Como estudar para os cursos na área da Saúde?

    Está se preparando para uma prova da área da Saúde? Então, você precisa saber que existem algumas técnicas que podem ser implementadas na sua rotina de estudos para melhorar o seu aprendizado.Como os conteúdos cobrados são, normalmente, relacionados com Biologia, essas estratégias podem ser usadas não só para essa prova, mas para qualquer campo de estudo das ciências biológicas que você queira entender. Gostou da proposta? Então anote cada uma dessas estratégias e comece a usá-las desde já.CTA_UNIS_Descubra qual a área que mais combina com você_1

    Use mapas mentais

    Os conteúdos das ciências biológicas normalmente seguem uma progressão lógica. Ao estudar mitose e meiose, por exemplo, você pode fazer um desenho que mostra o que é cada uma dessas divisões celulares e quais as características delas.

    A visualização ajuda na assimilação do conteúdo e deixa todos os conceitos mais claros. Além disso, o mapa mental é construído de um jeito que dá para entender a evolução do que está sendo estudado.

    O site Descomplica disponibiliza um excelente exemplo de mapa mental com o tema Sistemas Sanguíneos. Vale a pena dar uma conferida.

    Faça fichas para decorar

    As clássicas fichinhas, ou colas, também são necessárias para aprender o conteúdo dos cursos da Saúde. A proposta é simples: basta pegar um pequeno pedaço de papel (cerca de ⅛ de uma folha A4) e fazer um resumo do conteúdo , chamando atenção para as terminologias e conceitos importantes.

    Então, ao longo do dia você deve pegar essas fichas e lê-las. Essa técnica é excelente para decorar alguma parte da matéria que precisa estar na ponta da sua língua, como o nome de todos os Filos do Reino Animal, por exemplo.

    VEJA TAMBÉM
     
     

    Abuse das estratégias mnemônicas

    Não adianta fugir: alguns conteúdos da biologia precisam ser decorados. Além das fichas, também podemos usar outros recursos mnemônicos (técnicas que auxiliam na memorização) nesse processo.

    Os mais comuns são o uso de músicas, símbolos e siglas. Para ficar claro como isso funciona, veja um exemplo.

    Imagine que você precisa decorar as doenças causadas por vírus. A frase “HeHe, VAi EnSaCaR Pó De CaFé na RUa”, escrita desse jeito, pode ajudar. As letras em maiúsculo formam:

    • He — Hepatite e Herpes;
    • V — Varíola;
    • Ai — Aids;
    • En — Encefalite;
    • Sa — Sarampo;
    • Ca — Caxumba;
    • R — Raiva;
    • Po — Poliomielite;
    • De — Dengue;
    • Ca — Catapora;
    • Fe — Febre Amarela;
    • Ru — Rubéola.

    Além desse, existem vários macetes usados na Biologia que podem ser muito úteis para o seu estudo. Se seu professor do Ensino Médio não ensinou nenhum deles, o Google está cheio de alternativas.

    Seguindo essas dicas, você conseguirá estudar para qualquer curso na área da Saúde. Para melhorar seus resultados, teste todas as dicas e use com mais frequência aquelas que combinam com sua forma de estudar para os cursos da área de Biológicas.

    Quer saber se a área da Saúde é realmente a opção que mais combina com seu perfil? Então, faça o download do nosso e-book e “Descubra qual a área que mais combina com você: Humanas, Exatas ou Biológicas?”.

    cta-eBook-UNIS-descubra-qual-area-que-mais-combina

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!