Novo Enem: Saiba como será a prova digital!

    O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um exame avançado de nível médio, amplamente aplicado anualmente pelo governo brasileiro a estudantes que desejam cursar uma universidade.

    Nesse ano, o Ministério da Educação aplicará pela primeira vez provas digitais e impressas. Veja em detalhes como será o Enem e dicas de como você pode se preparar.

    O novo ENEM

    O desafio do novo formato de provas do Enem consiste em projetar um sistema digital e autônomo que corresponda ao modelo impresso, sem deixar de lado o compromisso de avaliar o desempenho dos estudantes e o desenvolvimento das técnicas de aprendizagem. 

    Com essa nova versão da prova, utilizando a tecnologia como aliada, o governo federal realizará as avaliações por agendamento ao longo do ano. Enquanto isso,  o modelo  impresso  manterá a aplicação em dois domingos subsequentes, marcado para os dias 11 e 18 de outubro. Os resultados das duas modalidades serão divulgados de forma conjunta.

    O novo Enem na versão digital será aplicado em alguns municípios do país, sendo disponibilizadas até 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital.

    A consolidação do Enem digital passará por diversas aplicações regulares ao longo do ano, por agendamento, em 15 capitais do país. 

    Confira quais delas receberão a nova versão em 2020:

    • Belém (PA); 
    • Belo Horizonte (MG); 
    • Brasília (DF); 
    • Campo Grande (MS); 
    • Cuiabá (MT); 
    • Curitiba (PR); 
    • Florianópolis (SC); 
    • Goiânia (GO); 
    • João Pessoa (PB); 
    • Manaus (AM); 
    • Porto Alegre (RS); 
    • Recife (PE); 
    • Rio de Janeiro (RJ); 
    • Salvador (BA); 
    • São Paulo (SP). 

    O formato das provas digitais

    Você está curioso para saber como será o Enem digital? A estrutura do exame será bem parecida com a tradicional já aplicada, sendo constituída de quatro módulos de provas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. 

    As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares:

    Áreas de conhecimento

    Componentes curriculares

    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

    Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologia da Informação e Comunicação

    Ciências Humanas e suas Tecnologias

    História, Geografia, Filosofia e Sociologia

    Ciências da Natureza e suas Tecnologias

    Química, Física e Biologia

    Matemática e suas Tecnologias

    Matemática

    O participante deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a

    Página do Participante, que deve ser memorizada e/ou anotada em local seguro e será utilizada para: 

    1. Acompanhar a situação da solicitação de isenção da taxa de inscrição e realizar a inscrição no Enem 2020 digital;
    2. Consultar o local de provas;
    3. Consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição;
    4. Obter os resultados individuais via internet;
    5. Inscrever-se em programas de acesso à educação superior, programas de bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação.
      CTA_UNIS_Tecnologia na educação- saiba como aproveitar_1

    Taxa de inscrição

    O pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020 digital destina-se ao participante que não solicitou ou não obteve isenção da taxa de inscrição. 

    Veja o passo-a-passo para emitir seu boleto de pagamento da taxa de inscrição:

    1. O participante deverá realizar a inscrição para o Enem 2020 digital pelo endereço eletrônico, conforme consta no Edital oficial
    2. Informar os dados solicitados, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
    3. O valor da taxa de inscrição será de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais).

    A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 28 de maio de 2020, respeitados os horários de compensação bancária, sob pena de a inscrição não ser confirmada. Lembrando que o valor não será devolvido caso você não compareça na prova ou desista de realizar o teste, exceto em caso de cancelamento do Enem 2020 digital. 

    É de responsabilidade do participante acompanhar a situação de sua inscrição e o local de prova ao qual deverá comparecer no “Portal do Participante” no site oficial do Enem, onde realizou sua inscrição.

    Prepare-se para o dia do ENEM digital

    Você vai precisar verificar todas as regras e requisitos do exame, para saber como se preparar para o novo Enem. Apesar de se tratar de uma versão digital, você não a fará sentado no seu laptop de pijama na frente da TV. As provas serão aplicadas em locais físicos, autorizados pelo Inep, apenas nas capitais citadas anteriormente.

    Você não quer chegar atrasado e lidar com ainda mais ansiedade, certo? Então, planeje a sua rota e o tempo que pode demorar a chegar ao seu local de prova – depois acrescente alguns minutos extras, caso aconteça imprevistos ou até mesmo congestionamentos ocorridos pelo número de estudantes indo a um mesmo destino. 

    Veja o que você não pode deixar de fazer antes do Enem 2020 digital:

    1. Certificar-se com antecedência pelo endereço oficial do Enem, se a sua inscrição foi confirmada e a localização de onde realizará as provas;
    2. É necessário levar com você o Cartão de Confirmação da Inscrição ao local do exame;
    3. Apresentar-se no local de aplicação das provas com documento de identificação válido, sob pena de ser impedido de realizar o exame. O participante que comparecer sem documento válido não poderá participar da prova;
    4. Apresentar-se na porta de sua sala de provas até às 13h para procedimentos de identificação, nos dois dias de aplicação;
    5. Guardar, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa – caso necessite comprovar sua presença no Exame; o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos.

    Quer se preparar de verdade para o Enem através de uma plataforma aberta e gratuita? Acesse o Passaporte Enem! Com ele você tem conteúdos de apoio, simulados quinzenais, dicas, diagnósticos e testes comportamentais, além de concorrer a descontos em cursos de graduação.

    Você achou este artigo útil? Cadastre seu e-mail para receber a Newsletter do Grupo Unis e ter acesso a conteúdos exclusivos como este, que podem ajudar você a iniciar uma carreira acadêmica de sucesso mais rápido.

    UNIS_CTA_Newsletter

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!