Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego

    Você estudou as informações sobre a empresa, preparou e organizou de forma impecável seu currículo, mas chegou o momento de ficar cara a cara com os entrevistadores para a tão almejada vaga de emprego. Como se comportar nessas situações? Bem,  não há uma “receita” exata para fazer isso, pois tudo dependerá do tipo de empresa que selecionou seu currículo e do perfil profissional buscado por ela. Porém, há  algumas recomendações gerais e importantes, que podem te ajudar a “passar pela entrevista” da melhor maneira possível!

    CTA-Blog_UNIS_Guia prático de como obter um emprego rápido_1

    Em primeiro lugar, cuide bem de sua saúde

    Você costuma ter problemas para dormir? Sente-se ansioso com frequência e não está se alimentando de maneira saudável? Saiba que tudo isso pode prejudicar o seu desempenho, seja em uma entrevista de emprego, ou em  sua vida pessoal e profissional. Praticar exercícios, fazer boas escolhas alimentares e ter um sono satisfatório de pelo menos 6 horas por dia é privilegiar a sua saúde e isso só trará benefícios para tudo o que você se propor a fazer em seu dia a dia. 

    A pontualidade é um atributo valioso

    Estar munido de informações por vezes não é o suficiente para impressionar. Você precisa mostrar disponibilidade e preparo em seus compromissos, começando pelos horários estabelecidos. No dia da entrevista, verifique com antecedência como será o seu trajeto e quanto tempo levará até lá. Se tiver que passar por um trânsito caótico para chegar ao local da entrevista, por exemplo, busque sair adiantado e organize tudo que achar necessário levar consigo.

    A sua imagem, etiqueta e apresentação dizem muito sobre você

    Comportar-se adequadamente para a ocasião durante todo o contato com o recrutador é um requisito mínimo. Mas é importante que você saiba que a sua imagem é o seu cartão de visitas para tudo o que você fizer profissionalmente. Vista-se de acordo com o perfil da empresa e procure ser discreto. Saiba se comunicar com tom profissional e moderado e fique atento à sua linguagem corporal. 

    A entrevista é para o seu primeiro emprego? 

    Não minta e não invente experiências que você ainda não possui. Mostre-se, acima de tudo, disponível e interessado em aprender mais sobre a função pretendida e sobre os processos da empresa. Leve uma cópia do seu currículo em uma pasta segura, que não danifique seus documentos e domine os pontos positivos sobre seu currículo e sobre sua personalidade. Ah, saiba os seus defeitos também… Nunca se sabe o que irão lhe perguntar e qual é a razão de se fazer isso! 

    Como encantar os recrutadores e garantir a sua vaga

    Uma das características que mais impressiona é sempre falar a verdade.  Se você não possui muitas referências profissionais, seja específico e diga os assuntos que você já estudou (ou já domina) ou em quais possui interesse em se aprofundar. Mas entenda que os tópicos precisam ser relacionados com a área de atuação, ou seja, não invente assuntos aleatórios apenas para quebrar o gelo. E por fim, lembre-se de sempre ser educado e gentil. E, claro, a primeira impressão é a que fica!

    Quer saber mais? Acesse outros conteúdos em nosso blog.

    No site do Unis, você pode baixar gratuitamente o e-book sobre como crescer profissionalmente durante a faculdade, aprender como melhorar o seu currículo durante as férias e no tempo livre e ainda confere dicas valiosas para montar um currículo de sucesso.

    cta-eBook-tutorial-de-como-podemos-crescer-profissionalmente-durante-a-faculdade

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!