6 dicas incríveis para usar resumos para estudar

    Como você já deve ter percebido, cada pessoa se adapta a diferentes métodos de estudo. Aquilo que funciona perfeitamente para você pode não ter tanto a ver com seu colega, não é mesmo? Entretanto, os resumos para estudar permanecem como uma das maneiras mais populares e eficientes de absorver e compreender informações.

    Mesmo assim, muitos estudantes não sabem como realmente aproveitar ao máximo o potencial apresentado pelos resumos. Não basta simplesmente ler o conteúdo, fazer algumas anotações sobre ele, conferir o que você escreveu e pronto! É preciso planejamento, estratégia e disciplina.

    Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos as melhores dicas para você utilizar resumos para estudar de forma eficiente e prática. Está esperando o quê? Continue com a gente e mão à obra!

    1. Faça resumos enquanto lê o texto original

    Para garantir a máxima absorção e compreensão do texto original, o resumo deve dizer exatamente aquilo transmitido no que você está lendo/ouvindo/assistindo, apenas de maneira diferente e mais sucinta.

    Portanto, é interessante que você faça seus resumos para estudar enquanto lê o material original, e não depois de terminar tudo. Leu um parágrafo? Resuma-o. Terminou o próximo parágrafo? Resuma-o. E assim por diante.

    Não está seguro de que compreendeu todo o trecho após a primeira leitura? Então, leia-o de novo e de novo, quantas vezes for necessário, até que ele faça sentido para você. Somente aí você deve tentar resumi-lo e reformulá-lo! Caso contrário, cometer erros de interpretação e acabar fazendo resumos incorretos torna-se uma perigosa possibilidade.

    Dessa maneira, você vai resumir com o texto ainda fresquinho na sua memória, preservando também o desenvolvimento natural do assunto e garantindo um resumo mais organizado e eficiente.

    2. Resuma de verdade

    Muitos estudantes têm dificuldades em conseguir efetivamente resumir um conteúdo. Às vezes, eles podem acabar com resumos quase tão extensos quanto o original! Isso, é claro, acaba com o propósito da estratégia de estudo.

    O recomendado é que o resumo tenha cerca de 25%, ou 1/4, da extensão do material original. Mantendo isso ao longo de todo o seu processo de estudos, você garantirá resumos concisos, que vão direto ao ponto e, portanto, são fáceis de revisar e entender.

    Para tanto, é eficiente também destacar algumas palavras-chave do seu resumo com caneta marca-texto. Isso guiará sua compreensão do material, especialmente se você quiser apenas dar uma estudada rápida, fazendo uma leitura dinâmica.

    3. Use suas próprias palavras

    Não há necessidade de você copiar o estilo do autor, ou mesmo de usar palavras no mesmo grau de "dificuldade" ou formalidade. Muito pelo contrário! Quanto mais você usar suas próprias palavras, melhores serão seus resumos para estudar.

    Afinal, eles não são ótimos apenas como maneira de revisão posterior. Os próprios atos de repensar o texto, buscar outras formas de dizer aquilo e de escrever as informações no papel ou computador ajudam muito na absorção e entendimento do conteúdo.

    Sendo assim, será por meio das suas palavras que você poderá montar resumos que soem naturais, compreensíveis e interessantes para os seus estudos.

    Caso haja alguma frase muito específica, em que as palavras do autor representam absolutamente a melhor maneira de explicar tal ponto, copie-as integralmente entre aspas. Aí, anote de onde você tirou o trecho para que, mais tarde, possa voltar a encontrá-lo.

    4. Utilize formas para dinamizar o conteúdo

    O resumo não precisa ter, necessariamente, a estrutura de um texto formal — pelo menos, não o tempo todo. Recursos visuais aprimoram muito sua compreensão do texto, além de facilitar na hora de voltar a encontrar determinado conteúdo ou de fazer uma revisão mais rápida.

    Setas, círculos, breves diagramas e até mesmo bullet points são maneiras excelentes de organizar o conteúdo. Além de bastante dinâmicos visualmente, eles também podem ser utilizados para agrupar questões semelhantes ou que sejam interligadas, criando um sentido compreensível para as suas anotações.

    5. Crie um sentido dentro dos resumos para estudar

    Apesar de mais curtos e direto ao ponto, os resumos para estudar ainda assim devem manter a integridade do sentido original, o que inclui uma lógica que passa de um ponto ao outro de forma interligada.

    Para preservar essa qualidade em seus resumos, mantenha em mente que ele deve conseguir responder a algumas perguntas em relação ao texto original. Veja!

    • Qual é o tema principal?

    • Quais são os temas secundários?

    • Quais são, se houver, as relações entre os temas principais e secundários?

    • Como o assunto é desenvolvido ao longo do texto?

    • A que conclusão o autor chega?

    6. Desafie-se

    É interessante buscar maneiras de trazer novas utilidades aos seus resumos para estudar. Uma das melhores formas, nesse sentido, é desafiar-se. Ao escrever seu resumo, tente listar também algumas perguntas relacionadas — o verso da folha do resumo é um bom espaço para isso, pois garante que você não perderá esse material.

    Então, alguns dias, semanas ou até mesmo meses depois de você ter feito o resumo, pegue-o novamente e tente responder as perguntas — sem ler o resumo antes, é claro! Após terminar cada questão, releia suas anotações e verifique se suas respostas estão certas.

    Essa atividade também é boa para duplas ou grupos de estudos. Você pode pedir que um colega leia as perguntas para você — depois de você responder, ele pode conferir imediatamente se você acertou.

    É interessante, também, que você simplesmente tente explicar os assuntos que resumiu para seus colegas — novamente, sem consultar as anotações que você fez. Depois da explicação, conversem para ver se os outros realmente entenderam o que você falou e, aí sim, releia o resumo para conferir se você passou as informações corretamente.

    Agora, é hora de colocar a mão na massa! Os resumos para estudar são uma ferramenta excelente para que você consiga compreender e memorizar os conteúdos estudados com mais facilidade e autonomia. Entretanto, como vimos, é necessário seguir algumas dicas para que os resumos realmente entreguem todo o seu potencial.

    Que tal chamar seus colegas e amigos para estudar com você? Compartilhe este post nas suas redes sociais, espalhe nossas dicas entre eles e aproveite para convidá-los para uma sessão de estudos!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!