mais valorizado em todas as áreas, também pode ser exercitado na empresa júnior. Vale ressaltar também as infinitas possibilidades de networking que podem abrir portas importantes.

Ao fazer uma graduação ou pós-graduação, você conquista mais do que um diploma. No pacote, estão incluídas múltiplas chances de transformar o seu percurso como profissional e ser humano.

Os recrutadores preferem candidatos com formação acadêmica

É um fato que conduz o mercado hoje e continuará a conduzir no futuro. A frequência universitária tem um peso, mesmo que você não trabalhe na área em que estuda ou já é formado.

Os empregadores, sabendo que as faculdades são ambientes sobretudo de desenvolvimento de competências, valorizam o tempo dedicado a esse aperfeiçoamento.

Essa preferência é válida, inclusive, para vagas que não exigem uma qualificação específica. O nível educacional do candidato e o seu conjunto de habilidades pode ser muito mais valioso do que a experiência (ou a falta dela).

Os profissionais qualificados recebem maiores salários

A diferença salarial é inquestionável e pode ser facilmente comprovada com números. O levantamento “Education at a Glance”, realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), revelou que a remuneração de quem frequentou graduação pode ser até 140% maior. Para quem fez pós-graduação, o valor pode ser até 350% superior.

É claro que, dependendo do setor, essa pode ser uma realidade mais ou menos presente. Na oficina de empregabilidade realizada pelo Grupo Unis, os alunos podem conversar com profissionais que estão inseridos no mercado e, entre outras coisas, esclarecer sobre as remunerações praticadas.

A chance de estabilidade é maior

O empregador dificilmente vai querer abrir mão de um profissional qualificado, em constante atualização e que esteja por dentro das práticas mais recentes do mercado.

Ou seja, continuar estudando é sempre uma mais valia, pois, além de aumentar o seu conhecimento, faz com que a empresa não queria perder você. Em épocas de algumas incertezas e muita competitividade, é bom contar com essa segurança.

Então, se ainda restam dúvidas, sim, apostar nos estudos faz toda a diferença. A vantagem vale tanto para quem ainda vai em busca do primeiro emprego como para quem já está no mercado há um tempo.

Invista sua carreira, em você, no seu sucesso e conte com o apoio do Grupo Unis nessa jornada!

Veja como conseguir um emprego durante a faculdade