Práticas para conseguir um emprego durante a faculdade

    Conseguir um emprego é uma preocupação que muitos têm antes mesmo de entrar na graduação. No decorrer do curso, este sentimento pode se intensificar, seja pela vontade de colocar logo o conhecimento em prática ou pela necessidade de ter um rendimento financeiro.

    Seja por qual motivo for, iniciar a carreira profissional é algo que deve ser feito com cuidado e estratégia. Afinal, esta provavelmente será a primeira experiência a aparecer no seu currículo. Melhor que seja a mais positiva possível, certo?

    Se você está neste momento ansioso(a) para descobrir como conseguir o primeiro emprego rápido, continue lendo este post. Vamos compartilhar dicas valiosas que te ajudarão a atingir esse objetivo!

    É possível trabalhar e estudar?

    Do ponto de vista burocrático, não existe nada que impeça qualquer estudante de trabalhar enquanto estiver cursando a faculdade, antes o contrário. Existe até um certo estímulo para que isso aconteça a partir de determinado período, dependendo do curso.

    Por isso, a dúvida pode prender-se apenas à forma como o estudante gere a sua rotina. Para quem faz uma graduação a distância, pode ser mais fácil encontrar tempo e conciliar estudos e trabalho. Já quem frequenta um curso presencial, deve analisar bem como se lançar ao mercado de trabalho sem prejudicar o percurso acadêmico. O melhor é candidatar-se, por exemplo, a vagas de emprego que ocupem apenas meio período.

    Se o curso for noturno, a dinâmica é um pouco mais previsível: trabalhar durante o dia e estudar à noite. 

    Em todo caso, o planejamento e organização nunca devem ser desconsiderados. Uma boa prática é manter um cronograma do seu dia a dia e um plano de estudos para estar sempre a par dos conteúdos e não se perder na correria da nova rotina. Afinal, colocar os conhecimentos em prática é excelente, assim como manter um desempenho acadêmico notável.

    Estratégias para ingressar no mercado de trabalho

    Não existe momento certo para começar a trabalhar, mas a faculdade traz muitas possibilidades que propiciam este momento. Por isso, nada melhor que aproveitá-las e iniciar a sua carreira o quanto antes.

    Confira abaixo algumas práticas que podem acelerar a sua entrada no mercado de trabalho, mesmo sem nunca ter tido qualquer experiência profissional.

    Faça o seu plano de carreira

    Quem disse que é muito cedo para começar a pensar onde quer chegar com a sua carreira? Muitas vezes, o nosso erro é justamente não fazer qualquer planejamento e deixar-se levar. Anos depois, acabamos frustrados, cansados e arrependidos.

    Evite que isso aconteça com você e separe um momento para planejar o seu futuro profissional. Pense: “Onde quero estar daqui a 2 anos? Que tipo de cargo quero ocupar daqui a 5?”. 

    Esse é um exercício para ser feito com pé no chão e metas bem definidas que ajudem a alcançar esses grandes objetivos. Não são apenas palavras jogadas ao vento. 

    O plano de carreira pode, obviamente, mudar ao longo do tempo, mas a base estará lá. Com essa espécie de guia, você conseguirá saber onde quer chegar, em que ramo procurar por emprego e como se desenvolver para conquistar a vaga dos sonhos.

    Invista em networking

    O ambiente acadêmico é extremamente rico de oportunidades para conhecer pessoas. Aproveite-as e construa conexões com valor, seja com colegas de curso, professores e até mesmo alunos de outras graduações.

    Esteja sempre aberto(a) a mostrar a sua autenticidade e baseie todas as relações pautadas em honestidade, não no interesse. Muito do mercado de trabalho baseia-se em conhecer as pessoas certas e certificar-se que elas sabem o seu valor. A questão é que podemos não saber quem exatamente são as “pessoas certas”. Por isso,  vale mais não perder nenhuma chance de fazer um contato.

    Incremente o seu currículo com atividades

    Você talvez ainda não tenha experiência profissional, mas isso não significa que não possa ter outras habilidades valiosas para o mercado. Enquanto o emprego não vem, participe de atividades e desenvolva competências que podem contar pontos a seu favor. 

    As empresas valorizam muito experiências internacionais. Neste caso, a mobilidade acadêmica pode ser uma ótima opção para fazer a diferença. Você estuda um período em uma instituição de ensino conveniada em outro país, faz conexões por lá e ainda volta com uma bagagem que deixa os recrutadores imediatamente interessados.

    Outra possibilidade, e vale deixar claro que uma não exclui a outra, é fazer voluntariado. Além de trabalhar em causas que ajudam o próximo, você desenvolve habilidades importantes que se destacam em processos seletivos. 

    Assuma a inexperiência e deixe claro que tem vontade de aprender

    A falta de experiência pode gerar alguma insegurança e isso é normal. Mas acredite, nem sempre uma sólida carreira anterior é sinônimo de contratação. Muitas vezes, a empresa está procurando justamente alguém novo na área, que traga algum dinamismo e agregue novidade.

    Assuma esta faceta e não tenha medo de falar sobre o assunto se for questionado em uma entrevista. Jamais minta no seu currículo, incluindo empregos que não teve. A honestidade é sempre o melhor remédio.

    Mostre disposição em aprender, abertura para adquirir novos conhecimentos e interesse na forma como a empresa trabalha. A sua humildade e maturidade podem ser justamente as chaves para conseguir um emprego mais rápido do que imagina.

    A faculdade pode ajudar com todas as dicas que foram citadas neste post. Não apenas sendo um veículo de transmissão de conhecimento, mas também um local que proporciona o crescimento pessoal e profissional das mais diversas formas. 

    O seu desenvolvimento enquanto pessoa está intimamente ligado ao seu sucesso no mercado de trabalho e a faculdade tem o poder de promover essa descoberta. Portanto, valorize a sua trajetória acadêmica, fique de olho nas oportunidades e comece a construir hoje mesmo o caminho que o(a) levará ao seu emprego.

    Entenda a importância da graduação no seu crescimento pessoal!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!
    c86dde3c-4f11-40fd-868c-33c22ea31281-hs_file_upload-Banner-Pós
    c86dde3c-4f11-40fd-868c-33c22ea31281-hs_file_upload-Banner-Vestibular

    Assine para receber atualizações no email!

    Manual do aluno Unis-optimized