A área de Ciências Exatas está relacionada a diversas histórias, mitos e curiosidades que fazem com que alguns estudantes adorem ou odeiem esse campo do conhecimento e decidam, baseando-se nessas informações, sobre o curso superior que querem fazer.
Quando entendemos tudo sobre as Ciências Exatas (ou quase tudo), descobrimos que ela é bem mais do que só matemática. Mas isso pode não ser tão fácil de perceber quando não estudamos esse campo do conhecimento a fundo.
Por isso, separamos uma lista com mitos e verdades sobre a área de Ciências Exatas. Confira!
Veja também:
Curso de Ciências Contábeis EaD, vale a pena?
É possível fazer um curso de Matemática a distância?
1. Mito: ser bom(a) em matemática é o mais importante na área de exatas
Não dá para negar a importância da matemática na área de exatas, correto? Afinal de contas, ela é usada para praticamente tudo. Só que ela não é o conhecimento e nem a característica mais importante que a pessoa precisa para ter um bom desempenho nessa área.
Na verdade, o pensamento lógico (também conhecido como pensamento matemático) é muito mais importante. O estudante deve ser capaz de analisar padrões, entender relações e apontar efeitos para diferentes causas.
2. Mito: a área de Ciências Exatas não incentiva a imaginação
Diferentemente do que está no imaginário popular, as Ciências Exatas não são “travadas” ou “engessadas”. Esse campo do conhecimento realmente utiliza metodologias para tudo, e segue fórmulas e regras com frequência, já que a base de tudo está na relação lógica entre os diferentes conceitos aplicados/existentes.
Por outro lado, quem trabalha ou estuda no campo de exatas precisa de muita criatividade. Não só na pesquisa, mas também no desenvolvimento de produtos e serviços, pois é preciso aplicar, de maneira inovadora, os conhecimentos adquiridos ao longo da formação.
Um bom exemplo dessa lógica é a expectativa que existe sobre a Engenharia do futuro. Cada vez mais os engenheiros precisam de produtos e serviços mais rápidos, modernos, tecnológicos e sustentáveis — e é por meio da inovação e criatividade que conseguirão isso.
3. Verdade: mulheres são tão boas em exatas quanto os homens
A velha história de que homens são melhores em Matemática que mulheres é outra falácia. O que acontece, na verdade, é que os garotos, em sua maioria, são submetidos a estímulos lógicos e matemáticos desde o início da vida (jogar bola, atirar com estilingue, soltar pipa, brincar com carrinhos, desmontar brinquedos, jogar videogame, etc.).
Isso significa que se as mulheres se expuserem a esses estímulos, mesmo que mais velhas, elas também podem desenvolver a mesma lógica de pensamento e habilidade para trabalhar com questões que exijam conhecimento matemático.
Como você pode ver, nem tudo o que é dito sobre as Ciências Exatas é verdade. Por ser uma área que as pessoas costumam evitar, principalmente porque ela é conhecida por ser difícil (o que é outro mito), é normal haver muita informação equivocada sobre o assunto.
Depois de ler esse texto, será que você se considera uma pessoa de exatas ou não? Caso ainda tenha dúvida sobre essa escolha, leia nosso e-book “Descubra qual a área que mais combina com você: Humanas, Exatas ou Biológicas?” e tire suas conclusões!