Os 6 mitos que você conhece sobre cursos de graduação EaD

    Os cursos de graduação EaD e a modalidade de ensino a distância são alvos frequentes de muitos mitos e preconceitos. Ainda que o ensino superior passe por um momento de transformação no Brasil, e a modalidade presencial esteja encarando mudanças de atitude e pensamento por parte dos interessados em cursar uma graduação, ainda persistem alguns mitos sobre a educação a distância.

    Muitas dessas inverdades partem apenas do desconhecimento, da falta de informação sobre a realidade do EaD. Outras revelam um preconceito com essa importante modalidade de ensino, inferiorizando professores, alunos e instituições em comparação a métodos tradicionais de ensino.

    No texto de hoje vamos esclarecer essa questão tão importante para todos os interessados em iniciar a vida no ensino superior. Vamos abordar 6 mitos sobre a educação a distância e mostrar a verdade sobre cada um deles.

    A origem do EaD

    O ensino a distância tem origem nos cursos por correspondência, já oferecidos no Brasil desde os primeiros anos do século XX, com conteúdos voltados principalmente para o aperfeiçoamento profissional.

    Com a evolução tecnológica este tipo de metodologia se aproximou dos grupos acadêmicos, entrando em universidades na década de 1990, que disponibilizavam materiais e conteúdos através da recém-chegada internet, o que começou a dar forma ao EaD.

    Em 1996 o Ministério da Educação (MEC) começa a construir uma legislação brasileira sobre o tema, com mecanismos bem definidos de reconhecimento e fiscalização, garantindo qualidade e reconhecimento aos cursos EaD.

    6 mitos sobre o EaD

    Ainda que popularizado o EaD segue na percepção de muitos como uma modalidade de cursos inferiores ou secundários, sustentando muitos mitos sobre o EaD. Confira alguns destes mitos e compreenda qual a situação real do EaD.

    Profissionais formados em EaD são menos valorizados

    O mercado de trabalho evoluiu a ponto de estar mais interessado no que o profissional sabe fazer, suas habilidades e competências, e não em qual instituição, ou modalidade de ensino ele estudou. Além disso, o EaD é uma forma de ensino que prioriza o aperfeiçoamento da autonomia, do comprometimento e da capacidade de organização, competências muito requisitadas nos contextos atuais.

    Conteúdos e cursos práticos não funcionam no EaD

    A maioria das graduações EaD oferecidas incluem uma ampla carga de conteúdos teóricos, no entanto, em casos de cursos e áreas do conhecimento nas quais a carga prática é mais essencial e exigida do profissional formado, o EaD atende igualmente estes alunos, ofertando cursos com maior carga horária prática através de aulas presenciais aplicadas nos polos físicos das instituições.

    O aluno de EaD aprende sozinho

    Apesar de o contato cara a cara ser menos frequente nos cursos EaD do que nas modalidades presenciais, a educação a distância permite interação entre alunos, professores e tutores por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem, e em momentos de aulas ao vivo. Além de aproveitar dos fóruns de discussão e salas de conversa, para ofertar um enriquecimento de debates tal qual acontece nas salas de aula.

    O diploma EaD é diferente do presencial

    Os cursos EaD e as instituições que ofertam essas modalidades, seguem normas de carga horária e estrutura curricular estabelecidas por diretrizes do MEC, que se aplicam da mesma forma para o ensino presencial. Mesmo com adaptações que adequem os cursos e conteúdos ao EaD, essa modalidade de ensino, bem como os diplomas, devem respeitar as normas referentes aos conteúdos ofertados, para que sejam devidamente reconhecidos pelo MEC.

    A qualidade de ensino no EaD é menor

    O EaD está sujeito às mesmas regras de estruturação e fiscalização do ensino superior presencial estabelecidas pelo MEC. Isso significa que as avaliações e atividades aplicadas também seguem os mesmos critérios, para ambas as modalidades.

    EaD conta apenas com aulas gravadas

    As videoaulas servem aos alunos como aulas de conteúdos expositivos. Assim como nos cursos  presenciais, o EaD conta com outros materiais e métodos na aplicação de aulas e atividades. Algumas instituições contam com aulas ao vivo, que permitem um momento de interação direta entre alunos e professores, além de debates e outras formas de interação virtual. Vale lembrar que as provas do EaD não são feitas virtualmente, o aluno precisa comparecer a um polo presencial para realizá-las.

    Vantagens do EaD

    Agora que já sabe a realidade do EaD ao contrário de todos esses mitos, é hora de conhecer também os pontos fortes e as vantagens do EaD!

    Flexibilidade

    No EaD você estabelece seu próprio cronograma e local de estudo. É possível acessar os conteúdos na hora que for mais conveniente, e de qualquer lugar, adaptando seu tempo frente todas suas obrigações.

    Preços menores

    Além de se adaptar às necessidades dos alunos, o EaD traz vantagens econômicas, com mensalidades mais baratas.

    Auxílio o tempo todo

    O EaD exige um grande número de tutores responsáveis por acompanhar o aprendizado dos alunos, tirando dúvidas e incentivando o estudo por meio de conteúdos extras. O aluno de EaD não precisa disputar o horário de professores quando quiser solucionar uma dúvida, ou necessitar de um acompanhamento. 

    Conteúdo sempre

    O EaD permite que os acasos do cotidiano sejam contornados sem problemas. Os materiais de estudo estão sempre disponíveis, então um contratempo no seu cronograma não é um dano definitivo para o seu aprendizado.

    Confie e venha para o EaD!

    Como você pôde ver, o EaD tem uma história longa de confiança e reconhecimento, que não pode ser diminuída por inverdades e mitos pautados na pouca informação popular sobre este método de ensino tão essencial para nosso tempos. 

    Quer saber mais sobre o EaD? Aqui temos 10 perguntas mais comuns sobre o diploma EaD, para não sobrar nenhuma dúvida na hora de escolher a sua graduação!

    Esperamos que o texto de hoje tenha te apresentado informações importantes sobre o EaD. Nos vemos na próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!