Aprenda a fazer um plano de carreira e ser profissional

Não existe tempo ideal para pensar no futuro, mas uma coisa é certa: quanto antes, melhor. Por isso, se ainda não pensou sobre o assunto, não deve esperar acabar a faculdade para fazer o seu plano de carreira.

Essa espécie de documento serve como guia para que você seja o principal responsável pelo seu sucesso e não dependa de sorte ou acasos.

Um gestão de carreira eficiente é a principal ferramenta dos empresários e líderes que se destacam no mercado de trabalho. Esses profissionais decidiram tomar as rédeas dos seus percursos profissionais e continuam chegando exatamente onde querem.

Como elaborar um plano de carreira passo a passo

A fase da faculdade é excelente para ter mais clareza mental sobre o caminho profissional que deseja seguir. Aproveite este momento para ter um norte e fazer escolhas conscientes.

Veja como construir um plano de carreira que tem tudo o que você precisa para alcançar os seus objetivos no tempo certo.

CTA_UNIS_Tutorial de como podemos crescer profissionalmente durante a faculdade_1

Faça uma pesquisa sobre a sua área de atuação

E eis o ponto de partida para uma planificação embasada e que vá de encontro às suas expectativas.

Existe uma grande diferença entre o que nós imaginamos sobre o setor que escolhemos e como ele funciona de fato. A pesquisa é importante para alinhar as decisões com a realidade.

Investigue sobre todas as saídas profissionais, os tipos de cargo, como é a integração com outras áreas, a influência da tecnologia na mesma e as perspectivas de futuro.

No Grupo Unis, a oficina de empregabilidade tem justamente a função de auxiliar neste processo. Convidamos profissionais já inseridos profissionalmente em diferentes ramos para conversas francas com os alunos.

Nessa oportunidade, são esclarecidas as maiores dúvidas e até mesmo questões salariais. É uma chance de ouvir a voz da experiência.

Entenda melhor as exigências do mercado de trabalho

Ainda no âmbito da pesquisa, vale a pena entender também o que é mais valorizado pelo mercado no seu setor e quais competências as empresas procuram.

É certo que, de uma forma geral, existe uma tendência por profissionais com um forte senso ético e que tenham um conjunto forte de soft skills. Mas, em um contexto mais específico, as variações podem ser muitas.

Consulte anúncios de emprego e esteja a par das publicações de referência da sua área para acompanhar. Preste atenção nas especializações que contam pontos a favor, em perfis que se diferenciam e nas experiências que podem contribuir para que se possa ter destaque.

Quanto mais cedo você entender a dinâmica do ramo, melhor preparado(a) estará para dominá-la.

CTA-Blog_UNIS_Profissionais do futuro_1Veja também:

Defina o seu objetivo de carreira

Passado o momento de reunir informações, está na hora de colocar as coisas no papel e pensar aonde você quer chegar, de fato.

Para você, o que seria o ápice da sua carreira? Qual o ponto mais alto, baseado na sua vontade e em tudo o que você sabe agora sobre o mercado? A resposta é justamente o seu objetivo e todas as ações tomadas de agora em diante devem levar a ele.

É importante ser específico(a) na definição dessa “linha de chegada”, incluindo o cargo, salário e quando você espera estar neste ponto. Mesmo que isso só esteja previsto para acontecer daqui a 15 anos e que tudo possa mudar, inclua toda a informação.

Agora, esse estado pode parecer totalmente inalcançável. Mas pense que, para chegar até lá, você dará pequenos passos de uma forma constante, determinada e focada. Do contrário, poderia apenas perder tempo, energia e recursos sem saber para onde ir, como acontece com muita gente.

Planeje as metas que conduzirão a esse objetivo

O epicentro do planejamento da carreira profissional está nesta etapa. É aqui que você vai definir tudo o que precisa fazer para chegar até o objetivo fixado na etapa anterior.

O senso de realismo é fundamental. Não dá para saltar fases ou esperar que as coisas aconteçam magicamente. Você vai precisar construir esse caminho aos poucos e é bom que cada estágio venha com datas de referência.

Confira alguns exemplos de perguntas e observações que podem ajudar a nortear o seu plano:

• A minha profissão de sonho exige que eu seja fluente em inglês. Já adquiri a fluência? Preciso frequentar um curso? Quando posso começar a fazer isso?;
    • Até o fim desse semestre, minha meta é conseguir um estágio na empresa que é referência local no meu setor;
    • Tenho que aprender a operar com softwares específicos? Até o próximo ano serei capaz de incluir isso no meu orçamento?;
    • Para ganhar mais notoriedade, um MBA na minha área é fundamental. Assim que acabar a graduação, já vou iniciá-lo;
    • Antes de assumir o cargo de chefia, preciso passar por, pelo menos 3 outras posições. Vou investir para alcançar a minha primeira promoção daqui a, no máximo, 1 ano.

Atualize o seu plano periodicamente

É natural e esperado até que muitas coisas não aconteçam de acordo com o seu planejamento. Esteja pronto(a) para lidar com imprevistos ou mudanças de percursos.

De tempos em tempos, revise o seu plano com cuidado e veja se é necessário adicionar alguns passos e retirar ou reajustar outros. Essa atualização também é importante para que você confira e se inspire nas metas que já conseguiu alcançar.

Delinear o seu plano de carreira é um ato de maturidade e responsabilidade com o seu percurso profissional. Essa é uma oportunidade única não para não cometer falhas no processo, mas para aprender e crescer com elas, sempre focado(a) no objetivo.

O seu futuro depende de você e das suas decisões. Preparado(a) para começar a virar o jogo a partir de agora?

Veja a importância da graduação no seu crescimento pessoal