Conheça o melhor modo de economizar durante a faculdade

Se você está querendo economizar durante a sua graduação, leia o texto abaixo para ajudá-lo a se preparar melhor para pagar  os custos de sua faculdade e as suas contas mensais.

A preocupação sobre o pagamento da faculdade e de outros gastos atinge a maior parte dos estudantes. Mas não se preocupe, pois separamos as melhores dicas para ajudá-lo a economizar durante a graduação.

Não desista do seu sonho de conquistar o seu diploma universitário! Aprenda quais são as melhores alternativas para economizar e reduzir os seus custos.

1) Planeje-se financeiramente

O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro, com a sua renda mensal e todos os seus custos fixos, como, por exemplo, aluguel, internet, alimentação, transporte, mensalidade da faculdade etc.

Você pode achar que esse passo não é muito importante, mas muitos brasileiros acabam se endividando por falta de um planejamento financeiro.

Através de uma planilha financeira você vai conseguir gerenciar melhor a sua renda mensal. Além disso, vai perceber em quais itens será possível economizar.

2) Economize com transporte

Sempre é possível economizar, pois você só precisa adaptar a sua rotina e os seus hábitos aos recursos disponíveis.

Caso utilize o seu carro para ir à faculdade, procure alternativas mais baratas, como, por exemplo, o transporte público, que normalmente possui valores reduzidos para estudantes.

Mas se o transporte público não for uma opção viável para a sua rotina, procure um grupo de amigos da sua faculdade e proponha fazer um rodízio de caronas, dessa forma, todos irão economizar gasolina e irão reduzir o desgaste dos carros.

3) Procure se alimentar gastando menos

Muitos estudantes acabam comendo fora de casa devido às diversas responsabilidades e atividades que possuem durante a semana.

Só que em seu planejamento financeiro você irá perceber que o gasto com alimentação não é pequeno, por isso você deve se esforçar para reduzir os custos com este item.

Você deve evitar comer fora de casa e para isso deverá preparar a sua própria comida. Caso você não goste muito de cozinhar, separe um dia do seu final de semana para fazer marmitas para a semana, dessa forma, você gastará apenas um dia para cozinhar as suas refeições semanais.

Cozinhar deve se tornar um hábito de sua nova rotina de economia.

4) Saiba as vantagens de sua carteirinha de estudante

Além dos descontos mais comuns em entretenimento, como, por exemplo, shows, cinemas, teatros etc., alguns estabelecimentos como restaurantes, farmácias, entre outros, oferecem descontos para estudantes.

Por isso, sempre pergunte se o estabelecimento oferece desconto com a apresentação da carteirinha de estudante, dessa forma, você conseguirá economizar com algumas compras.

5) Use a tecnologia a seu favor

Através da internet você terá acesso a diversos livros e textos digitais, o que, além de otimizar o seu tempo, já que você não precisará ir até uma biblioteca ou livraria, irá reduzir os seus gastos com impressão de material e compra de livros.

Na internet você também vai conseguir acessar vídeos, apresentações e outras informações sobre diversos conteúdos. A internet, além de facilitar o seu dia a dia, poderá trazer economias para os seus estudos.

6) Busque uma renda extra

Mesmo que essa dica não seja uma alternativa para economizar, a renda extra é uma opção para você conseguir dinheiro adicional para pagar pelas mensalidades do seu curso superior.

Atualmente existem diversos trabalhos de freelancer, como, por exemplo, motorista de Uber, passeador de cães, entre outros, que podem ser realizados durante o seu tempo livre e não irão atrapalhar os seus estudos e o seu trabalho.

7) Faça um estágio remunerado

Se o seu orçamento estiver apertado, outra opção é a de buscar por um estágio remunerado, pois, dessa forma, você receberá uma bolsa auxílio para os seus gastos e, além disso, irá adquirir experiência em sua profissão.

Outro benefício do estágio remunerado é que o estudante poderá seguir carreira na empresa ao fim do programa, caso haja vagas disponíveis.

8) Consiga uma bolsa de estudos

Outra oportunidade para ajudá-lo a pagar por sua faculdade é a bolsa de estudos.

O programa de bolsas de estudos mais popular no país é o Prouni, que é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação).

O Prouni oferece bolsas de 50% e 100% em cursos de graduação e sequenciais de formação específica para os estudantes que desejem entrar no ensino superior.

9) Faça o financiamento do seu curso

O financiamento estudantil é outra dica para ajudá-lo a concluir a sua graduação.

Você poderá optar pelo FIES, que também é um programa oferecido pelo MEC, no qual o governo oferece um financiamento aos estudantes do ensino superior.

Lembrando que o percentual do financiamento do FIES irá depender da sua renda familiar mensal.

Além do FIES, as faculdades também oferecem outras opções de financiamento aos estudantes, assim, você só precisa escolher a melhor alternativa para a sua realidade financeira.

Consiga o seu diploma universitário!

Não use a sua situação financeira como empecilho para pagar a sua faculdade.

O seu sucesso profissional depende da conclusão do ensino superior, por isso, mesmo que sua renda mensal seja limitada, existem diversas opções para que você consiga economizar na faculdade e assim ter o dinheiro necessário para concluir o seu curso superior.

Mude seus hábitos e comece já a economizar para o seu futuro profissional.

E se tiver interesse em ganhar uma renda extra para pagar a sua graduação, leia, também, o post "Como posso ganhar uma renda extra na faculdade?".

Saiba como ganhar uma renda extra na faculdade!