10 perguntas mais comuns sobre o diploma EaD

O ensino a distância (EaD) é a modalidade de ensino superior que mais cresce no Brasil. Milhares de novas vagas são abertas todo ano, em cursos e instituições de ensino superior autorizadas e reconhecidas pelo MEC.

De acordo com o último Censo do Ensino Superior promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) existem, no Brasil, mais de um milhão e meio de estudantes matriculados em cursos a distância. Apesar dessa grande oferta e procura, e da tendência de crescimento cada vez maior dessa modalidade de ensino, muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação ao diploma e a formação EaD.

Pensando nisso vamos trazer uma série de perguntas e respostas sobre o reconhecimento da formação EaD (focando nos cursos que o Grupo Unis oferecem), trazendo dados e informações sobre a inserção no mercado de trabalho para quem tem o diploma EaD.

1 - O diploma EaD é válido?

Sim, o diploma obtido em curso superior a distância tem a mesma validade que o documento conquistado na formação presencial e também pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos e busca de emprego. No entanto, é muito importante que você esteja atento para as avaliações do MEC. Para ser válido no território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do MEC.

2 - O curso EaD é reconhecido da mesma forma?

Toda Instituição de Ensino Superior que deseja oferecer um curso na modalidade EaD, seja ele de graduação ou pós-graduação, precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), além de apresentar uma série de documentos para o MEC. Além disso, os cursos de graduação EaD são avaliados de acordo com os mesmos critérios (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicados em cursos presenciais. Por isso é essencial que você escolha um curso superior EaD que seja reconhecido pelo MEC.

3 - Posso aproveitar matérias já concluídas em um curso presencial no EaD?

Sim, a lei brasileira permite a validação de disciplinas já cursadas em cursos presenciais para aproveitamento em cursos a distância, além de ser possível eliminar matérias que você já fez em uma faculdade presencial ao cursar uma graduação EaD.

4 - Posso transferir um curso presencial para EaD?

Sim, as transferências podem ser feitas tanto de um curso de graduação presencial para outro a distância, quanto de um curso EaD para um curso presencial.

5 - A formação EaD é mais fácil que a presencial?

O ensino a distância utiliza de recursos pedagógicos, atividades e tecnologias diferentes daquelas empregadas no processo de ensino-aprendizagem presencial. Ambas as modalidades incluem disciplinas que respeitam as mesmas diretrizes curriculares e tratam dos mesmos temas. O que vai tornar a formação mais fácil ou difícil é o processo de adaptação pelo qual o universitário irá passar. Existem pessoas que se adaptam melhor ao EaD, enquanto outras preferem o ensino presencial, mas em nível de complexidade os dois formatos de graduação são iguais.

6 - Como são as avaliações no EaD?

O Grupo Unis, de acordo com as leis estabelecidas, aplica as provas finais do EaD de forma presencial, sendo que cada aluno comparece ao polo presencial mais próximo da sua cidade de origem. Além disso, os cursos a distância empregam diferentes modalidades de avaliação ao decorrer do semestre, através de atividades disponibilizadas no ambiente virtual, que podem ser realizadas de forma individual ou em grupo.

7 - O aluno de EaD estuda sempre sozinho?

Não, o aluno EaD não fica o tempo todo isolado. Apesar de contar com a autonomia de escolher os horários de estudo e de realização de atividades, os cursos superiores EaD têm uma série de momentos em que o estudante interage com os colegas, professores e tutores. Através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, pela Internet, ou em encontros presenciais, o estudante mantém o contato acadêmico com seus colegas, enquanto organiza seu cronograma de estudos da forma que mais se adapta ao seu cotidiano.

8 - Como os alunos comprovam a frequência no EaD?

As atividades, aulas e ambientes virtuais de um curso a distância têm seus acessos controlados. É possível saber quando e por quanto tempo cada aluno acessou o conteúdo, por quais páginas passou, os exercícios que completou e se participou ou não de uma aula.

9 - Preciso dominar informática ou tecnologias para fazer um curso EaD?

Para acessar os conteúdos, assistir às aulas e realizar as atividades propostas é necessário saber realizar apenas tarefas simples nos aparelhos, como: ligar o equipamento, entrar na internet, digitar, usar o mouse e trabalhar com programas simples de edição de texto. O Grupo Unis oferece diversos tutoriais e conta com o constante suporte de tutores para acompanhar os alunos no acesso ao sistema e na navegação pelo ambiente virtual dos cursos.

10 - Qual o valor de um curso EaD?

As mensalidades dos cursos EaD geralmente são mais baixas. Os valores diferem de acordo com a instituição e o curso. Graduações mais teóricas, como as licenciaturas, por exemplo, costumam ter mensalidades ainda menores, mas em geral a mensalidade de um curso EaD é mais barata em relação ao mesmo curso em formato presencial.

Busque uma instituição reconhecida pelo MEC

Agora que você já sabe quais as verdades e as mentiras que circulam por aí sobre a educação a distância que tal buscar uma Instituição de Ensino Superior que oferece diversos cursos reconhecidos e muito bem avaliados pelo MEC? Acesse o Portal do Grupo Unis, e conheça nossa formação EaD e as melhores opções de cursos a distância em sua região!