Mudou de cidade? 5 dicas de como se adaptar à nova rotina!

Foi aprovado no vestibular e vai mudar de cidade? Não se desespere, você vai aprender a se adaptar a esta nova fase.

Além da ansiedade pela mudança de cidade, há também as expectativas sobre a faculdade que podem assustar.

Mas não se preocupe, siga as dicas abaixo para enfrentar os novos desafios:

1.  Faça uma pesquisa sobre a nova cidade

Antes de se mudar, você precisa de informações sobre a nova cidade, por isso pesquise sobre:

• Bairros mais seguros e próximos à faculdade;
    • Funcionamento do transporte público;
    • Custo de vida;
    • Atividades de cultura e lazer;
    • Opções de transporte disponíveis para você voltar para casa e visitar a sua família.

Com essas informações, você já conseguirá se preparar melhor para a mudança através de um planejamento adequado.

Outra dica: Antes de mudar, conheça a nova cidade, para garantir que não haverá surpresas e que você vai gostar da cidade.

2.  Elabore uma planilha de custos

Você precisa fazer um levantamento de todos os gastos que terá com a mudança, antes que ela aconteça.

O seu salário ou mesada deve ser adequado para custear gastos básicos, como por exemplo, aluguel, luz, água, alimentação, transporte e internet, e também custos não planejados com livros, palestras, etc.

A sua planilha de custos irá ajudá-lo também em sua busca por moradia, já que você deverá buscar locais, que são compatíveis com o seu orçamento.

E, lembre-se que se for morar sozinho em algum local não mobiliado, você precisará, ainda, de alguns itens básicos, como, cama, geladeira, etc.

Por isso, é fundamental que você tenha uma projeção dos custos da sua mudança, a fim de evitar surpresas desagradáveis.

3.  Procure morar perto da faculdade

Além de reduzir os seus gastos com transporte, uma casa próxima ao campus da faculdade facilitará a sua rotina diária.

Você terá menos chances de chegar atrasado às aulas, além disso, ficará mais fácil comparecer às atividades extras e de participar dos grupos de extensão da faculdade.

Ao morar perto de onde faz a sua graduação, você também estará próximo de outros estudantes, que poderão ajudá-lo caso precise.

4.  Divida a casa com colegas

Se você não quer morar sozinho, o indicado é procurar outras pessoas para morar junto com você.

Você pode procurar uma república de estudantes ou convidar ingressantes para dividir uma casa.

Como a mudança já vai deixá-lo longe de sua família, você deve buscar uma forma de ficar confortável morando em outra cidade.

Além disso, ao dividir uma casa, você vai conseguir economizar com aluguel e outros custos relacionados, como por exemplo, internet e luz.

5.  Organização é seu novo lema

Ao morar sozinho você adquire responsabilidades que, possivelmente, não existiam em sua casa, como o dever de limpar e organizar o seu novo espaço.

Além da organização da sua casa, você deve se preocupar com a organização das suas contas. Fique atento ao vencimento dos boletos para não pagar juros e multas desnecessárias.

Mudar para uma nova cidade pode ser assustador no início, mas também é uma grande oportunidade de amadurecimento, que é valorizada em diversos processos seletivos que buscam por pessoas flexíveis e que se adaptam a situações diversas.