Como a nota do MEC é importante para as faculdades particulares?

Ao escolher uma instituição de ensino superior para frequentar, deve-se ter atenção a muitos critérios. Um dos mais importantes é, sem dúvida, a nota do MEC (Ministério da Educação).

O órgão faz uma avaliação das universidades públicas e faculdades de todo o país em busca de, com critérios específicos, qualificar o ensino oferecido. Aquelas mais bem colocadas no ranking são, naturalmente, as que oferecem melhores condições aos estudantes.

Manual do AlunoBaixe o e-book 'Tutorial de como podemos crescer profissionalmente durante a faculdade' da UNISMas, em termos práticos, o que reflete esta nota? Como ela pode influenciar o desempenho dos estudantes e a rotina dos cursos? Continue lendo o artigo para esclarecer essas e outras dúvidas.

O que é a nota do MEC e como é atribuída

Considerando que estamos falando de todo um sistema de ensino, é fundamental ter uma avaliação criteriosa. Ela deve refletir em que medida a instituição está preparada para oferecer um ensino de excelência aos seus alunos.

Para chegar a um valor, são necessárias algumas etapas que consideram desde a estrutura física do estabelecimento até a grade curricular dos cursos, passando pelos recursos fornecidos aos alunos.

Dentro do Ministério, o órgão responsável por todo esse processo de avaliação é o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o mesmo que conduz o Enem.

Existem três grandes análises que são consideradas na hora de definir a qualidade de uma instituição. São elas o Enade, o Conceito Preliminar de Curso e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição.

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é uma prova aplicada aos universitários em dois momentos: assim que entram no curso e quando estão prestes a sair. O objetivo é avaliar, com a maior precisão possível, a evolução do aprendizado ao longo dos anos da graduação.

Já o Conceito Preliminar de Curso, conhecido como CPC, leva em consideração a estrutura disponível para que os cursos se mantenham em funcionamento. Isso quer dizer que avalia-se o número de professores que têm formação adequada, o estado das salas, presença de laboratórios e bibliotecas, por exemplo. A notas atribuídas vão de 1 a 5.

Por sua vez, o IGC é uma média dos CPC’s de todos os cursos da faculdade obtidos nos últimos três anos. Ou seja, ele é um valor mais global que mostra o desempenho da instituição levando em consideração a qualidade dos cursos.

Apesar da avaliação global do Ministério da Educação levar em consideração outros critérios, o IGC é que fica conhecido como a nota do MEC para faculdades. As instituições com nota 4 e 5 são as mais exemplares, verdadeiras referências no ensino superior.

Aquelas que obtiveram uma nota 3 são consideradas satisfatórias. Enquanto que as que obtiveram 1 e 2 correm um sério risco de encerrar as suas atividades.

As vantagens de uma boa avaliação para faculdades e alunos

A nota do MEC para as faculdades particulares funciona como uma espécie de selo que transmite segurança ou confirmam os receios de alguns universitários.

Para os alunos, é uma forma segura de saber se a qualidade de ensino está garantida e se não existirão problemas posteriormente.

O processo para chegar ao resultado final garante, antes de tudo, que a faculdade tem o reconhecimento do Ministério da Educação. Apenas com essa validação é possível a emissão do certificado, por exemplo, documento que comprova a frequência no ensino superior.

Ser aluno de uma faculdade que foi devidamente avaliada e ainda recebeu uma nota que não é apenas suficiente traz mais vantagens. Isso significa que a instituição fez investimentos adequados em recursos pedagógicos fundamentais para um pleno desenvolvimento acadêmico.

estudos

Apenas as melhores universidades do país recebem as maiores classificações e os empregadores sabem exatamente quais são elas. As empresas associam a classificação do MEC imediatamente a qualidade e boa formação.

Por isso, além de saberem que vão contar com uma estrutura aprovada pelo órgão máximo competente, os estudantes ficam com a certeza também de uma boa receptividade no mercado. É certo que terão que mostrar o seu valor, mas o primeiro passo foi dado e ele é bastante positivo.

Grupo Unis: Nota 4 no MEC

Na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação, o Grupo Unis recebeu a nota 4. Isso coloca a instituição, que já é referência absoluta em ensino no Sul de Minas, em pé de igualdade com as maiores faculdades e universidades do país.

Esse, honestamente, não é um resultado que nos surpreende. O nosso trabalho diário é justamente voltado a fazer todas as melhorias para oferecer sempre um serviço exemplar à comunidade acadêmica, incluindo estudantes, professores e funcionários.

A nota 4 é, na verdade, a coroação de todo esse esforço conjunto, onde nós oferecemos o suporte, a estrutura, e os nossos alunos nos brindam com desempenhos brilhantes. Vemos talentos nascerem todos os dias dentro das salas de aulas, pelos corredores, nas salas de aulas invertidas.

Mas essa não é a linha de chegada e sim um estímulo para irmos ainda mais longe. Enquanto isso, continuamos engajados em transformar a região em um polo educacional ainda mais forte e cheio de potencial.

Estamos estudando continuamente para trazer ainda mais modernização, mais recursos tecnológicos que possam dinamizar o ensino. Pretendemos fechar ainda mais parcerias com empresas e instituições de outros países para ampliar o programa de mobilidade acadêmica.

Enquanto isso, contamos com você, do nosso lado, descobrindo todas as oportunidades e crescendo a cada dia.

como podemos crescer profissionalmente