6 formas de aplicar as inovações tecnológicas na rotina das empresas

O mundo está em constante transformação. E as inovações tecnológicas já fazem parte da rotina das pessoas e das empresas. Estar atento às transformações e encontrar formas de aplicar inovações tecnológicas nas empresas pode ser um grande diferencial competitivo entre as organizações.

Muita gente acredita que o investimento em tecnologia é caro e distante da realidade de muitas empresas. No entanto, a aplicação de tecnologia pode ser incorporada aos poucos e com soluções bem mais simples e criativas.

Veja, abaixo, 6 formas de aplicar as inovações tecnológicas e melhorar a rotina de uma empresa:

Automatização de tarefas

Uma das soluções tecnológicas mais utilizadas nos dias de hoje é a automatização de tarefas nas empresas. Ou seja, com softwares e aplicativos de gestão é possível trazer mais produtividade e agilidade em diversos processos.

Hoje, podemos ver diversas empresas de Delivery utilizando aplicativos mobile como canal de vendas para clientes, por exemplo. Ou seja, essa simples ferramenta consegue otimizar o tempo de atendimento e a entrega do produto, já que não gera congestionamento da linha telefônica e não há necessidade de atendentes.

Esse é o só um exemplo de automatização de tarefas, mas também podemos mencionar a emissão de notas fiscais automatizada, o armazenamento em nuvem das informações, as formas de pagamentos online, entre muitas outras facilitações que a tecnologia pode trazer para o ambiente corporativo.

Chatbot

O suporte aos clientes é outra área que vem ganhando cada vez mais em inovação e agilidade. Afinal, o uso da inteligência artificial agiliza o processo de atendimento e traz uma nova experiência aos clientes da empresa.

O uso do chatbot tem aumentado a eficiência no suporte ao usuário. Um robô simula uma conversa humana, filtrando as informações e identificando o problema do usuário mais rapidamente.

A principal função de um chatbot é automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, trazendo mais agilidade no atendimento da empresa.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial também vem sendo bastante empregado em diversas atividades como desbloqueio em celulares, em portas, catracas de ônibus e etc. Nas empresas, ela pode ter uma utilidade muito grande.

Afinal, o acesso a determinados ambientes numa empresa pode ser restrito. Com isso, o uso do reconhecimento facial mudaria a rotina das empresas e aumentaria a segurança dentro do ambiente corporativo.

Além disso, o reconhecimento facial pode ser utilizado pelo RH como forma de identificar os horários de entrada e saída, intervalos, etc., aumentando a eficiência na gestão do RH.

Rastreamento de Frota

Muitas empresas contam com frotas e fazem uso dos veículos em ambientes externos. Desse modo, é preciso proteger a frota dos perigos de roubo e de colaboradores que fazem uso incorreto do veículo.

A inovação tecnológica trouxe a possibilidade de rastrear e cuidar da frota mesmo a distância. Assim, as empresas conseguem reduzir seus custos com desperdício de combustível e têm a possibilidade de recuperar o veículo caso haja um roubo.

Energia renovável

O uso de energia renovável é uma das inovações tecnológicas que podem ser amplamente utilizadas pelas empresas. Afinal, a sociedade exige atitudes ambientalmente corretas do setor produtivo, tendo em vista o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Dessa forma, utilizar fontes de energia renovável como energia solar e biocombustíveis nos veículos pode mudar a rotina da empresa, além de trazer uma imagem positiva de empresa sustentável.

Qualificação em EaD

Por fim, a constante mudança na rotina e nos processos de uma empresa exigem cada vez mais qualificação dos colaboradores. Desse modo, as plataformas digitais de ensino ganham espaço e conseguem suprir uma demanda cada vez maior de qualificação.

O uso da tecnologia para qualificação de colaboradores também pode diminuir custos e trazer mais eficiência nos processos, tendo em vista que colaboradores mais capacitados conseguem fazer as atividades de forma mais eficiente.

Conclusão

Esses são apenas alguns exemplos simples e que não demandam tanto investimento em tecnologia para serem aplicados em uma empresa. Desse modo, o uso da tecnologia deve ser pensado como forma de ganhar competitividade e aumentar a eficiência nos processos da empresa.

Resolvemos facilitar as coisas para que você faça o primeiro movimento rumo ao seu amanhã. Entre em nosso site e escolha um dos cursos que oferecemos.

O Grupo Unis é uma empresa da área educacional preocupada em trazer à sociedade os melhores cursos ministrados pelos mais competentes profissionais de cada área de atuação.

Com nota 4 no MEC, já formamos diversos alunos que têm mais de 1500 opções de empresas a nós vinculadas para estágio.

Era essa a oportunidade pela qual você esperava? Alcance seu amanhã e agende sua prova para o vestibular.